quinta-feira, 19 de agosto de 2010

Místico ou Sobrenatural?



Eu gostatia de saber por que o misticismo é errado? Nossa fé não é baseada em realidades sobrenaturais? O que é misticismo? O que é sobrenatural?


Amigo, nós precisamos estar atentos a um tipo de comportamento muito difundido atualmente no meio evangélico. Pessoas acham que a fé em Jesus Cristo tem que ser acompanhada de "arrepios na espinha" ou coisa parecida. Tratam a fé como se fosse algo esotérico ou místico, ou até mítico. Existem aqueles que acham que em determinado momento a sua fé vai crescer tanto que eles se tornarão tão "espirituais" que poderão fazer coisas extraordinárias. Pensam que Deus vai falar com eles como falou com Moisés através da "Sarça Ardente". Na verdade o que acontece com estas pessoas é o que Pedro alerta em sua segunda epístola no capítulo três, verso dezesseis se referindo aos escritos de Paulo: "Ele escreve da mesma forma em todas as suas cartas, falando nelas destes assuntos. Suas cartas contêm algumas coisas difíceis de entender, as quais os despreparados e instáveis torcem, como também o fazem com as demais Escrituras, para a própria destruição deles". Infelizmente.

Inicialmente, é necessário conceituar os termos. O que é fé? Em Judas verso 3, temos uma definição bem precisa: ...senti que era necessário escrever-vos insistindo que batalhassem pela fé de uma vez por todas confiada aos santos (NVI). O que é misticismo? “Devoção contemplativa. O que vem de místico. Aquilo que tem sentido oculto e esotérico (doutrina secreta)”. O que é sobrenatural? “Superior ao natural. Que é conhecido somente pela fé (Dicionário Aurélio)”. Como pode ser visto, místico é diferente de sobrenatural. O misticismo está relacionado com superstição e o que é espiritual pode ser considerado sobrenatural.

Mas a grande questão é que há pessoas desavisadas ou propositalmente misturando o sobrenatural com o místico. A nossa fé não tem nada a ver com o misticismo, mas está completamente relacionada com o sobrenatural. A fé em Deus está focada numa revelação escrita das coisas sobrenaturais que estão na Bíblia Sagrada. Esta revelação se deu inicialmente através de símbolos apontados para o Messias e posteriormente de fato com o nascimento sobrenatural do próprio Messias Jesus Cristo. A crença em Deus e no seu eterno poder só é possível porque isso nos foi revelado pela Palavra de Deus, e isso é completamente sobrenatural. Nós não podemos colocar a nossa fé na nossa própria fé. Alguém pode perguntar: "Em que você baseia a sua fé?" E a resposta pode ser: "Em Deus". Mas a pergunta pode insistir: "Onde isso está baseado?"

Acreditar é uma escolha. A fé surge em resposta a escolha que o homem faz em acreditar no que a Bíblia diz. Toda a Escritura é inspirada por Deus e útil para o ensino, para a repreensão, para a correção e para a instrução na justiça (II Tm. 3: 16). Não podemos acrescentar nem no louvor, oração ou na pregação alguma coisa além ou aquém do que já está revelado na Bíblia (Leia I Tm. 6: 3 5). Cuidado para não misturar as coisas espirituais (sobrenaturais) com o misticismo (superstições). Lembre-se: Mas, ainda que nós mesmos ou um anjo do céu vos anuncie outro evangelho além do que já vos anunciamos, seja anátema (Gálatas 1: 8).

Que Deus abençoe, ricamente, a sua fé,


Pergunta que será respondida amanhã:
Aqui em Curitiba, tenho vários amigos cristãos que dizem beber socialmente. O que dizer disso? Qual deve ser a posição do cristão, diante de bebidas alcoólicas, biblicamente falando?

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Quer dizer o que pensa sobre o assunto?
Então, escreva aí. Fique à vontade.
Mas lembre-se: não aceitamos comentários anônimos.
Agora, se quiser fazer uma pergunta, escreva para nasaladopastor@hotmail.com