sexta-feira, 13 de agosto de 2010

"A Vida Leva Eu" ou "A Vida Levo Eu" ?






Sou jovem, e a minha vida já está sem sentido.

O que eu faço?




Ok, eu lhe entendo. Então, eu quero dar algumas dicas sobre como sermos bem-sucedidos na vida, pensando num personagem bíblico que foi um sucesso. Estou falando do rei Davi. Através da história dele, quero considerar com você sobre como vencer na vida. Muitas dessas dicas eu aprendi com a minha esposa. Portanto, aqui vão algumas ideias de nós dois.

Em primeiro lugar, devemos tomar as grandes decisões da vida não “por causa de”, mas sim “para”, “com objetivo de”. Um exemplo disso pode ser visto na escolha de uma profissão. Se alguém pensa: “Vou trabalhar em postos de gasolina porque meu pai tem postos de gasolina. Apesar de que não gosto disso, mas porque é isso que está fácil para mim.” Com certeza, essa pessoa nunca será um profissional de sucesso por excelência. Será mais um que, na mediocridade dos outros, “empurrará a profissão com a barriga”, não servirá a sociedade com uma motivação brilhante e será um infeliz. É muito diferente de alguém que toma a seguinte posição: “Bem, não sei fazer outra coisa na vida. Cresci no posto de gasolina porque é com isso que meu pai mexe, mas gostaria de ser veterinário. Então, vou montar um projeto de vida, fazer os cálculos, um cronograma e comunicar a todos que farei uma troca de benefício com a profissão de trabalhar em posto de gasolina. Vou servir a esta profissão e zelar por ela com carinho, porque ela servirá para que eu consiga transformar-me (estudar, inserir-se no mercado de trabalho) em um veterinário. Minha profissão não será no posto, será como veterinário.” Você percebe a diferença? A profissão passa a ser um projeto de vida, e não um “por causa de”. Com o projeto, nos relacionamos dominando-o. Assim, continuamos sendo nós mesmos. Com o “por causa de”, nos relacionamos sendo dominados e então seguimos a vida como escravos.

Sabe quais são as grandes decisões da vida? A quem vou amar (casamento), servir (profissão) e adorar (religião). Há outras grandes decisões/áreas também, mas essas três são as principais. E para continuar sendo indivíduos que se encontram e são felizes, precisamos tomar essas decisões através de projetos planejados, pensados com antecedência, calculados e cronometrados.

Se você quiser, já pode começar a montar seu projeto. Dê o primeiro passo para o sucesso, que é observar os passos de um homem bem-sucedido, nosso querido personagem bíblico Davi, estudando sua biografia. Descubra o sucesso dele fazendo sua leitura bíblica no livro de Samuel. Talvez não veja muito sucesso no começo dessa história, mas lembre-se de que todos os vitoriosos passam pela “fase do ralo”. Então, se existe algo que está difícil para você, não desanime! É parte do processo de crescimento!

E, falando sobre os segredos de como se dar bem na vida e ter sucesso (lembrando que não é no sentido que o mundo espera, mas no sentido bíblico) o maior deles é a leitura bíblica para encontrar, nas lições da Bíblia, essas gemas preciosas. E, para tanto, é por isso que convido-lhe a refletir sobre a vida de um homem que Deus abençoou muito: Davi.

Acima, eu comentei que para conseguir alcançar alguma coisa na vida você precisa ter um projeto de vida. Continuando, quero dar algumas dicas sobre como esse projeto acontece na prática.

Eu sei que você ainda não passou da idade de montar um projeto de vida bem legal, e talvez não tenha feito nada disso corretamente. Mas, se você ainda quiser realizar alguma coisa grandiosa, talvez precise voltar no tempo para se redefinir. E se for mesmo esse o caso, verifique se você não está com muito tempo de vícios em agir de forma contrária a isso, porque, se for o caso, provavelmente, não conseguirá fazer isso sozinho.

Mas então, vamos montar, na prática, o projeto de vida?

1. Tenha em mente que vai precisar de ajuda. Você poderá buscar as ajudas certas em boas leituras orientadas sobre o assunto, o conselho de pessoas sábias em quem você confia e/ou a ajuda de um profissional (um terapeuta cristão). Você pode procurar um psicólogo, um orientador ou um consultor que seja um cristão, que tenha em mente os mesmos valores que você nos assuntos de servir a Deus, de família, etc.

2. Você precisará da sua própria ajuda. Sim, é isso mesmo! Tente ver-se, não sendo você, olhando de longe, do lado de fora. Procure ser conselheiro da pessoa que você é. Mais ou menos, você pode fazer assim: imagine-se analisando, pensando sobre as situações que você enfrenta. Pense em você dando conselhos a alguém para resolver tais situações. De maneira racional e pensando no que é certo, quais seriam os conselhos que você daria? Faça uma lista, sendo um consultor, assessor e conselheiro de si mesmo. Essa é uma experiência interessante, pois, no fundo, temos preguiça de pensar. Mas precisamos aprender a refletir e a nos virar sozinhos. Se você observar bem a leitura Bíblica que estou lhe recomendando, verá que em determinados desafios, Davi não podia contar com nada nem ninguém. Era ele e Deus e pronto.

3. Após conhecer os dois primeiros passos, aí é só colocar todos os planos que tem nas mãos de Deus. Como?

Para que o seu projeto de vida dê certo, precisará do auxílio divino. Não somos salvos pelas obras, por penitência ou pela quantidade de orações que fazemos, mas há fases em nossa vida que precisamos de uma verdadeira receitinha sugestiva. É algo que está mais relacionado a uma disciplina terapêutica espiritual que com um ponto de salvação. Mas é de suprema importância. Creio que se você cumprir uma “listinha disciplinar”, poderá se dar muito bem e alcançar muito sucesso.

Essa lista tem a ver com o nosso relacionamento com Deus, com o seguinte: Deus é um ser. Ele ama você. Como todo ser, Ele quer relacionar-se. E quando nos relacionamos com alguém a quem realmente damos valor, fazemos algumas coisas:

a) Marcamos compromisso;

b) Cumprimos horário;

c) Gastamos tempo juntos;

d) Contamos das nossas coisas para a pessoa (nos tornamos conhecidos);

e) Ouvimos sobre a pessoa (conhecer).

Faça isso em relação a Deus. Marque dois horários por dia de encontro com Deus. Por exemplo, meia hora de manhã e meia hora à noite. Mesmo que seja de madrugada, faça esse compromisso com o Senhor. Nesse momento diário do encontro, desligue-se de tudo e de todos. Então, divida o tempo do encontro em duas coisas: leitura da Bíblia e oração. Lendo a Palavra de Deus diariamente, gastando uns vinte minutos por dia, você estará conhecendo a Deus; abrindo o coração a Ele como a um amigo em oração, estará se tornando conhecido para Ele. Conte tudo! Diga como foi seu dia, como será sua agenda do dia... Desabafe, fale dos seus planos, pergunte o que Ele acha, fale das fofocas, comente sobre o que você viu na TV, etc. Se tiver vontade de cantar para Ele, cante também. Isso é andar com Deus.

Tente colocar esse plano em prática por duas semanas, sem falhar nenhum dia, e algo especial começará a acontecer na sua vida.

Relembrando: busque ajuda com as pessoas certas, procure ajudar a si mesmo e busque a ajuda de Deus. Creio que se você fizer um ataque, começando com todas as dicas de uma vez, terá dado o primeiro grande passo para ser a pessoa feliz que sempre sonhou ser. Confesso que nem sempre é fácil, por isso, ore a Deus rogando por disciplina. Ele fica feliz em conceder-lhe virtudes especiais para que você se aproxime mais dEle.

Ficaremos aqui, orando pelo seu sucesso espiritual.



Um abraço,


Pergunta que será respondida amanhã:

Sou casada, freqüento determinada igreja cristã, e ando sendo abordada por um irmão na fé, que se interessa em mim, para assuntos de namoro (e, com certeza, sexo). O que devo fazer? Falar pro pastor ou pro meu marido?

4 comentários:

  1. Pr. Valdeci e Fátima, vcs são abençoados por Deus!! Continue nesse lindo Ministério que as vezes não é fácil, mas sempre confiantes em Deus, no Seu cuidado, provisão e poder. Motivados pela esperança do encontro face a face com o nosso salvador!
    Um grande abraço a vcs e um Sábado muito abençoado!
    Keila e Leandro Oliveira

    ResponderExcluir
  2. oi Pastor
    obrigado pelo convite...
    amei seu blog...
    mto bom,ou melhor, otimooooo!!!

    1 abraço Dany projeto maravilha

    ResponderExcluir
  3. Olá, Pastor,

    Primeiramente, parabéns pelo blog e pela postura. Deus abençoe ricamente este projeto, assim como à sua família.
    Seguimos trocando opiniões dentro da comunidade Jovens Adventistas do 7º Dia, lá no Orkut.
    Grande abraço!

    ResponderExcluir
  4. Muito bom o blog, mas queria saber como faço pra perguntar tb,

    ResponderExcluir

Quer dizer o que pensa sobre o assunto?
Então, escreva aí. Fique à vontade.
Mas lembre-se: não aceitamos comentários anônimos.
Agora, se quiser fazer uma pergunta, escreva para nasaladopastor@hotmail.com