segunda-feira, 16 de agosto de 2010

Os Cristãos Precisam Cristianizar-se

Há um membro de minha igreja que recrimina todos os que comem carne e todas que não usam saia em todos os momentos. Ele exige que seus familiares não comam carne e obriga o uso da saia (para o sexo feminino). Como ele não consegue o que quer, segundo ele, isso o desanima. E, realmente, ele anda desanimado, não sei se com a Igreja, ou na fé. Este irmão já foi atendido com orações e nós já fizemos vigília por este caso. Mas parece não adiantar. O que se deve fazer?

O que se deve fazer? Imprimir e entregar a este irmão, esta página que estou escrevendo aqui. Kkkk. Para que ele leia, rsrsrs. Mas, sem tanta petulância, convenhamos: a atitude deste irmão de querer ser arbitrário quanto às atitudes de outras pessoas não é cristianismo. Portanto, o desânimo que apresenta é simplesmente a demonstração da ausência do cristianismo. Do que este irmão precisa? De amor e orientação. O amor, quem pode dar-lhe são aqueles que com ele convive. Quanto às orientações, escrevo aqui algumas iniciações.

Existe uma LEI que deve reger o convívio familiar. Quando falo de convívio familiar estou falando da família de sangue e da família na fé. É a lei da aceitação. Repito: A lei da aceitação. Não se muda parente nem irmão da igreja. Ninguém deve tentar mudar ninguém. Quando exijo que alguém tenha determinada conduta, embora eu possa dizer ou pensar que estou mudando aquela pessoa para o bem, na realidade o que estou fazendo é não aceitar aquela pessoa como ela é. Se não estou aceitando, estou rejeitando, logo ele se sentirá rejeitado por mim e não serei mais simpático para ele, resumindo: perdi a pessoa. Atitudes como a desse irmão tem um resultado claro e não distante: ele vai afastar as pessoas com quem se relaciona assim, de Jesus. Quer ganhar as pessoas? Faça três coisas:

1)Aprenda e viva a mensagem. Viva você, a mensagem na qual acredita. Sem falar nada. O que você faz fala tão alto que não posso ouvir o que diz. O maior púlpito é o viver. Não precisa falar para que os outros vejam o seu exemplo. Exemplo é prático e não verbal. E querer verbalizar o exemplo é enfraquecê-lo.

2)Quando os outros se mostrarem simpatizantes para com a mensagem que você vive, ou quando estiverem na beira do precipício por estarem vivendo uma outra mensagem errada, ensine-os, somente uma vez. Ensinar, não é criticar, nem exigir, nem viver numa infindável repetição. Explico: a) Mostre somente o ideal e suas vantagens, não apontando os erros. Quem corre para o lado da verdade, já está, automaticamente fugindo da mentira. b) Ensine uma vez somente. Se você insistir em repetir seus argumentos para com a pessoa a quem quer ensinar, de duas coisas estará declarando uma: ou o seu argumento é fraco, ou seu aluno é desprovido de inteligência. c) Depois que tiver ensinado, tenha a pessoa aceitado a mensagem ou não, esteja ela vivendo a mensagem ou não, aceite esta pessoa como ela é, está e vive.

3)Embora talvez vocês ainda seguirão tendo idéias e condutas convergentes, nunca deixe de ter aceitação pela pessoa, separadamente das idéias e condutas que ela tenha. É assim que Deus faz. A pessoa que olha pra você como Cristão, espera ver Cristo em você. Se você não aceitar a pessoa como ela é, está e vive, estará transmitindo a esta pessoa uma imagem desvirtuada de Cristo. Estará ensinando, com sua atitude, sobre um Cristo que não existe, um anti, pseudo, ou falso Cristo, pois Cristo ensina, mas não fica, repetindo e repetindo e repetindo... Seu ministério foi apenas de três anos e meio, não precisou repetir mais. Cristo mostra o evangelho como “boas novas”, sem ficar criticando. Cristo, ainda que você não aceite nem viva a mensagem dEle, continua lhe aceitando, lhe amando e deixando você viver como queira. E Ele ainda advertiu a você e a mim a não agirmos diferentemente, quanto ensinou a “Parábola do Trigo e do Joio”. Reestude-a! Está em Mateus 13:24-30.

Não queira ser mais que um Cristo.

Seja um cristão.

Um abraço do seu amigo e irmão em Cristo,

Pastor Valdeci Júnior

Pergunta Que Será Respondida Amanhã:

Oi. Tenho 28 anos e sou virgem... Depois de dois meses de namoro, meu namorado terminou comigo porque eu não quero transar. Sou cristã... e quero guardar a prática sexual para o momento certo, da forma certa, com a pessoa certa, dentro do casamento. Mas a pressão é muito grande... parece que todo mundo está fazendo... Meu namorado é “cristão’, frequenta a igreja... mas mesmo assim quer ter sexo antes de casar. Aliás, ele já foi casado... Mas todos os meus namoros anteriores terminaram pela mesma razão... Estou errada? Não tenho chance de ser feliz com os valores que tenho...? A pressão é tão grande que tem hora que dá vontade de entregar-se ao primeiro homem que aparecer... Me ajude... O que faço?

3 comentários:

  1. Vejo que este é um grande problema que encontramos em muitas igrejas. Há o "senhor santarrão", que dita as regras e os membros precisam andar na linha. Que Deus tenha misericórdia de pessoas assim e nos dê paciência para aguentar. O cristianismo é muito mais que seguir um monte de regras. Cristianismo é relacionamento. Pensemos na forma como Jesus lidava com as pessoas. Em nenhum lugar da Bíblia, vemos Jesus criticando alguém pela roupa que vestia, comida que comia, etc. Precisamos amar as pessoas, conduzindo-as a ter um encontro pessoal e verdadeiro com Jesus. Ponto. Depois disso, tudo se torna automático. Quem está ao lado de Jesus vai buscar seguir regras e normas. Mas ninguém tem o direito de forçar outros a fazer isso. Se nem Jesus agiu assim, quem somos nós para tentar "santificar" nosso irmão? Que Deus nos dê amor e sabedoria pra não afastarmos as pessoas dd Jesus através do nosso comportamento.

    ResponderExcluir
  2. Infelizmente vivemos o tempo todo as pessoas tentando nos mudar, mudar não exatamente como o modelo de Jesus, mais o próprio modelo.
    Você não deve fazer isso, comer aquilo, conversar daquele jeito, brincar daquele jeito, infelizmente não sei o que certas pessoas acham o que é ser um cristão.
    As vezes vivemos uma vida intediante ao lado dessas pessoas, não podemos nem respirar que a critica vem em seguida. Que Deus nos ajude a suportar com amor essas pessoas.

    ResponderExcluir
  3. Gostei muito deste post e da resposta convincente. Na verdade entrei no tema "comportamento cristão" para fazer uma pergunta que me acompanha desde que me batizei: Qual deve ser a posição do jovem adventista frente ao cinema?
    Obs.: Pr. eu já ouvi de tudo, desde que o lugar é inapropriado, que o conteúdo dos filmes é satânico, até quanto ao fomento à indústria cinematográfica. Minha pergunta é: Se eu for assistir a um filme cujo conteúdo seja apropriado para cristãos, isto é pecado? Sabemos que a maior parte daquilo que assistimos está corrompido, porém, não podemos negar que há filmes com conteúdo excelente. A discussão pode até girar em torno do equilíbrio, entretanto, muitos afirmam ser pecado, independentemente do conteúdo assistido. É inegável que o cinema faz parte da cultura contemporânea em nível universal, contudo, ainda assim a igreja tem condenado a prática de frequentar cinemas. O que dizer de José e Daniel, que foram grandes exemplos de homens que se envolveram com a cultura de onde viviam (com limites)? Obrigado!

    ResponderExcluir

Quer dizer o que pensa sobre o assunto?
Então, escreva aí. Fique à vontade.
Mas lembre-se: não aceitamos comentários anônimos.
Agora, se quiser fazer uma pergunta, escreva para nasaladopastor@hotmail.com