segunda-feira, 23 de agosto de 2010

Davi e Jônatas - Um Caso de Amor

Ouvi dizer que Jônatas teve um caso de amor com Davi. Não sei se é verdade. Gostaria de saber que tipo de relacionamento houve entre esses dois personagens bíblicos.




Muito obrigado por confiar na Sala Pastoral para juntos buscarmos o entendimento da Bíblia. Sua pergunta é um argumento que muitos usam para justificar o comportamento homossexual, pela Bíblia. Vamos aqui verificar que a historia de Davi e Jônatas e a posição bíblica sobre este pecado são coisas distintas. Que Deus abençoe o seu estudo.

A alma de Jônatas se ligou com a de Davi; e Jônatas o amou, como a própria alma” (1Sm 18.1).

Mas... qual é o problema em amar alguém? Jônatas amou a Davi. Saul também “o amou muito” (1 Sm 16.21). Mical, a irmã de Jônatas, “amava a Davi” (1 Sm 18.20).Não era só a família de Saul que amava a Davi. A “...todo o Israel e Judá amavam a Davi” (1 Sm18.16), pois ele “era benquisto de todo o povo, e até dos próprios servos de Saul” (1 Sm 18.5).

Davi era o amado de todo o mundo por causa de sua simpatia, simplicidade, coragem, caráter, “boa aparência” (1 Sm 16.12 e 18, 17.42), talento musical ( 1 Sm 16.18). As pessoas confiavam tanto em Davi, a tal ponto que “ajuntaram-se a ele todos os homens que se achavam em aperto e todo homem endividado, e todos os amargurados de espírito” (1 Sm 22.2), primeiro 400 pessoas; depois 600 (1 Sm 23.13, 27.2, 30.9).

Jônatas e Davi tinham muito em comum. Possuíam uma fé simples no poder e na atuação de Deus. Jônatas explicou ao seu escudeiro que “para o Senhor nenhum impedimento há de livrar com muitos ou com poucos” (1 Sm 14.6). Por essa razão, ele teve coragem para invadir, só com o escudeiro, uma guarnição dos filisteus e obter vitória. Davi explicou a Saul que, se o Senhor o tinha livrado do leão e do urso, o faria também no caso Golias (1 Sm 17.34-40).

A tendência pecaminosa de Davi apresentada pela Bíblia não era homossexual. Sua poligamia (Mical, Abigail, Ainoã, Maaca, Hagita, Abital, Eglá, Bate Seba e outras) e seu adultério com a mulher de Urias mostram que a dificuldade do famoso salmista era heterossexual (1 Sm 18.27, 25.42-43, 2 Sm 3.2-5,11.1-27).

“O íntimo relacionamento entre Jônatas e Davi é visto na Bíblia como um modelo de amizade. Em nenhum lugar das Escrituras se encontra referência a uma ligação homossexual entre eles. O versículo normalmente citado para justificar o homossexualismo é aquele em que Davi chora a morte de Jônatas, dizendo: ‘Teu amor me era mais precioso que o amor das mulheres’ (2 Sm 1.26). É importante observar, entretanto, que a palavra hebraica ahavá não significa apenas amor no sentido conjugal/sexual, mas também no sentido paternal (‘Isaque gostava de Esaú’, em Gn 25.28), no sentido de amizade ( ‘Saul afeiçoou-se a Davi’, em 1 Sm 16.21), no sentido de amor a Deus (‘Amarás o Senhor, teu Deus’, em Dt 6.5) e no sentido de amor ao próximo (‘Amarás o próximo como a ti mesmo’, em Lv 19.18). Em todos estes exemplos, o verbo usado na Torá (a Bíblia hebraica) é ahavá. É por razão lingüística — e não por falso pudor — que a maioria das traduções bíblicas cita 1 Samuel 1.26 ‘Tua amizade me era mais preciosa que o amor das mulheres’ (Rabino Henry I. Sobel, da Congregação Israelita Paulista)”.

Mesmo que Davi tivesse tido um caso homossexual com Jônatas, isto não justificaria o homossexualismo como um comportamento aprovado por Deus porque:

1)Na Palavra de Deus estão contados tanto os acertos quanto os erros das personagens. Se tudo o que elas fizeram nos justifica a repetir suas ações, como Davi, poderíamos adulterar, praticar homicídio, mentir, idolatrar, desonrar a Deus e aos pais, cobiçar, furtar, etc.

2)Saberíamos que tal comportamento, apesar de registrado pela Bíblia, não seria aprovado pela mesma, pelo fato de que:

a)Em nenhum lugar do texto bíblico há apoio para o comportamento homossexual.

b)Em outras passagens a Bíblia condena o homossexualismo (Rm 1:26-27; Lv 18:22; Cr 6:9; 1Tm 1:10-11).

Todos os traços louváveis dos caracteres de Davi e Jônatas foram aglutinados por um verdadeiro afeto, e Jônatas compreendeu que a felicidade consiste em amar antes de ser amado. Cristo nos amou desta forma, de tal maneira que voluntariamente se despojou de todas as suas prerrogativas divinas (Fp 2:6-8) a fim de poder iluminar a todo homem (Jo 1:9).

E nisto o mundo inteiro saberá que somos discípulos de Jesus, se nos amarmos uns aos outros (Jo 13:34- 35).

Que Deus o abençoe,


Pergunta Que Será Respondida Amanhã:

O que a Bíblia diz sobre a castidade? É o mesmo que pureza? O que isso tem a ver com adultério e prostituição?

4 comentários:

  1. Ola meu nome é samuel tenho 26 anos e sou homossexual assumido...
    respeito a biblia sei que ela condena essa pratica...mas desde que nasci sou assim,no começo tentei nao seguir este caminho mas nao consegui,era infeliz e só depois que me assumi que realmente descobri que estando de bem comigo mesmo eu serei feliz em minha vida!!!
    minha familia me condena pois sao todos evangelicos...mas nao ligo nao...e sempre falo que se oque eu sinto pelo meu namorado nao é amor...entao o amor nao existe...e prefiro mil vezes ir para o inferno do que ficar minha vida toda fazendo oque nao gosto e sendo infeliz na vida amorosa...Se Deus é contra porque ele faz pessoas assim?????... Porque a pessoa pode até ter escolhido se assumir...mas nao existe opçâo a gente ja nasce assim***

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nosso coração é perverso e enganoso, e é dele sai todo tipo de pecado, portanto não tire conclusões baseado no que seu coração diz ou em que você supostamente senti.
      A Bíblia mostra claramente que Deus fez homem e mulher, portanto você não nasceu homossexual, mas homem.
      Não baseie o certo e errado em seus sentimentos pois você é pecador e seu coração está voltado para o pecado, mas baseie o certo e errado na palavra de Deus e ai você não vai errar.
      para concluir a Bíblia é clara e mostra por si só o seu problema veja:
      Rm 1: 23 a 28
      "E mudaram a glória do Deus incorruptível em semelhança da imagem de homem corruptível, e de aves, e de quadrupedes, e de repteis.
      Por isso Deus os entregou as concupiscências de seus corações, a imundícia para desonrarem seus corpos entre si;
      Pois estes mudaram a verdade de Deus em mentira e honraram e serviram mais a criatura do que o Criador, que é bendito eternamente. Amem.
      Por isso Deus os abandonou as paixões infame. Porque ate as suas mulheres mudaram o uso natural, no contrario a natureza.
      E, semelhantemente, também os homens deixando o uso natural da mulher, se inflamaram em sua sensualidade uns para com os outros, homem com homem, cometendo torpeza e recebendo em si mesmos a recompensa que convinha ao seu erro.
      E como eles não importaram de ter conhecimento de Deus, assim Deus os entregou a um sentimento perverso para fazerem coisas que não convém.

      Excluir
    2. Ser feliz?Ser feliz e sentir prazer são duas coisas completamente diferentes.Também vivia no homossexualismo antes de conhecer Jesus e me converter.Isso significa que não sinto mais atração por mulheres?Não.O que significa é que sou verdadeiramente feliz na presença do Senhor e seguindo sua palavra,e nao me entregando aos prazeres da minha carne.Estou me enganando?Nao!Fiz minha escolha,obedecer a Deus,e nao me deixei enganar pelo meu coraçao.Quem vive de instintos sao os animais.Os salvos vivem pela Fé,Obediencia e Amor a Deus.Ele é tao maravilhoso que nos deixa escolher entre o céu e o inferno.Vc escolheu o inferno infelismente,pois acha que essas tardes de carinho com seu namorado são tão gostosas que nunca vai acabar,mais vão,nem que seja por causa da morte.Mais e depois?Vc que conhece a palavra,ama tanto essa pessoa assim a ponto de condena-la junto com vc?E quando o tempo for passando no inferno e vc começar a ver que não valeu tanto apena assim?Que o inferno não são apenas tardes de horror.Pensa nisso.Jesus te Ama e respeita vc.O Amor de Deus é o único que vale apena,para poder larga tudo e seguir. Isso sim será eterno.ass:Adriana

      Excluir
    3. Ele não te fez assim. Vc escolheu ser assim.Eu era casado e traia com toda mulher que gostasse, hoje tenho uma família feliz.Optei por obedecer a Deus e não viver desejos que não o agradam. fala que prefere ir pro inferno porque não acredita que exista.Se soubesse a realidade iria preferir ser mudo que falar isto.

      Excluir

Quer dizer o que pensa sobre o assunto?
Então, escreva aí. Fique à vontade.
Mas lembre-se: não aceitamos comentários anônimos.
Agora, se quiser fazer uma pergunta, escreva para nasaladopastor@hotmail.com