sábado, 9 de outubro de 2010

Oração Só de Joelhos?


Para que minha oração seja respondida, devo estar de joelhos?
Quais são as condições para que uma prece seja ouvida e atendida?

Muitos questionam sobre a atitude que devemos ter na oração. Como devemos nos posicionar fisicamente enquanto estamos orando? Muitos imaginam que se ao orar, não estiverem ajoelhados, sua oração não será aceita, ouvida, ou estará desonrando a Deus.
Devemos perguntar à Bíblia e deixar que ela nos ensine sobre os modos que devemos ter na oração.
A Bíblia nos dá o exemplo de alguns personagens orando de joelhos. Você pode encontrar estes exemplos em I Reis 8:54, quando Salomão suplicou ajoelhado; no livro de Daniel, capítulo 6 verso10, quando o profeta Daniel se ajoelhava em seu quarto para orar; em Lucas 22:41, o exemplo de Jesus ajoelhando-se para orar; e em Atos 20:36, Paulo ajoelhando-se com os presbíteros de Éfeso em Mileto, para uma oração.
Ajoelhar-se é uma excelente posição para orar. Posso até afirmar que é a melhor posição para a oração.
Entretanto, na Bíblia encontramos também pessoas orando, não estando ajoelhadas.
Veja alguns exemplos:
I Reis 8:55 – Salomão em pé abençoa a congregação de Israel.
II Crônicas 20:5-13 –  O Rei Josafá ora a Deus em pé na casa do Senhor.
I Reis 8:14 e II Crônicas 6:13 – Todo o povo recebe a bênção, em pé.
A esta altura você pode estar questionando em seus pensamentos:
– Os exemplos bíblicos (das orações realizadas, não estando o suplicante ajoelhado), nos garantem que tais orações foram respondidas?
Podemos responder a esta pergunta com uma outra pergunta:
– Em que posição corporal os profetas que realizaram milagres, quando suplicavam aos céus por estes milagres, se encontravam?
Você concorda comigo que um dos milagres que mais evidencia a participação de Deus é a ressurreição?
Então veja:
Jesus estava em pé, quando ressuscitou a Lázaro – Evangelho de João, capítulo 11:41.
Pedro, ao ressuscitar Tabita, estava ajoelhado – Atos 9:40.
Elias, para ressuscitar o filho da viúva de Serepta, orou deitado, três vezes – I Reis 17:19-22.
Se estas orações não tivessem sido atendidas, como estas pessoas teriam ressuscitado?
Tanto no culto particular, como no público, é nosso privilégio dobrar os joelhos perante Deus quando a Ele oferecemos nossas petições. Quando você se reunir com seus irmãos para adorar a Deus, não deixe de prostrar-se de joelhos diante dEle. Quando em oração a Deus, a posição indicada é estar prostrado de joelhos. O homem deve vir ao banco da misericórdia de joelhos prostrado como um súdito da graça, um suplicante.
Entretanto, para orar não é necessário que estejais sempre prostrados de joelhos. Cultive o hábito de falar com o Salvador quando a sós, caminhando e quando ocupado com os trabalhos diários. Devemos orar constantemente, com espírito humilde e manso. Não precisamos esperar por uma oportunidade para ajoelhar-nos diante de Deus. Podemos orar e conversar com o Senhor onde quer que estivermos. O caminho para o trono de Deus está sempre franqueado. Você não pode estar sempre de joelhos em oração, mas as suas silenciosas preces podem ascender constantemente a Deus pedindo força e direção.
Veja o que as Santas Escrituras dizem ser preciso para que a oração seja ouvida. É importante que a oração seja feita crendo, com fé, aborrecendo o mal, a soberba, a arrogância, o caminho errado e a boca perversa (Marcos 11:34, Tiago 5:15, Neemias 1:11, Provérbios 8:13). Deus atende a oração da pessoa que procura guardar os seus mandamentos (Provérbios 28:9; I João 3:22). Ao orarmos é bom que estejamos sem ódio no coração, (Marcos 11:25) e com a vida familiar coerente (I Pedro 3:7), sendo criteriosos, sóbrios, amorosos (I Pedro 4:7 e 8) e justificados em Jesus (Provérbios 15:29; Tiago 5:16). Devemos pedir segundo a vontade de Deus (I João 5:14), em nome de Jesus (S. João 14:13 e 14).
Como crente em Cristo, através do sangue de Jesus que nos purifica de todo pecado e nos assegura a salvação, busque a Deus em oração a todo instante, sem dogmatizar sobre a posição do corpo, mas debaixo das condições espirituais que farão com que o Céu se abra em bênçãos sobre você, seu lar, sua família e sua Igreja.

Que Deus ouça as suas orações!!!



Pergunta Que Será Respondida Amanhã:
Pastor, na sua igreja tem escoteiros? Quem são aqueles meninos e meninas uniformizados que, neste último 07 de setembro, marcharam em público, em nome da sua igreja?

3 comentários:

  1. muito bom esclareçeu muito minhas duvidas Deus abençoe

    ResponderExcluir
  2. Muito esclarecedora sua explanação. Vale acrescentar que sempre que possível, ajoelhar-se na presença de Deus é um ato de adoração, reverência e também obediência a sua Palavra. A saber Isaias 45;23 "Por mim mesmo tenho jurado.... que diante de mim se dobrará todo joelho".... Este reproduzido em Rm 14;11. Também reforçado em Filip 2;10. Em outra passagem o Próprio Jesus Cristo Critica quem ora em pé nas igrejas Mt 6;5 Em Mt 18;20 Jesus disse: Onde estiver mais de 2 reunidos em meu nome, aí estou eu no meio deles. Então na Presença de Deus não é irrelevante dobrar nossos joelhos, principalmente nos templos de adoração.

    ResponderExcluir
  3. Orar Ajoelhado representa respeito, DEUS é rei e merece reverência!!!

    ResponderExcluir

Quer dizer o que pensa sobre o assunto?
Então, escreva aí. Fique à vontade.
Mas lembre-se: não aceitamos comentários anônimos.
Agora, se quiser fazer uma pergunta, escreva para nasaladopastor@hotmail.com