sábado, 23 de outubro de 2010

Batismos Com Água e Fogo









Por que João Batista batizou com água, e Jesus batizaria com fogo? O que isto significa?




 

“Eu, em verdade, vos batizo com água, para o arrependimento, mas Aquele que vem após mim é mais poderoso do que eu; cujas alparcas não sou digno de levar; Ele vos batizará com o Espírito Santo e com fogo”.
Mateus 3:11.


O profeta Isaías declarara que o Senhor purificaria o Seu povo de suas iniqüidades “com o espírito de justiça, e com o espírito de ardor” Isaías 4:4. As palavras do Senhor a Israel, eram: “E porei contra ti a minha mão, e purificarei inteiramente as tuas escórias; e tirar-te-ei toda a impureza.” Isaías 1:25. Para o pecado, onde quer que se encontre, “nosso Deus é um fogo consumidor” Hebreus 12:29. O Espírito de Deus consumirá o pecado em todos quantos se submeterem a Seu poder. Se os homens, porém, se apegarem ao pecado, ficarão com ele identificados.
Então a glória de Deus, que destrói o pecado, tem que destruí-los. Depois de sua noite de luta com o anjo, Jacó exclamou: "Tenho visto a Deus face a face e a minha alma foi salva" Gênesis 32:30. Jacó fora culpado de um grande pecado em sua conduta para com Esaú; mas arrependera-se. Sua transgressão fora perdoada, e seu pecado purificado; podia, portanto, suportar a revelação da presença de Deus. Mas sempre que os homens chegaram à presença dEle, enquanto voluntariamente nutrindo o mal, foram destruídos. Por ocasião do segundo advento de Cristo, os ímpios hão de ser consumidos “pelo assopro da Sua boca”, e aniquilados “pelo resplendor da Sua vinda” II Tessalonicenses 2:8. A luz da glória de Deus, que comunica vida aos justos, matará os ímpios.
A presença de Deus, ao mesmo tempo que é glória e santifica os que são Seus, é fogo e consome quem com ele não se identifica.
No tempo de João Batista, Cristo estava prestes a Se manifestar como o revelador do caráter de Deus. Sua própria presença tornaria aos homens manifesto o seu pecado. Somente em virtude da boa vontade da parte deles para serem purificados do pecado, podiam entrar em comunhão com Jesus. Só os puros de coração podiam permanecer em Sua presença.
A maior revelação que a humanidade teve de Deus foi a presença da pessoa de Jesus. Embora tenha escondido seu manifestar glorioso, Jesus, como Deus conosco, ao se colocar diante dos homens, colocava-os no ponto crucial da decisão por Deus ou não. Quem escolheu seguir a Jesus prosperou em santidade. O cristianismo prosperou sem medidas. Quem rejeitou a Jesus, foi progressivamente deixado em trevas. Jerusalém foi destruída e a nacionalidade teocêntrica daquele povo acabou.
A presença de Jesus foi um batismo de glória para muitos e um fogo consumidor para outros, por ser Ele mesmo, a maior manifestação de Deus, bem como o é o Espírito Santo. Portanto, ser batizado com o batismo de fogo de Jesus, é aceitá-Lo, através do chamado do Espírito Santo.
No amor não existe medo; antes, o perfeito amor lança fora o medo. Ora, o medo produz tormento; logo, aquele que teme não é aperfeiçoado no amor.  I João 4:18.

Um Abraço,


Fonte: Adaptado de "O Desejado de Todas as Nações", 107.

Pergunta Que Será Respondida Amanhã:
O sexo é pecado? Ouvi alguém ter a coragem de dizer que o sexo é santo. Tem lógica? O que a Bíblia diz sobre isso?

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Quer dizer o que pensa sobre o assunto?
Então, escreva aí. Fique à vontade.
Mas lembre-se: não aceitamos comentários anônimos.
Agora, se quiser fazer uma pergunta, escreva para nasaladopastor@hotmail.com