domingo, 21 de novembro de 2010

Dízimo de Aposentadoria

Ao receber mensalmente minha aposentadoria, devo dizimá-la?

Veja como a Bíblia declara a devolução do dízimo, de Abraão ao Senhor: "E de tudo lhe deu Abrão o dízimo" (Gênesis 14:20 ver também Hebreus 7:1 e 2). Note que Abraão não dizimou só disto ou só daquilo, mas de TUDO.
Jesus aprovou o dízimo, conforme lemos em Mateus 23:23. A promessa que Deus faz aos que são dizimistas fiéis, tem que ver com um sincero e íntimo relacionamento do homem com Deus. Leia Malaquias 3:7-11.
Quando alguém vai devolver o dízimo ele dizima também todo o dinheiro que usa para suas contribuições ao seguro social? Em todos os anos de sua vida?
O que alguém recebe do seguro social é exatamente o valor que ele usou para contribuir? Sabemos que não é. Alguém pode ter contribuído por poucos meses e ser beneficiado por muitos anos. Outro pode contribuir por anos e pouco receber. Por isto é usado o termo “contribuição” e não “depósito”, pois é um sistema de seguro e não de armazenamento. É impossível ficar calculando o quanto deu em proporção ao quanto recebeu.
Apesar de que o contribuinte tem os seus direitos em potencial, o dinheiro da previdência, não é exatamente, um dinheiro do contribuinte, pois ele pode vir a ser beneficiado ou não, por muitos motivos razoáveis ou não.
Logo, concluímos que recebimento de aposentadoria não é um saque de um bem já adquirido mas sim uma renda. É uma benção de Deus. É a mesma dádiva que Ele sempre nos dá. Em uma fase da vida, em forma de saúde, força para trabalhar e salário pelo trabalho, em outra fase da vida, em forma de aposentadoria. Logo, reconhecendo seus ensinos bíblicos sobre o dízimo, dizimamos.
"Ora, os que querem ficar ricos, caem em tentação e cilada, e em muitas concupiscências insensatas e perniciosas, as quais afogam os homens na ruína e perdição. Porque o amor do dinheiro é raiz de todos os males; e alguns, nessa cobiça, se desviaram da fé, e a si mesmos se atormentaram com muitas dores" (I Timóteo 6:9 e 10, 17-20).
O objetivo principal do dízimo é tirar o egoísmo do nosso coração, e nos ajudar a colocar nossa confiança não no dinheiro mas em Deus. Como resultado deste relacionamento de confiança, teremos mais sabedoria para gastar nosso dinheiro, pois adquirimos uma perspectiva correta da nossa escala de valores, sabendo assim diferenciar o que é realmente essencial daquilo que é supérfluo. Também saberemos usar as coisas e amar as pessoas, jamais o contrário.

Que Deus o abençoe,



Pergunta Que Será Respondida Amanhã:
Qual é a diferença entre “orar” e “rezar”? A oração do “Pai Nosso” é uma reza? O que há de exemplo na Bíblia?

2 comentários:

  1. Pelo que entendi, a aposentadoria deve ser dizimada. Porém o valor descontado da contribuição para o instituto de previdência não. É isto mesmo?

    ResponderExcluir
  2. gostaria de saber uma explicação detalhada sobre a validade do dizimo no Novo Testamento

    sou membro da iasd e tenho cargo de mordomia na igreja, mas surgiu uma duvida quanto ao dizimo, pois a unica referencia veemente quanto ao mesmo no Novo Testamento é em matheus 23:23. o texto enfatiza em dizimar e nao omitir as outras coisas.
    porém, o texto retrata uma orientação à epoca em que foi escrito, ou seja, na epoca, a figura do sacerdote ainda existia, mas quando Jesus Cristo morreu para cumprir a lei de expiação do pecado, a figura do sacerdote desapareceu, pois nao era mais necessario sacrificar animais para perdao dos pecados e consequentemente desapareceu ali a figura do sacerdote que recebia o dizimo que era a sua porção de sustento(herança) pelo trabalho no templo segundo Números 18:21 e 24.

    algumas passagens do Novo Testamento como I Coríntios 9:13,14 e I Timóteo 5:18 retratam que os que trabalham na obra e vivem do evangelho sao dignos de salario, mas nao diz que seja esse salario do dizimo, no Novo Testamento fala em arrecadação de ofertas para ajudar(em todos os sentidos, seja para pagamento de pastor, construção de igreja e etc.) para levar o evangelho ao mundo segundo II Cor. 9:6-7-9-10-12-13-15.

    será que SÓ AS OFERTAS nao seriam a forma de contribuição, segundo a biblia, para avançar a obra do Senhor em todos os sentidos, seja para pagar o pastor, obreiros, construção de igrejas, e etc?

    ResponderExcluir

Quer dizer o que pensa sobre o assunto?
Então, escreva aí. Fique à vontade.
Mas lembre-se: não aceitamos comentários anônimos.
Agora, se quiser fazer uma pergunta, escreva para nasaladopastor@hotmail.com