terça-feira, 31 de dezembro de 2013

BÍBLIA! - Revisão Geral da Bíblia

Estou comovido ao choro. Pela segunda vez, chegamos ao final de uma sequência de comentários cobrindo todo o ano-bíblico. Some-se todos os dias de um ano, esta é a meditação número “731”. Quando olho para trás, meu coração enche-se de alegria como em poucas vezes em minha vida. É uma espécie de gratidão inexplicável, pelo privilégio que Deus nos deu, de ter um contato tão íntimo com Sua palavra. Tenho muito que agradecer também à rainha da minha vida, Fátima Silva, por ajudar, silenciosamente, a compor estes textos. O jeito com que contribuiu para os conteúdos torna-lhe mais que uma co-autora, mas sim, “a” autora, pois minhas mãos não se debruçariam a esta tábua, sem o impulso motor que ela sempre me proporcionou. Obrigado, Jesus!
E você, ao olhar para trás, como descreve seu histórico de contato com a Bíblia? Já parou para pensar porque o estudo da Bíblia vem a ser tão distinto da leitura de qualquer outro livro? Para Wilson Paroschi, o primeiro requisito para quem deseja entender as Escrituras é aceitar sua natureza sobrenatural e origem divina. “O segundo ponto”, declara este teólogo, “é lembrar que a Palavra de Deus, que também tem uma dimensão humana, possui várias características que impedem sua compreensão imediata ou automática: tempo, cultura e língua diferentes da nossa. É verdade que o Espírito ilumina a mente do estudante sincero, mas costuma-se dizer que Deus não faz por nós aquilo que podemos fazer por nós mesmos. Por isso, é preciso buscar essas informações contextuais em fontes alternativas”.
Há quem pergunte: “O que faço? Não consigo crer na Bíblia como a Palavra de Deus!”. Se este é também um suspiro seu, antes de tudo, há algo maravilhoso que você precisa estar plenamente seguro: Deus lhe ama. Embora você não consiga acreditar em muitas coisas, Ele não está cobrando de você fé para poder amá-Lo. Ele simplesmente o ama. Só que, se um dia você conseguir crer, descobrirá outra dimensão da vida, e conseguirá ser muito mais feliz do que é hoje. Não sinta culpa por não crer. Mas em algum momento fique a sós com Deus e diga: "Senhor, não consigo crer, não consigo ter fé, mas preciso ser feliz e se ter fé é o que está faltando em minha vida, então, por favor, dá-me um coração capaz de crer".
Como um dos melhores modelos de estudo da Bíblia, o Dr. Paroschi sugere o ano-bíblico. No período em que vivemos, marcado por tanta confusão, às beiras de tantas crises, precisamos voltar a considerar a Bíblia como a autoridade suprema do nosso dia-a-dia.
A Deus seja toda honra e glória!

Valdeci Júnior

Fátima Silva

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Quer dizer o que pensa sobre o assunto?
Então, escreva aí. Fique à vontade.
Mas lembre-se: não aceitamos comentários anônimos.
Agora, se quiser fazer uma pergunta, escreva para nasaladopastor@hotmail.com