O Espírito Santo participou da Criação?
A terra, porém, estava sem forma e vazia; havia trevas sobre a face do abismo, e o Espírito de Deus pairava por sobre as águas.
É um prazer estar estudando, com você, o livro de Gênesis. Hoje, o nosso versículo de estudo é o segundo verso de Gênesis capítulo um. Veja, aqui diz que a terra estava “sem forma e vazia”. Num estado de desolação e vacuidade. O SDABC nos ensina que a palavra hebraica usada aqui é tohu. Jó 26:7 mostra o significado correto desta palavra. Declara que Deus "pendura a terra sobre o nada" e a primeira metade apresenta o paralelo: "ele estende o norte sobre vazio". Este texto do livro de Jó mostra claramente o significado de tóhu em Gén. 1: 2, no qual este vocábulo e seu sinônimo bóhu indicam que a terra estava disforme e sem vida. Seus elementos estavam todos misturados, sem nenhuma organização e inanimados.
O verso ainda diz que havia “trevas sobre a face do abismo”. Abismo? Esta palavra vem de uma raiz que significa rugir ou bramar. Em várias outras passagens bíblicas é aplicada com freqüência às águas que bramam, às ondas que rugem, a uma inundação e também às profundidades do mar (Sal. 42: 7; Exo. 15: 5; Deut. 8: 7; Job 28: 14; 38: 16). Os babilônios, povo que também tinha conhecimentos do relato da verdadeira criação, durante muitos séculos, personificaram esta palavra – “tehom” - e a aplicaram a sua deidade mitológica, Tiamat. Eles criam que do cadáver do deus Tiamat se criara a Terra. O registro bíblico mostra que originalmente não tinha luz sobre a terra e que a matéria da superfície estava num estado fluído, porque neste versículo "a face do abismo" é paralela com "a face das águas".
Mas alguém estava Ali. Sobre aquelas águas da Terra disforme, o Espírito de Deus se movia. Era o Espírito Santo, a terceira pessoa da Divindade. O Espírito de Deus já estava presente, pronto para atuar tão logo se desse a ordem. O Espírito Santo sempre tem estado fazendo precisamente essa obra. Este Agente divino sempre tem estado presente para ajudar na obra da criação e da redenção, para reanimar e fortalecer às pessoas caídas, para consolar os doentes e para apresentar a Deus as orações dos crentes numa forma aceitável.
Partindo daqui e através de todas as Escrituras, o Espírito Santo exerce o papel de um agente divino em todos os atos criadores da terra, da natureza, da igreja, ou do homem convertido. E por falar desta interação com o ser humano, é interessante analisar a ação relatada aqui em Gn 1:2, traduzida por “movia”. É a mesma palavra usada Deut. 32:11 para descrever o revoltear da águia sobre seus filhotes, vigilante para protegê-los. Ali, por ocasião da criação, a obra do Espírito de Deus devia ter alguma relação com a atividade que estava por iniciar-se. Uma atividade que faria sair ordem do caos.
Hoje também, este Deus maravilhoso, se move para recriar o seu interior. A obra de fazer o homem renascer, descrita por Jesus em João 3, é efetuada pelo Espírito Santo. Se você hoje, ouvir a voz deste ser maravilhoso, ele poderá transformar o seu coração e o seu viver, fazendo de você uma nova criatura. As pessoas ficarão tão maravilhadas com a sua mudança de comportamento! “Este aí não é mais aquele que conheci. Este é outro. É um novo homem”.
Amigo visitante da Sala, aceite a proposta do apóstolo Paulo, falando do Espírito Santo, em Hebreus três versículo sete: “Hoje, se ouvirdes a Sua voz, não endureça o seu coração”.
Que Deus lhe abençoe.
Twitter: @Valdeci_Junior
Pergunta Que Será Respondida Amanhã:
Qual era a fonte da luz que apareceu no primeiro dia da Criação, se o Sol só aparece no relato do quarto dia?
Pastor, eu tenho uma percepção mais além sobre Gênesis um verso dois.esse abismo que fala que tinha face, eu acho que esse abismo é o ades,o inferno pra ser mais preciso.acho q o espírito que estava sobre a face das águas, era pra aprisionar satanas e os demonios que estavam debaixo das aguas,ou seja,no abismo.com essa palavra creio que o inferno seja no meio da terra, nao é atoa que é mencionado face da terra,é porque dentro da terra tem alguma coisa.e satanas foi precipitado na terra,por isso creio nisso que estou te falando. É uma opinião pessoal,mas só no céu saberemos de tudo.fica na paz.
ResponderExcluir