quarta-feira, 31 de agosto de 2011

Uma Agenda Feliz! - Gen. 1:19

Como faço para não ser escravo de uma agenda?

Passaram-se a tarde e a manhã; esse foi o quarto dia.


Em toda virada de ano, a história da procura por uma nova agenda se repete. Procuramos comprar uma agenda nova de acordo com duas coisas: gosto e necessidade. Por exemplo, tenho uma colega de trabalho que só usa agenda cor-de-rosa. É o gosto dela. Ao escolher a agenda do próximo ano, me preocupo menos com a estética do que com o que precisarei fazer com a agenda.
Um exemplo de agenda que não gosto é aquele tipo de agenda que não marca os dias da semana, junto com os dias do mês. Sabe aquela perguntinha básica: “Que dia é hoje”? Pois é. Eu preciso de uma agenda que me informe isso. Aliás, eu acho que a agenda deveria dizer até as horas. É! Não é à toa que estamos substituindo a agenda de papel por equipamentos eletrônicos. Mas falando desse tipo de agenda de papel, que a maioria de nós ainda usa, eu gostaria muito de encontrar um tipo de agenda que na realidade eu acho que existe só na minha cabeça. Que tal se existisse uma agenda assim: que tivesse duas páginas para cada dia, de maneira que quando eu a segurasse aberta em minhas mãos, eu teria, à minha esquerda a página da manhã, e à direita a página da tarde? É que eu acho o espaço de uma página muito pequeno para se escrever tudo o que se dá pra fazer em um dia.
Mas ao meditar no verso dezenove do capítulo primeiro de Gênesis, eu percebi que, se esse tipo de agenda existisse, ele também poderia nos ajudar em um princípio que é bíblico. O nosso versículo bíblico de hoje diz assim: “Passaram-se a tarde e a manhã; esse foi o quarto dia. – Gn 1:19”. Você percebe como Deus começava e terminava uma tarefa completa em cada dia da Criação? Esse é o mesmo Deus que, nos aconselhando sobre a ansiedade para com as preocupações da vida, nos aconselha com as seguintes palavras:

Eu digo a vocês: não se preocupem com a comida para viver nem com a roupa que precisam para se vestir. Será que a vida não é mais importante do que a comida? Vejam os passarinhos: eles não semeiam, não colhem, nem guardam comida em depósitos. No entanto, o Pai de vocês, que está no céu, dá de comer a eles. Vocês não valem muito mais do que os passarinhos? O Pai de vocês, que está no céu, sabe que vocês precisam de tudo. Ponham em primeiro lugar na sua vida aquilo que Deus quer, e ele lhes dará todas [as] coisas.  Não fiquem preocupados com o dia de amanhã, pois o amanhã trará as suas próprias preocupações. Para cada dia bastam as suas próprias dificuldades. (Mateus 6:25-34 NTLH)

Se, a cada vez que abríssemos a nossa agenda, visualizássemos somente o dia de hoje, conseguiríamos nos organizar melhor, para realizarmos as coisas por completo e bem feitas, com início, meio e fim. E veríamos que seria tudo muito bom. Se nossa agenda nos mostrasse somente o dia de hoje, nós continuaríamos sabendo que os dias posteriores estariam ali, ao virar das páginas, mas não ficaríamos “pré ocupados” com eles.
Planeje, para cada dia, ajuntar e/ou subdividir tarefas que você possa desempenhar nas horas daquele dia, para que você tenha a segurança de que irá cumpri-las (o que vai livrar você da ansiedade) e para que, ao terminar o dia, você tenha terminado o que tinha pra fazer. Isso lhe trará realização. Viva satisfeito com as 24 horas que Deus lhe deu! E você será feliz!


Pergunta Que Será Respondida Amanhã:
Que relevância tem, pra mim, ser criacionista?

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Quer dizer o que pensa sobre o assunto?
Então, escreva aí. Fique à vontade.
Mas lembre-se: não aceitamos comentários anônimos.
Agora, se quiser fazer uma pergunta, escreva para nasaladopastor@hotmail.com