quinta-feira, 11 de agosto de 2011

Introdução ao Livro de Gênesis



O que significa o Gênese, ou a palavra "Gênesis"?

Amigo, estamos iniciando o estudo do Livro de Gênesis. E é importante que você conheça o conteúdo e o contexto histórico-cultural deste livro que vamos estudar, para descobrir a relevância dos seus ensinamentos para os nossos dias. Eu gosto muito da forma didática que o pergaminho novo da folhanet nos introduz à visão geral do Antigo Testamento, e quero compartilhar um pouco com você aqui, o que chamaríamos de uma introdução ao livro sagrado.
Os cinco primeiros livros da Bíblia formam uma coleção que chamamos de Pentateuco. Gênesis é o primeiro desta série, escrita por Moisés.
A palavra "Gênesis" significa origem, princípio ou começo.
O título dado a este livro pelos judeus é Bere’shith, palavra que para nós é traduzida, no capítulo um verso um, como o termo "No princípio".
Para entender melhor este livro, você pode, imaginariamente, dividi-lo em três partes:
Do capítulo um ao capítulo onze, “Os começos primordiais”.
Do capítulo doze ao capítulo trinta e seis, “Os começos patriarcais”.
Do capítulo trinta e sete ao capítulo cinqüenta, “Os começos do povo de Israel”.
Pela lógica histórica percebemos que estas seções existiram separadamente, em forma oral ou escrita, antes que o livro de Gênesis atingisse sua forma de edição final.
O tema do livro de Gênesis são os começos do povo da aliança.
Originalmente, Moisés escreveu este livro para o povo de Israel, a fim de explicar como chegaram a existir e a viver no Egito. Mostra também a razão porque se tornaram povo de Deus e porque receberam a aliança de Deus. Sem saber os temas desenvolvidos em Gênesis, os eventos do êxodo e da instituição da aliança não teriam sido entendidos pelo povo de Israel naquela época. Sem o livro de Gênesis, o pentateuco não faria sentido porque faltaria base histórica e teológica. A história do gênese serviu para o povo de Israel como uma introdução à Lei.
No livro de Gênesis você pode aprender não somente sobre os começos do povo israelita mas também conhecer  as origens do mundo, da humanidade e do pecado: o problema fundamental humano que formou a base do propósito de Deus para Israel.
É a partir desta consciência, amigo ouvinte, que você pode ver a história apresentada em Gênesis como a base da história da salvação desenrolada no restante da Bíblia. Os temas do primeiro livro de Moisés mostram os conceitos fundamentais nos outros livros da Bíblia. Se não fosse pelo livro de Gênesis, você sentiria falta de fundamentos para os conceitos centrais ao restante da Bíblia como a criação, o homem, o pecado, a razão do plano de salvação e a escolha divina do povo de Israel.
Neste livro inspirado, você já pode sentir-se amado por Deus, por perceber que, como ser humano, tem uma linda origem, vinda diretamente das mãos do Criador.
É ali também, no capítulo três, que está relatada a origem da situação de sofrimento que vivemos neste mundo. Mas no mesmo capítulo você pode alegrar-se mais ainda ao aprender que, desde o principio, há um plano maravilhoso, traçado pela divindade, para restaurar você à imagem e semelhança de Deus.
No ocorrido neste capítulo, milênios atrás, já havia sido prometida a sua salvação através de Jesus.
Acompanhe as próximas postagens, estudando o livro de Gênesis. Você estará, junto conosco, chegando para mais perto de Deus.


Twitter: @Valdeci_Junior

Pergunta Que Será Respondida Amanhã:
O que são os começos primordiais?

2 comentários:

  1. quando conheci jesus ja era divorciada me batizei tenho 57 ano e pecado ter o desejo de me casar para ter um conpanheiro crista para juntos servimos ao senhor vivo sozinha meu tempo todo e em oraçao e estudar a biblia?

    ResponderExcluir
  2. nao;mas hore para que Deus ti de um homem abençoado para q ele ti ajude prceguir e q tiame

    ResponderExcluir

Quer dizer o que pensa sobre o assunto?
Então, escreva aí. Fique à vontade.
Mas lembre-se: não aceitamos comentários anônimos.
Agora, se quiser fazer uma pergunta, escreva para nasaladopastor@hotmail.com