sexta-feira, 12 de agosto de 2011

Os Começos Primordiais

O que são os começos primordiais?

Na postagem de ontem, ao analisarmos uma introdução ao livro de Gênesis, nós vimos que este livro pode ser dividido em três partes:
Do capítulo um ao capítulo onze, “Os começos primordiais”.
Do capítulo doze ao capítulo trinta e seis, “Os começos patriarcais”.
E do capítulo trinta e sete ao capítulo cinqüenta, “Os começos do povo de Israel”.
Mas, o que são os começos primordiais? Os comentários da Bíblia de Estudo Almeida, nos ensinam que os começos primordiais são o relato das origens: do mundo em que vivemos, e de nós mesmos, em Gênesis, nos capítulos 1 à 11. Dentro deste trecho, encontramos uma seção menor, nos capítulos um, dois e três, onde estão registrados, a história da Criação e o destino ou o rumo que a Criação tomou.
"No princípio, criou Deus os céus e a terra". Esta frase solene abre a leitura de Gênesis e de toda a Bíblia. É a afirmação do poder total e absoluto de Deus, o único e eterno Deus, a cuja vontade se deve tudo que existe, pois "sem ele nada do que foi feito se fez" (Jo 1:3). O universo é resultado da ação de Deus, que, com a sua palavra, criou o mundo, o tornou habitável e o povoou com seres viventes. Entre estes pôs também a espécie humana, diferenciada de todas as outras espécies. Foi conferida ao homem, uma dignidade especial, “a imagem de Deus” (1.26-27). Este relato inicial de Gênesis considera o homem e a mulher em uma particular relação com Deus, de quem receberam a comissão de governar de modo responsável o mundo do qual eles próprios são parte (1.28-30; 2.19-20). Aqui vemos que o ser humano foi formado "do pó da terra". Porém "o SENHOR Deus... lhe soprou nas narinas o fôlego de vida, e o homem passou a ser alma vivente". A criação do homem, é seguida pela da mulher, e constitui entre os dois a unidade essencial do casal humano (2.22-24).
A relação especial que Deus estabelece com Adão e Eva se define como uma permanente amizade, oferecida para ser aceita livremente. Amigo ouvinte, Deus tem esta mesma postura em relação a você. Como criador, lhe oferece a Sua amizade e lhe deixa livre para aceitá-la ou rejeitá-la. O sinal da sua atitude, tanto afirma a soberania de Deus, quanto estabelece a sua responsabilidade ao desfrutar da liberdade. No caso de Adão, fora colocada a condição, "daquela árvore, não comereis" (2.17).
O problema foi quando Adão, o ser humano, querendo igualar-se a Deus, quebrou a condição imposta com um ato de rebeldia que lhe fechou o acesso à "árvore da vida" (3.22-24). Foi a partir daí que abriram-se as portas ao império do pecado, cujas conseqüências são o sofrimento e a morte.
Mas é nesta seção, dos três primeiros capítulos de Gênesis, que também vemos Deus refazendo sua amizade com o ser humano, estabelecendo um plano para salvá-lo. Gênesis 3 verso 15 descreve, tanto a história que a mulher, isto é, o povo de Deus, iria sofrer, numa inimizade histórica para com Satanás, confirmada em Apocalipse 12:17, quanto a vitória final que tal igreja terminará tendo, por meio de Cristo, como nos afirmou o apóstolo Paulo, em Romanos 16 verso 20: “E o Deus da paz, em breve, esmagará debaixo dos vossos pés a Satanás. A graça de nosso Senhor Jesus seja convosco”.
Amigo, embora você possa passar por dificuldades e tentações ao lutar para seguir a Deus, se você permanecer ao lado de Cristo, através dEle vai conseguir a vitória.

Um abraço,

Twitter: @Valdeci_Junior

Pergunta Que Será Respondida Amanhã:
Como foi o "princípio" da Criação?

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Quer dizer o que pensa sobre o assunto?
Então, escreva aí. Fique à vontade.
Mas lembre-se: não aceitamos comentários anônimos.
Agora, se quiser fazer uma pergunta, escreva para nasaladopastor@hotmail.com