sábado, 13 de agosto de 2011

No Princípio, Criou Deus os Céus e a Terra - Gen. 1:1



Como foi o "princípio" da Criação?

Hoje, vamos estudar o primeiro versículo da Bíblia. Gênesis capítulo um versículo um: “No princípio, criou Deus os céus e a Terra”.
Um cientista acabava de discursar sobre as órbitas dos planetas em torno do Sol e sobre a órbita do Sol em torno do centro da galáxia, quando uma senhora idosa, calçada de tênis pretos, se levantou e disse que a Terra era um disco plano em cima de uma tartaruga. O cientista, caçoando, perguntou sobre o que a tartaruga estava apoiada, e ela respondeu que estava sobre outra tartaruga. "Madame", o cientista continuou zombando, "e em cima do que essa outra tartaruga está apoiada?" Ela respondeu: "Outra tartaruga", mas antes que ele perguntasse em cima do que a terceira tartaruga estava apoiada, ela sacudiu o dedo no rosto dele e disse: "Economize a saliva, filho, porque é tartaruga que não acaba mais."
Por mais atraente que seja, essa história trata do assunto mais importante da existência humana – a natureza do próprio Universo. Por que estamos aqui, neste mundo? Como chegamos aqui? E para onde todos finalmente vamos? Essas são as perguntas mais fundamentais que as pessoas podem fazer, porque nosso entendimento de quem somos e como chegamos aqui vai ter influência sobre nossa compreensão de como vivemos e como agimos enquanto estamos aqui.
O interessante em Gênesis capítulo um versículo um é que Deus não tenta provar que é o Criador. Não existem argumentos elaborados para provar nada. Ao contrário, a Bíblia declara simples e claramente, sem tentar justificar, explicar ou provar nada. Ou aceitamos pela fé ou não. De fato, a fé é o único caminho para aceitar, por uma razão muito simples: Ninguém de nós estava aqui para ver o processo da criação, ou das origens.
Você não acha que, na verdade, seria uma impossibilidade lógica termos estado em nossa própria criação? Afinal, se fôssemos ver, já estaríamos criados. Até mesmo os cientistas secularistas... e  evolucionistas, ou de qualquer outra teoria sobre as origens, têm que aceitar sua posição pela fé, pelo mesmo motivo que nós, criacionistas: ninguém estava lá para contemplar o que aconteceu.
Sobre esta questão das origens, se você estudar o primeiro versículo de Gênesis um na língua que foi originalmente escrito, para a palavra criou, você vai encontrar o correspondente hebraico Bara. O verbo Bara expressa a capacidade divina de converter a energia cósmica em matéria. Alguns crêem que este verbo revela a emissão divina da energia criativa que produziu alguma coisa a partir do nada. Segundo o teólogo Harold Kuhn, Bara foi a “origem absoluta, isto é, ...um início e produção a partir do nada”, o que os teólogos chamam de ex-nihilo. Não foi apenas uma adaptação de matéria ou pré-matéria preexistente.
Para você crer em um Deus tão poderoso, que, do nada pôde criar o mundo que nos abriga, é preciso que você tenha uma fé perseverante, que  resista na meia-noite do desconhecimento sobre Deus, brilhando como um farol batido pela tempestade. É uma fé assim que sobrevive à névoa dos sistemas antibíblicos de fé a respeito da origem da humanidade.
Quando Jesus vivia na Terra, Seu toque curou muitas pessoas que creram. Esse toque era um vislumbre de Seu poder criador. Antes de partir, Ele prometeu que continuaríamos a ter acesso ao Seu poder criador. Isto está escrito no evangelho de João capítulo 14 versos 12 a 14. Esta promessa precisa ser real para você. Reclame-a de Deus, e ela fará a diferença em sua vida diária.

Twitter: @Valdeci_Junior

Fonte: Adaptado de Lições da Escola Sabatina, 1º trimestre de 2003.

Pergunta Que Será Respondida Amanhã:
O Espírito Santo participou da Criação?

3 comentários:

  1. Eu acredito em Deus, ele é meu melhor amigo, Independentemente o que ocorreu" se apareceu do nada, ou se ele sempre existiu," nunca deixarei de acreditar nele.

    ResponderExcluir
  2. Muito além da explicação sobre o surgimento de tudo, a fé acaba sendo o ponto chave para respondermos à algumas indagações. Somente aqueles que tiveram uma verdadeira experiência com Deus sabem o quanto a fé é a resposta suficiente para as questões que envolvem a origem.

    ResponderExcluir
  3. genesis iblia sagrada a criaçao dos ceus e da terra e de tudo o que neles ha a formaçao do homem

    ResponderExcluir

Quer dizer o que pensa sobre o assunto?
Então, escreva aí. Fique à vontade.
Mas lembre-se: não aceitamos comentários anônimos.
Agora, se quiser fazer uma pergunta, escreva para nasaladopastor@hotmail.com