segunda-feira, 22 de agosto de 2011

Grande, Porém Simples - Gen. 1:10

Como compreender 
"Deus"?

À parte seca Deus chamou terra, e chamou mares ao conjunto das águas. E Deus viu que ficou bom.

A área total do Planeta Terra é de aproximadamente 510 milhões de quilômetros quadrados, dos quais 360 milhões são de água e 150 milhões são de terras firmes.
Cerca de 3/4 da superfície do planeta são recobertas pela água, em vários lugares e formas, mas em sua maioria, nos mares e oceanos. Mar é uma larga expansão de água salgada conectada a um oceano. O termo também é usado para grandes lagos salinos que não têm saída natural, como o Mar da Galiléia. E a palavra mar pode significar também, num sentido menos geográfico, uma parte do oceano, como água do mar, se referindo às águas oceânicas. Os oceanos cobrem 71% da superfície da Terra. Este corpo global d'águas salgadas interconectadas é dividido pelos continentes e grandes arquipélagos.
Fora deste mundo aquático, está a terra firme. Costumamos chamar a parte branda do solo que produz vegetais de “terra”, que nada mais é do que a face sólida da crosta terrestre onde pisamos e que conhecemos como chão. Quando extraímos uma amostra material desta superfície em nossas mãos, dizemos que estamos segurando um punhado de terra. Nosso habitat é sobre a terra.
Tentei resumir, em dois parágrafos, a definição de algo que é muito complexo. Muitos diriam que para ensinarmos com clareza sobre oceanos e continentes precisaríamos de muito espaço, pois são grandes! Ocupam espaço considerável nas definições dos dicionários e nas explicações das enciclopédias! Sua complexidade faz com que homens passem a vida estudando alguns dos detalhes que possuem. Como um leigo em oceanografia como eu (e talvez você) poderia saber o que é o mar, se é tão complexo?
Terra e Mar. Quem descobriu isto? Quem determinou que a parte seca se chamasse terra e as águas se chamassem mar? Leia a primeira parte do versículo 10, do primeiro capítulo de Gênesis: “À parte seca Deus chamou terra, e chamou mares ao conjunto das águas”. Como este verso da Bíblia é didaticamente simples, ou melhor, simplesmente didático! Deus é grandemente sábio em tornar o complexo em simples.
Eu concordo parcialmente com a idéia de que tentar colocar a total compreensão sobre a identidade de Deus na mente humana é como tentar fazer com que um buraquinho cavado na areia da praia contenha toda a água do oceano. Fico muito mais impressionado com a parte da identidade de Deus que Ele permite revelar-se a nós. Apesar se ser tão Grande, se faz homem. Sendo Verbo, se fez carne. Sendo Eterno, se limita ao tempo. Foi ao ponto de tomar “sobre si as nossas enfermidades e sobre si levou as nossas doenças; transpassado por causa das nossas transgressões, esmagado por causa de nossas iniqüidades; o castigo que nos trouxe paz estava sobre ele, e pelas suas feridas fomos curados”. Embora seja a própria Vida, assumiu a morte para que, pelo conhecimento de sua personalidade verdadeira, possamos ser libertados para a vida eterna. Isto é criar vida!
Resumindo, apesar de infinitamente diferente de nós, Deus faz de tudo para que o conheçamos, pelo menos parcialmente. E o melhor de tudo é que Ele consegue. Agora, quando nós conseguimos adquirir este conhecimento que Deus nos dá, não devemos nos gabar, porque toda a eficiência nesta conexão totalmente incompatível, entre o humano e o divino, é um milagre realizado por Ele. As palavras do mundo inteiro não poderiam descrever a Deus. Mas de forma simples Ele se apresenta a nós como alguém que nos criou, nos ama e quer nos salvar. Tudo o que posso fazer é reconhecer: Deus é grande!



Twitter: @Valdeci_Junior


Pergunta Que Será Respondida Amanhã:
"Quem Planta Colhe": isso é verdade?

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Quer dizer o que pensa sobre o assunto?
Então, escreva aí. Fique à vontade.
Mas lembre-se: não aceitamos comentários anônimos.
Agora, se quiser fazer uma pergunta, escreva para nasaladopastor@hotmail.com