Os nomes das três esposas de Esaú, como aparecem em Gênesis 36:2, realmente parecem diferir-se dos nomes da lista anterior (caps. 26: 34; 28: 9). Mas é fácil explicar as diferenças entre as duas listas, conforme nos explica o comentário bíblico SDABC.
Em harmonia com um antigo costume oriental, que inclusive ainda é praticado pelos árabes, um homem poderia ser conhecido por diferentes outros nomes, em períodos sucessivos da sua vida. Cada nome estaria baseado em uma experiência ou acontecimento importante. Abrão, por exemplo, foi convertido em Abraão; Sarai, chegou a ser Sara; Jacó se tornou Israel, e Esaú, Edom (caps. 17: 5, 15; 35: 10; 25: 30). Por regra geral, as mulheres também recebiam novos nomes, ao se casarem. E esse costume explica a diferença dos nomes das esposas de Esaú, como apresentados nas duas listas.
No caso de Judite e Aolibama, elas se diferem tanto no nome da esposa quando no nome do pai e na nacionalidade do pai. Aí, nós temos que notar que, geralmente, as esposas que não tiveram filhos, não eram mencionadas nas listas genealógicas. Consequentemente, a inferência é a de que Judite deve ter morrido sem ter tido filhos, e então, Esaú tenha se casado com uma heveia no lugar dela (cf. 34:2).
Se você quiser ajuda para tender entender melhor a esse assunto, aqui, na Escola Bíblica, estamos dispostos a continuar estudando tal tema com você. Sinta-se à vontade em corresponder-se conosco.
Um abraço,
Twitter: @Valdeci_Junior
Pergunta Que Será Respondida Amanhã:
Questiono a natureza deste site, Sala do Pastor. Por quê tantas respostas? Para quê tantas perguntas? Em qual livro capitulo e versiculo da Bíblia o Senhor nosso Deus aprova a arte e conhecimento intelectual?
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Quer dizer o que pensa sobre o assunto?
Então, escreva aí. Fique à vontade.
Mas lembre-se: não aceitamos comentários anônimos.
Agora, se quiser fazer uma pergunta, escreva para nasaladopastor@hotmail.com