quarta-feira, 30 de janeiro de 2013

Como Ter Uma Igreja Sadia?


Esta é uma das preocupações da Associação Central Sul Rio-Grandense (ASCR) das igrejas adventistas do sétimo dia da região central do estado gaúcho: manter tais igrejas sadias. E este foi o tema do sermão do pastor Evandro Fávero, na reunião de hoje, do concílio pastoral que está acontecendo nesta semana, baseado em Atos 9:31:



A igreja, na verdade, tinha paz por toda a Judéia, Galiléia e Samaria, edificando-se e caminhando no temor do Senhor, e, no conforto do Espírito Santo, crescia em número.

Para uma rápida - porém relevante - análise de saúde eclesiástica, Fávero destaca quatro palavras deste versículo bíblico, e sugere algumas atividades que se possam ser realizadas com a congregação para que tal situação seja alcançada.

O texto bíblico diz que a igreja tinha “paz”. Do termo grego eirene, esta palavra traz o sentido oposto de “guerra entre as nações”, e trata-se de paz entre indivíduos e de paz que surge da reconciliação com Deus. Esta primeira palavra em destaque, estampa qual era o estado da igreja primitiva. E as outras três palavras destacadas abaixo, mostram o que acontecia para que a igreja alcançasse tal plenitude.

Como a igreja tinha paz? “Edificando-se”. A partir do significado do termo original oikodoméu, é possível compreender que a igreja estudava a Palavra de Deus e a colocava em prática. Hoje, a igreja pode edificar-se através da leitura e do estudo da Bíblia, através do projeto Reavivados Por Sua Palavra (ver a hastag #rpsp no twitter), da lição da Escola Sabatina, da prática de motivar a todos a lerem a Bíblia, e da aplicação em gastar mais tempo para tal leitura. Fávero cita a autora E.G. White que afirma que a Bíblia é o livro mais eficiente, e mais eficiente do que todos os livros juntos.

Outra razão pela qual a igreja tinha paz é que ela caminhava no “temor”. Caminhava no fobus (gr.), no respeito, na honra, na reverência, na dedicação, na consagração. A igreja dedicava a vida ao Senhor através de uma prática intensa e contínua de oração. Vários textos no livro de Atos evidenciam tal prática na igreja apostólica. E hoje, é possível: a) erguer um altar de oração em cada igreja do distrito, onde se possam colocar os nomes das pessoas que queremos que se convertam; b) instituir o “minuto da oração” em que, em cada programação, a igreja pare para orar pela conversão das pessoas; c) realizar vigílias pelas conversões; d) organizar duplas de caminhada de oração; e) proclamar jejuns; f) estabelecer pequenos grupos de oração pedindo a Deus que as pessoas decidam por Cristo; etc. Quando você ora pedindo determinada bênção para alguém, você é o primeiro a receber aquela mesma bênção, comentou o pregador.

O pastor Evandro continua explicando que a paz da igreja também se dava pelo “conforto”, o parakles, a consolação, a ajuda, o encorajamento.  Pela ajuda e pelo encorajamento do Espírito Santo, a igreja crescia em número. Mais uma vez, é sabido que há diversos textos no livro de Atos que mostram o crescimento da igreja. A igreja tinha uma missão, um objetivo, um resultado, um foco: crescer em número, não baseada meramente em estratégias humanas, mas porque tinha o Espírito Santo. É por isso que o grande derramamento do Espírito Santo não virá enquanto o Seu povo não estiver disposto a ser um povo colaborador de Deus. Pois primeiro é preciso dizer: “Eis-me aqui”.

Para que isto aconteça, não somente o pastor, mas todos os membros que exercem alguma atividade na igreja, precisam mobilizar ações. Como? Nas palavras de Evandro Fávero, é preciso "multiplicar a liderança através de Pequenos Grupos Protótipos porque mais grupos representam mais pessoas envolvidas na comunhão, relacionamento e missão". Tendo foco nas pregações, falando da missão da igreja. Entregando o livro Serviço Cristão (www.cpb.org.br) nas mãos de cada família da igreja, para que o leiam juntos. Tendo momentos de testemunhos na igreja, falados pelas duplas missionárias.  Realizando capacitações. Enviando cartas para os novos convertidos.  Organizando um exercito de visitação recrutadora de missionárias. E, por fim, realizando semanas de colheita. Uma vez que nos tornamos membros da igreja e fomos capacitados para o trabalho missionário, devemos entender que Deus não nos chamou para fazer o trabalho da igreja, mas para conduzir a igreja em sua missão.

Deus quer agir através de nós!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Quer dizer o que pensa sobre o assunto?
Então, escreva aí. Fique à vontade.
Mas lembre-se: não aceitamos comentários anônimos.
Agora, se quiser fazer uma pergunta, escreva para nasaladopastor@hotmail.com