“No relato em MT 21:19, após Jesus amaldiçoar a figueira, a mesma secou instantaneamente. Porém no livro de Marcos (11:12 a 14 e 20), os discípulos percebem somente no dia seguinte que a figueira secara. Como podemos entender esta provável contradição?”
No dia seguinte, quando saíram de Betânia, teve fome. E, vendo de longe uma figueira com folhas, foi ver se nela, porventura, acharia alguma coisa. Aproximando-se dela, nada achou, senão folhas; porque não era tempo de figos.Então, lhe disse Jesus: Nunca jamais coma alguém fruto de ti! E seus discípulos ouviram isto. E, passando eles pela manhã, viram que a figueira secara desde a raiz. Marcos 11:14 a 14 e 20.
Amigo, o texto de Marcos não fala que a figueira secou no dia seguinte. Fala que o episodio da figueira foi no dia seguinte ao dia da entrada triunfal de Jesus em Jerusalém, conforme registra também Mateus. E fala que na manha seguinte eles “viram que a figueira secara desde a raiz”. Este episodio aconteceu na ultima semana de Jesus antes da crucificação, ou seja, na semana da Paixão. Nos três primeiros dias, aconteceu o seguinte:
Domingo (9 de Nisan). No caminho de Betânia para Jerusalém, ocorre a entrada triunfal. A visita silente de Jesus ao Templo; e Seu retorno a Betânia.
Segunda (10 de Nisan). De novo, de Betânia para Jerusalém. A fiqueira é amaldiçoada e seca-se; ocorre a segunda purificacao do templo; Jesus cura ali os aflitos; à tarde, Ele retorna, para seu dormitório: Betânia.
Terça (11 de Nisan). Cedo, Jesus e os discípulos saem de Betânia para Jerusalém. No caminho, eles observam que até as raízes da figueira secaram-se. Este foi o último dia no Templo (Crentes gregos encontram com Jesus no pátio externo); Ultimo dia de ensino público de Jesus.
Creio ter respondido à sua pergunta. Parabéns por querer realmente compreender a Bíblia. O que lhe causou inquietação é realmente importante. A Bíblia não pode contradizer-se. Continue assim, sempre buscando descobrir a clareza do texto bíblico.
Um abraço,
Pergunta Que Será Respondida Amanhã:
“Deus aprovou a mentira de Abraão quando disse que Sara era sua irmã (c.f. Gênesis 12:10)?”
O humilde salva, enquanto o arrogante condena. Quem você está sendo agora?
ResponderExcluirSrs,
ExcluirMateus 21:20 relata a admiraçao dos apostolos por terem visto a figueira secar IMEDIATAMENTE. Mas Mc 11:20-21, no entanto, parece mostrar que os apostolos viram-na seca no dia seguinte, depois da purificaçao do templo.
Com isso, nao seria melhor entendermos que o que estava em jogo era talvez a comprovaçao de que tal evento realmente ocorreu e nao, porpriamente, a ordem dos fatos?
A diferença entre os relatos poderia afetar a inerrancia biblica, e, consequentemente, por em duvida Sua inspiraçao?
Saùde!