quarta-feira, 29 de dezembro de 2010

Morreu: é Só a Alma que vai pro Céu, ou o corpo também?

Tudo bem que Eclesiastes diz que quem morreu fica no pó da Terra. Mas isto não foi até Cristo? Se quando Cristo morreu, por sua morte, operou a ressurreição dos antigo-testamentários (Mateus 27), com isto Ele não estabeleceu uma nova ordem, de que, todos os que morrem após Ele já ressuscitam e vão para o Céu?

Sua pergunta é muito interessante. Nós não podemos afirmar que “todos, sem exceção”, só ressuscitarão na volta futura de Cristo, porque houve várias ressurreições na Bíblia, tanto no Velho Testamento quanto no Novo Testamento.
Mas o próprio episódio que você citou, dos que ressuscitaram por ocasião da morte de Cristo (Mateus 27), mostra claramente que quem morre não vai para o Céu antes de ter ressuscitado.
Veja, a pseudo-doutrina que prega que quem morre vai para o Céu, acredita que a ressurreição da carne está no futuro. Ninguém crê que os que estão morrendo já estão ressuscitando, pois ressuscitar é igual a voltar a viver em carne e osso. Quando Cristo ressuscitou foi assim, não foi (Lucas 24;36-49; 1Coríntios 15)?
Notemos que Paulo escreveu o livro de 1Tessalonicenses uns 20 anos depois o evento da ressurreição de Cristo. Se, como você descreve, os “antes de Cristo” ressuscitaram com Ele, e após tal evento, os que vão morrendo já iriam ressuscitando, a quem Paulo estava se referindo então, quando, ao descrever a volta de Jesus no futuro, usou o verbo “ressuscitarão” (1Tessalonicenses 4:13-18)? Isto indica que quem morre no tempo “depois de Cristo” continua no pó da Terra.
A questão é que Paulo sabia que os que ressuscitaram por ocasião da volta de Cristo não foram “todos”, mas apenas “muitos” (Mateus 27:52). Muitos nem quer dizer a maioria. Se eu disser que hoje recebi muitas pessoas em minha casa, e a quantidade destas pessoas for apenas 2000 pessoas, estarei exagerando com a palavra “muitas”? Mas o que são 2000 pessoas diante da população mundial? Uma raríssima exceção.
Cerca de 30 anos depois do evento da ressurreição especial dada no momento da morte de Cristo, Lucas, ao escrever o livro de Atos, comentando sobre o túmulo do rei Davi disse que o mesmo “permanece entre nós até hoje”, pois diferente de Jesus, que ressuscitou, “Davi não subiu aos céus” (Atos 2:29-34). Isto indica que quem morreu no tempo “antes de Cristo”, salvo exceções, está no pó da Terra.

Um abraço,

Twitter: @Valdeci_Junior

Pergunta Que Será Respondida Amanhã:
“Eu não consigo entender os ensinamentos de Paulo em I Coríntios 7. O querem dizer os versos 5 e 14?”

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Quer dizer o que pensa sobre o assunto?
Então, escreva aí. Fique à vontade.
Mas lembre-se: não aceitamos comentários anônimos.
Agora, se quiser fazer uma pergunta, escreva para nasaladopastor@hotmail.com