sábado, 4 de dezembro de 2010

A mentira de Abraão



“Deus aprovou a mentira de Abraão quando disse que Sara era sua irmã (c.f. Gênesis 12:10)?”





Prezado amigo, Deus não muda. Se ele disse que mentira é pecado, então é pecado. Esta tendência de dar um jeitinho é proveniente de nossa fraqueza. Como poderia Deus aprovar uma criação satânica? Afinal, o diabo não é o pai da mentira? Veja o que um comentário bíblico diz:

“Durante sua permanência no Egito, Abraão deu prova de que não estava livre de fraqueza e imperfeição humana. Ocultando o fato de que Sara era sua esposa, evidenciou desconfiança no cuidado divino, falta daquela fé e coragem sublime tão freqüente e nobremente exemplificada em sua vida. ... Sara era "formosa à vista", e ele não duvidou de que os egípcios de pele morena, cobiçariam a bela estrangeira, e que, a fim de consegui-la, não teriam escrúpulo de matar a seu marido. Raciocinou que não seria culpado de falsidade ao apresentar Sara como sua irmã; pois que era filha de seu pai, posto que não de sua mãe. Mas esta ocultação da verdadeira relação entre eles, era engano. Nenhum desvio da estrita integridade pode encontrar a aprovação de Deus. Devido à falta de fé por parte de Abraão, Sara foi posta em grande perigo. O rei do Egito, sendo informado de sua beleza, fez com que ela fosse levada ao seu palácio, tencionando fazer dela sua esposa. Mas o Senhor, em Sua grande misericórdia, protegeu a Sara, enviando juízos sobre a casa real. Por este meio o rei soube a verdade a tal respeito; e, indignado pelo engano praticado para com ele, reprovou Abraão, e restituiu-lhe a esposa, dizendo: "Que é isto que me fizeste? ... Por que disseste: É minha irmã? de maneira que a houvera tomado por minha mulher; agora, pois, eis aqui tua mulher; toma-a e vai-te". Gên. 12:18 e 19.

O fato de Abraão ter sido o “Pai da Fé” não implica que ele nunca tenha pecado. As Escrituras não falam que o único que não pecou foi Jesus? Você pode olhar em Hebreus 11 e vai ver que quase todos os heróis da fé relatados ali foram homens que tiveram seus pecados relatados na Bíblia. O que mostra que este não é um livro parcial, de ficção ou um conto. Conta a realidade do que enfrentam os filhos de Deus neste campo da grande controvérsia entre o bem e o mal.
Isto serve então como desculpa para seguirmos também pecando? Pelo contrário, é uma de advertência a nós de que, embora estejamos seguindo a Deus, devemos sempre vigiar, porque não estamos isentos de cair em tentação, a menos que mantenhamos nossa comunhão com Cristo.

Tudo posso nAquele que me fortalece!

Busque nEle esta força!
Que Deus o abençoe!!!


Pergunta Que Será Respondida Amanhã:
Será que a pessoa cristã pode trabalhar vendendo ou servindo algo que, por princípio, ela não deve usar?

23 comentários:

  1. Valeu pelo texto pastor. Com certeza foi muito proveitoso não apenas para mim..

    ResponderExcluir
  2. Abraão pecou sim, mas não pela mentira, mas sim, por não confiar em Deus por um momento. Abraão apenas omitiu que Sara era sua mulher, mas ele nuca mentiu a respeito, Sara era realmente irmã de Abraão, (Gn. 20.12)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Abraão, omitiu o fato de Sara ser sua esposa, fazendo isso, ele enganou os Egípcios, e todo engano é algo ilusório (falso), logo, uma mentira.
      Quando Abraão desposa Sara para ser sua esposa, o fato de eles serem irmãos torna-se irrelevante para a lei, para Deus e para as Escrituras, quando ele omite isso, ele pronuncia uma mentira.

      Excluir
  3. Na verdade dentro desse texto gostaria de compreender visto que Abraão era irmão de Sara e em Deuteronômio 27 :22 22 Deus abomina essa prática de relações entre irmãos. Isso significa então que Abraão estava em pecado?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nesse período não havia essa lei da parte de Deus. Então como foi gerada as nações? Com certeza os filhos de Adão também tiveram relações sexuais até povoar a terra.

      Excluir
    2. Haviam que se multiplicar

      Excluir
  4. Amados irmãos a paz! Ao meu modo de ver, isso ocorreu antes de Deus impor esta leis.
    Antigamente era aceito isso, tanto é que tudo inicia em um relacionamento em que Deus faz a mulher da costela de Adao, e para o povo crescer ocorria isso.
    O pecado só existe quando temos ciência do mesmo, quando apendemos o que é certo e errado ai sim.
    Mas quando Abrão casou não existia essa lei por isso ele não cometeu pecado.

    ResponderExcluir
  5. paz de cristo jesus no meu ponto de vista abraao nao pecou leia o verso 11 e 12 primeiro abraao fala que o rei nao tem temor de Deus entao ele amitiu o fato e so falou que era irmaos veja em quer terminou nisso tudo concertesa esse rei nunca mais fez esse ato de barbaridade

    ResponderExcluir
  6. o filho de abraao tentou tambem dizer que rebeca era irma.veja genesis 26.9

    ResponderExcluir
  7. Muito informativo
    Eu acho que Deus tbm nos da estrategia para nos livrar das maos do.inimigo

    ResponderExcluir
  8. PAZ DO SENHOR JESUS CRISTO Eu acho que Deus tbm nos da estrategia para fugir das maos dos nossos inimigos

    ResponderExcluir
  9. A intenção dele é que determinou a mentira.

    ResponderExcluir
  10. A intenção dele que determinou a mentira!

    ResponderExcluir
  11. Na verdade Velho patriarca não mintiu.É nós que entendemos errado ela a Sara era velho de terra mas por parte de já más de Abrão era OUTRA entenderam? AGORA no caso de ezaque é uma mentira sim.

    ResponderExcluir
  12. Mais por que em genesis 11 diz q terá só teve 3 filhos ?

    ResponderExcluir
  13. Abraão não mentiu Gênesis 20:11 ele era realmente irmão de sarai por parte de pai

    ResponderExcluir
  14. Abraão não mentiu ele era irmão de sarai leia Gênesis 20:11

    ResponderExcluir
  15. Abrão ficou c medo de ser morto e omitiu q acabou em uma mentira, ele era irmão por parte de pai e não de mãe, entao se está vão juntos não poderiam porque era abominável, ele na minha opinião acabou deixando rastro p o rei de mentira,mas Deus usou tua misericórdia p com eles devido a comunhão e sinceridade q Abrão tinha c Deus, ele recebeu um escape a misericórdia de Deus dura p sempre

    ResponderExcluir
  16. Abraão não mentiu para Faraó quando afirmou que Sarah era a sua Irmã! Veja o que diz Gênesis 20 verso 12: 12 E, na verdade, é ela também minha irmã, filha de meu pai, mas não filha da minha mãe; e veio a ser minha mulher.

    ResponderExcluir
  17. Abraão mentiu isto é fato e compreensível por ser um ser humano...o que não entendo Abraão mente e Faraó que paga com doenças...

    ResponderExcluir

Quer dizer o que pensa sobre o assunto?
Então, escreva aí. Fique à vontade.
Mas lembre-se: não aceitamos comentários anônimos.
Agora, se quiser fazer uma pergunta, escreva para nasaladopastor@hotmail.com