segunda-feira, 6 de dezembro de 2010

A maldição de Cam

Só porque Cam viu a nudez de Noé este o amaldiçoou? Em que implica esta maldição? Foi ressentimento? Isto tem alguma coisa a ver com o perfil dos cananitas?”

Sendo Noé lavrador, passou a plantar uma vinha. Bebendo do vinho, embriagou-se e se pôs nu dentro de sua tenda. Cam, pai de Canaã, vendo a nudez do pai, fê-lo saber, fora, a seus dois irmãos. Então, Sem e Jafé tomaram uma capa, puseram-na sobre os próprios ombros de ambos e, andando de costas, rostos desviados, cobriram a nudez do pai, sem que a vissem. Despertando Noé do seu vinho, soube o que lhe fizera o filho mais moço e disse: Maldito seja Canaã; seja servo dos servos a seus irmãos. E ajuntou: Bendito seja o SENHOR, Deus de Sem; e Canaã lhe seja servo. Engrandeça Deus a Jafé, e habite ele nas tendas de Sem; e Canaã lhe seja servo. Gênesis 9:20 a 27.


O cultivo da uva era comum em todo antigo Oriente Médio. Noé não havia feito nada mal em plantar uma vinha. A uva é uma das plantas mais nobres da Criação. Cristo a usou para ilustrar sua relação com a igreja (João 15) e honrou este fruto bebendo-o na ultima noite de seu ministério terrestre (Mat. 26: 27-29). O suco da uva é muito benéfico para o corpo humano, enquanto não está fermentado.

Quando se fermenta, passa a ser alcoólico. Em hebraico, a palavra yáyin serve tanto para determinar o suco quanto o vinho alcoólico da uva. Se a bebida da vide estava fermentada ou não, sempre é entendido pelo contexto da narração.

Quando Noé tomou esta bebida, “embriagou-se”. A intemperança de Noé trouxe vergonha a um ancião respeitável e submeteu ao ludíbrio e à zombaria alguém que era sábio e bom.

A insistência da Bíblia em mencionar que Cam era pai de Canaã parece implicar que tanto o pai quanto o filho tinham inclinações profanas similares que se manifestaram não somente no incidente que se descreve aqui, mas também posteriormente nas práticas religiosas de toda uma nação.

O pecado de Cam foi uma transgressão intencional. Pode ser que houvesse visto acidentalmente a vergonhosa condição de seu pai, mas em vez de encher-se de dor pela bobice de seu pai, se regozijou no que via e se deleitou em propagar.

Os dois irmãos mais velhos de Cam, Sem e Jafé, não participaram de seus sentimentos pervertidos. Embora todos houvessem recebido o mesmo amor paternal e a mesma educação, o pecado se manifestou muito mais marcadamente em um do que nos outros. Os filhos maiores de Noé mostraram um admirável espírito de decência e domínio próprio.

A natureza de Cam se revelou posteriormente em sua descendência, já por conseqüência da participação pecaminosa de seu primeiro descendente, Canaã. Quando Noé se recuperou e soube do que havia sucedido durante sua embriagues, amaldiçoou a Canaã, seu neto, filho de Cam, o que nos mostra seu caráter delinqüente.

Orígenes, um dos pais da igreja, menciona a tradição segundo a qual Canaã viu primeiro a vergonha de seu avó (Noé) e então contou a seu pai (Cam). Não é improvável que Canaã tenha participado da má ação de deu pai.

A maldição de Noé não parece ter sido pronunciada com ressentimento mas como uma profecia. A profecia não coloca a Canaã em particular ou aos filhos de Cam em geral nas cadeias de um destino férreo. É meramente uma predição do que Deus previu e anunciou por meio de Noé. Provavelmente Canaã já seguia nos pecados e seu pai, os quais chegaram a ser um traço tão marcante no caráter nacional dos descendentes de Canaã, que posteriormente Deus ordenou sua destruição.

Que o Deus dos Céus continue abençoando muito a você!

Um abraço do seu amigo e irmão em Cristo,



Pergunta Que Será Respondida Amanhã:
Quando Jesus voltar e definitivamente separar os bons dos maus (Mateus 25:31-46), como poderemos confiar que Ele realmente estará sendo justo? Como poderei ter certeza de que Deus não estará sendo um tirano, que vai fazer as coisas segundo o que Ele acha certo? Será que não correremos o risco de ficar insatisfeitos com Sua arbitragem?

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Quer dizer o que pensa sobre o assunto?
Então, escreva aí. Fique à vontade.
Mas lembre-se: não aceitamos comentários anônimos.
Agora, se quiser fazer uma pergunta, escreva para nasaladopastor@hotmail.com