sexta-feira, 24 de dezembro de 2010

A Guarda do Sábado e os Trabalhos em uma Fazenda

O que fazer com trabalhos indispensáveis no dia de sábado? Uma fazenda deve parar suas atividades no sábado? Pode-se realizar todo o trabalho de uma fazenda no sábado?


Quando Deus criou o mundo ele estabeleceu um dia como santo para que nele pudéssemos adorá-Lo. O principal sentido do sábado é adoração. Adoração a Deus como prioridade, seria um resumo dos quatro primeiros mandamentos. O Senhor nos chama para Adorá-Lo num templo do tempo que é o sábado. Portanto, realizar os nossos trabalhos é pecado. Note: os nossos trabalhos, que nos remuneram e satisfazem as nossas próprias necessidades.
Entretanto, há trabalhos a fazer no sábado. Parece contraditório? Agora não estou falando do nosso trabalho, mas do trabalho de Deus e/ou para Ele. Ele mesmo trabalha no sábado (João 5:17)[1]. Em João 5:17 “Jesus assegurou a seus ouvintes que Deus – que havia criado o mundo – ainda estava trabalhando ativamente entre eles, mesmo no dia de sábado[2]”.
Bom, então Jesus aboliu o sábado? Não. Ele mesmo afirmou que não veio abolir, mas guardar o sábado (Mateus 5:17). Jesus veio para colocar muitas coisas em seu devido lugar, inclusive o sábado. Os fariseus e sacerdotes da época de Jesus julgavam ser pecado carregar uma maca (João 5:10), tomar um fruto e comer (Mat 12:1 e 2)  ou curar no sábado (João 5:16). No Velho Testamento não encontramos nenhuma afirmação que apóie estas tradições radicais que haviam sido criadas por aqueles lideres. Desde o tempo do Velho Testamento e do lançamento dos dez mandamentos, já haviam trabalhos que eram realizados no sábado (Mat 12:5; Num 28:9 e 10) de forma instituída pelo mesmo Deus que, naqueles tempos (Exo 20:8) reivindicava a guarda do sábado. Cristo, repetidas vezes, afirmou a natureza eterna da vigência da lei moral (Mat. 5: 17-18; Juan 15: 10; etc.).
Adoração também requer o “servir” a Deus. Servir é trabalho. Os sacerdotes trabalhavam no templo, no sábado porque “seu trabalho achava-se em harmonia com o desígnio do sábado”[3]. Assim como um pastor trabalha hoje no sábado (assalariado pra isto) ao dar assistência à igreja. Não é um trabalho comum. É um serviço diretamente para Deus. Cabe no clima de adoração do sábado. Não são interesses deste mundo. Imagine se Deus parasse de trabalhar no sábado. Nós morreríamos.
Deus quer que paremos de trabalhar no sábado e guardemos este dia para O servirmos. Mas ele não quer que passemos este dia em ociosidade. Devemos trabalhar para Ele, realizando o bem (Mat 12:12).
Mas o que é realizar o bem? É pregar o evangelho, ajudar as pessoas, salvar ou manter vidas, não deixar que animais morram (Mat 12:8), etc. Ao fazer algo por alguma destas criaturas de Deus, estamos fazendo algo para Ele (Mateus 25:40). Isto não é violar o sábado.
Eu já vivi na fazenda. Tínhamos vacas leiteiras que produziam uma média de 25 litros de leite diariamente, sendo ordenhadas duas vezes por dia. Se um animal daqueles não recebesse a ordenha, o adoecimento poderia ser fatal. Deixar morrer uma vaca ou um bezerro seria estar destruindo criaturas de Deus. Então tirávamos o leite. O dinheiro daquele leite (que não era vendido no sábado) era destinado para fins missionários, uma vez que no sábado não trabalhamos para nós, mas para Deus. Entretanto, aos sábados, nós não fazíamos os outros serviços rotineiros da fazenda, que podiam ser deixados pra outro dia. Fazíamos somente o indispensável para que um ser não ficasse doente ou morresse.
Isto ocorre num Hospital Adventista, por exemplo. Não há consultas ou exames, somente o plantão dos profissionais que vão cuidar dos que já estão internados ou que atenderão ao pronto socorro. Portanto, no sábado é licito fazer o bem.
Faça, na fazenda, somente os trabalhos que, se não forem feitos gerarão repentina doença ou morte. O mais, confie nas mãos de Deus e ele cuidará.


Com apreço,



Twitter: @Valdeci_Junior

Pergunta Que Será Respondida Amanhã:
Qual é o significado de Lucas 19:40?


[1]Conselhos Sobre Mordomia 19; Testemunhos Seletos, 3:260; Conselhos Sobre Saúde 325; Medical Ministry 9; Patriarcas e Profetas 107
[2]Nichol, F. D., ed. Seventh Day Adventist Bible Commentary.  10 vols. Washington, D.C: Review And Herald Publishing Association, 1953, about John 5:17.
[3]O Desejado de todas as Nações, pág. 285.

2 comentários:


  1. Quanto ao Sábado Santo, podem-se transferir para o dia seguinte as compras, o conserto ou o lavar do carro, o lavar e passar das roupas, a reforma da casa ou pequenos reparos, mas se um carro estiver quebrado no meio da rua, a caridade de ajudar a empurrar tem de estar presente em primeiro lugar. Não se pode, no sábado, atender a um vizinho que pedir ajuda para encher uma laje de concreto, mas se a casa dele desabar, num sábado, é alto dever do cristão fazer toda a força possível para ajudar o semelhante. Um médico pode trabalhar também aos sábados, senão pessoas morrem, assim também como a Polícia, os Bombeiros, os responsáveis pela distribuição da água, da luz, das comunicações, dos transportes, pois se eles parassem aos sábados, os hospitais não funcionariam, as ruas ficariam escuras, a criminalidade aumentaria e outras dificuldades a mais e, com isso, tudo viraria um caos.

    Um dia, um pastor evangélico chamado Natanael, tentou-me: “Ora, está escrito que se você guardar uma lei será obrigado a guardar todas elas, então, nem o fogo da cozinha sua esposa poderá acender”.

    Respondi, segundo as Escrituras, que ele apenas tentava criar confusão, pois essa lei antiga veio de Levítico, cuja maioria foi feita para regular as ações dos israelitas nos sofridos 40 anos da vida no deserto e, como tal, assim como muitas outras leis menores que não tiveram lugar no Evangelho só vigoraram até João (Lucas 16:16). Sobretudo, essa lei do fogo na cozinha não faz parte específica das Dez Leis majoritárias e perpétuas fundidas nas Rochas de Deus. Essas, sim, são absolutamente diretas e “imexíveis”, pois todas elas foram promulgadas para obediência irrestrita como parte da Salvação para quem a procura. A família tem de comer, também aos sábados, comida quente e, para aquecê-la, há a necessidade de se acender o fogo da cozinha, pois nem todos têm microondas.

    Outro dia, um amigo tentou-me: “Simões, ontem, no sábado, passei em frente ao Colégio Adventista e vi vigias e porteiros trabalhando. Ora, isso pode? Não é um paradoxo?”. Respondi a ele que, segundo as Escrituras, principalmente no exemplo de Jesus em Mateus 12:1, que aprovou seus amigos colherem espigas para matar a fome, o sábado pode ser quebrado quando tratar-se de afazeres que não podem ser transferidos para o dia seguinte. Assim como os operários da manutenção de um alto forno tem de trabalhar aos sábados (senão levaria uma semana para o forno recuperar a temperatura precisa, o que resultaria em alto prejuízo e desemprego), também os responsáveis pelos transportes, os porteiros e vigilantes também podem. No caso dos encarregados da segurança do Colégio Adventista, sem os porteiros e os vigias o prédio seria saqueado todos os sábados, e todas as segundas-feiras os provedores do Colégio teriam de comprar tudo o que certamente teria sido levado pelos ladrões, além de o perigo de ser depredado ou incendiado.

    ResponderExcluir
  2. Recado curto sobre os sábados
    Não adianta querer fazer Deus mudar um só til de suas promulgações, cravadas nas Rochas Sagradas das leis para que nunca se apagassem, que no caso dos fariseus modernos, julgam que Deus teria se arrependido de incluir o Quarto Mandamento, e depois o lixado, deixando a Arca da Aliança aleijada. Só na cabeça do tolos...
    O sábado será sempre o Dia do Senhor, primeiramente porque foi instituído na Criação, foi abençoado e santificado por Deus (quando ele abençoa é para sempre), Em Ezequiel 20:20 foi instituído como um Sinal entre ele e a humanidade (quanto a isso Está escrito que Deus não faz distinção de pessoas ou de raças (Atos 3:24 e 25) ; Está Escrito em I Carta de Pedro 1:24 que DEUS NÃO MUDA e que sua Palavra permanece eternamente. Como ele escreveu, pessoalmente, a Lei do Sétimo Dia nas Rochas Sagradas é para sempre; Jesus promulgou que O SÁBADO FOI CRIADO PARA O HOMEM (Marcos 2:28); Jesus bradou que podem passar os Céus e a Terra antes que das leis se consiga retirar um só caractere, e a leis do sábado tem 433 caracteres (Mateus 5:15 a 37) Sobretudo, Jesus santificou os sábados, sua Igreja, seus apóstolos e a Igreja de Paulo santificaram todos os sábados e jamais um só domingo (Lucas 4:16; Lucas 23:55; Atos 16:13; Atos 13:31 a 44) Outro dia, ouvi o pastor Malafaia afirmar que os evangélicos não guardam o sábado porque nove dos mandamentos estão repetidos no Evangelho, mas o do sábado não; Pura Utopia e desconhecimento bíblico, pois o sábado está repetido por 10 vezes: Marcos 2:28; Lucas 4:16; Lucas 23:55; Atos 16:13; Atos 13:41; Atos 18:4; Atos 1:12; Atos 24:20; Hebreus 4:4; Mateus 5:17 e seguintes.
    Jesus nomeou aqueles que o acusavam de violar os sábados de Filhos do Diabo. João 8:44. Jesus respondeu a eles que apenas APARENTAVA que ele desrespeitava os santos sábados:
    “Se o homem recebe a circuncisão no sábado, para que a lei de Moisés não seja quebrantada, indignais-vos contra mim, porque no sábado curei de todo um homem? Não julgueis segundo a aparência, mas julgai segundo a reta justiça”. Jesus, em João 7:23 a 24

    Estudando-se o Novo Testamento com critério e atenção, concluímos que a palavra de Deus não atribui nenhum significado litúrgico ao dia da ressurreição, simplesmente porque esse acontecimento tem de ser visto apenas como uma realidade existencial experimentada pelo poder do Cristo vitorioso também sobre sua própria morte. De modo algum a ressurreição de Jesus pode ser vista como uma prática cristã associada ao culto aos domingos. Cristo, que havia ressuscitado a outros, não poderia ser vencido pela morte, o que anula totalmente a pretendida importância do tal domingo. Mas a Monumental Vitória de Jesus Cristo deu-se com a sua sofrida Morte na cruz! E não há uma linha no Evangelho que aponte qualquer indício da troca maluca do sábado pelo domingo. Coisa do papado romano para que se cumprisse a profecia no Apocalipse 13:7: Satanás venceu os santos.
    Então, apesar dos pastores famosos e não famosos, O SÁBADO É PARA SEMPRE, PERPETUAMENTE e foi o Senhor Deus quem nos revelou isso quando promulgou que sua palavra permanece eternamente!
    Waldecy Antonio Simões walasi@uol.com.br

    www.segundoasescrituras.com.br Neste site há vários arquivos que completam o presente:

    (Todos livres para publicações)

    119 - O Tratado sobre as leis de Deus
    146 - Colossenses 2:16 fácil de entender
    148 - A maioria dos pastores evangélicos interpretam errado a Carta aos Gálatas
    150 - Absolutamente nada funciona sem leis
    151 - O fim da lei é Cristo, interpretado errado
    152 - Segundo Jesus, as boas obras são parte imprescindível para a salvação
    153 - Recado curto mostrando a verdade do sábado
    154 - As sete verdades sobre o sétimo dia
    156 - Raízes da Igreja

    ResponderExcluir

Quer dizer o que pensa sobre o assunto?
Então, escreva aí. Fique à vontade.
Mas lembre-se: não aceitamos comentários anônimos.
Agora, se quiser fazer uma pergunta, escreva para nasaladopastor@hotmail.com