Não, ele jamais foi adventista do sétimo dia. Ele teve contato com o que ele mesmo denominou "segundos adventistas".
De acordo com Azenilton Brito[1] , Charles T. Russel, o fundador do movimento cujas pessoas se intitulam testemunhas de Jeová, foi influenciado por um conferencista chamado Jonas Wendell que era do grupo dos desapontados de 1844, e marcara a data de 1874 como o novo ano do advento de Cristo.
Russell assistiu a uma conferência de Wendell e impressiou-se com a data, passando a ensinar que esse ano seria do advento, só que mais tarde entendendo isso como sendo "secreto" e "invisível". Mais tarde seus sucessores na liderança da Torre de Vigia alteraram a data com a qual ele iniciou o movimento para 1914 que é mantida até hoje.
Assim, é falso alegar que Russell seja ex-adventista. E quanto eu saiba, ele nunca teve contato com a Igreja Adventista do Sétimo Dia, após a formação da mesma em 1863.
Abraços
Twitter: @Valdeci_Junior
[1]Azenilto G. Brito, Bacharel em Teologia Teolgia pelo SALT, Jornalista, Mestrado em Língua Inglesa pela Andrews University, Mentor do Ministério Sola Scriptura, ele é pesquisador perito neste assunto. É autor do livro O Desafio da Torre de Vigia, Tatuí, SP: Casa Publicadora Brasileira.
Pergunta Que Será Respondida Amanhã:
Na Bíblia tem quantos lugares chamados Meribá? Por quê? O que isso significa?
Mas afinal, como foi que os Deuses criaram as estrelas? Por acaso você sabe?
ResponderExcluirSe não, então já é mais que hora de você saber, não acha?
Wandrey