sábado, 19 de novembro de 2011

Hebreus 7:18-19

Por favor,  eu gostaria  de saber o significado das palavras  dos  versículos  dezoito e dezenove  do capítulo sete da carta de Paulo  aos Hebreus.

Antes de começar a explicação destes dois versos, quero apenas fazer uma observação. Muitos pretensos intérpretes das Escrituras querem imaginar que tal texto se refere a uma possível abolição do Decálogo. Aqui se fala sim de lei, mas não a Lei dos dez mandamentos. Como em todo o tema do livro de Hebreus, Paulo aqui está comparando as leis do sacerdócio levítico com o ministério sacerdotal de Cristo, após sua ascensão, no Céu. Portanto, para não descontextualizar os versos de nosso estudo, não iremos nos ater nos assuntos dos mandamentos morais e eternos que refletem o caráter de Deus e de quem deseja ser Seu.
Voltando a pensar no propósito do livro de Hebreus, vamos primeiro analisar o verso 18.
Observe, nas diferentes versões, como este versículo é traduzido de tantas formas diferentes (a versão correspondente segue antes do texto):
Versão: João Ferreira de Almeira Revista e Atualizada
Hebreus 7:18   Portanto, por um lado, se revoga a anterior ordenança, por causa de sua fraqueza e inutilidade
Versão: Nova Tradução na Linguagem de Hoje
Hebreus 7:18   Assim a regra antiga foi anulada porque era fraca e inútil.
Versão: João Ferreira de Almeida
Hebreus 7:18   Porque o precedente mandamento é ab-rogado por causa da sua fraqueza e inutilidade
Versão: João Ferreira de Almeida Atualizada
Hebreus 7:18   Pois, com efeito, o mandamento anterior é ab-rogado por causa da sua fraqueza e inutilidade   
Versão: King James
Hebrews 7:18   For there is verily a disannulling of the commandment goingbefore for the weakness and unprofitableness thereof.
Versão: Young's Literal Translation
Hebrews 7:18   for a disannulling indeed doth come of the command going before because of its weakness, and unprofitableness,
Versão: Reina Valera Bible
A los Hebreos 7:18   El mandamiento precedente, cierto se abroga por su flaqueza é inutilidad;    
Versão: Sagradas Escrituras
Hebreos 7:18   El mandamiento precedente, cierto queda abolido por su flaqueza e inutilidad;
Tradução minha:
Hebreus 7:18   Fica, pois, revogado o mandamento anterior por causa da sua debilidade e ineficiência
Este “fica, pois” quer dizer que, de acordo com o texto grego, a relação entre os versos 18 e 19 é como segue: “Por um lado há a revogação do mandamento,... e pelo outro, a apresentação de uma melhor esperança”.
Este uso do termo “revogado” é mais significativo do que o termo "mudado"  do verso 12. O desígnio era que a lei do sacerdócio levítico só operasse até que Jesus Cristo, o grande Sumo Sacerdote, começasse seu ministério, pois aí então seria revogado o sacerdócio levítico.
Quando Paulo atribui as qualidades de debilidade e ineficiência, não está querendo dizer que sempre e ou originalmente foram assim, os trabalhos do sacerdócio. Não o era intrinsecamente assim, pois Deus o tinha instituído; mas fracassou devido à atitude do povo para com ele. Fizeram da lei um fim; criam que obedecendo-a atingiriam a salvação. O Evangelho se lhes havia sido pregado, mas eles não aproveitaram, por não lhe adicionar a fé (cap. 4: 2).
Vamos agora ao verso dezenove.
Na versão Almeida Atualizada:
Hebreus 7:19   (pois a lei nunca aperfeiçoou coisa alguma), e, por outro lado, se introduz esperança superior, pela qual nos chegamos a Deus.
Versão: Nova Tradução na Linguagem de Hoje
Hebreus 7:19   Pois a lei não podia aperfeiçoar nada. Mas agora Deus nos deu uma esperança melhor, por meio da qual chegamos perto dele.
Versão: João Ferreira de Almeida
Hebreus 7:19   (Pois a lei nenhuma coisa aperfeiçoou) e desta sorte é introduzida uma melhor esperança, pela qual chegamos a Deus.
Quando o apóstolo escreveu aqui que a lei não aperfeiçoou a nada, ele estava referindo-se à lei em si e por si mesma. Mas isto não significa que a salvação era impossível para os que viveram nos tempos do Antigo Testamento. A perfeição era possível, mas pelo mesmo meio pelo qual se adquire hoje: pela fé em Jesus Cristo. A lei é o nosso aio, para levar-nos a Cristo... Mas obtendo-se a justificação, pela fé, já não estamos sob qualquer condenação da lei (cf. Gl. 3:24-25).
Aí vem o complemento que comentei acima, sobre o verso dezoito. Aí vem a introdução de uma melhor esperança. A melhor esperança se centraliza em Cristo. Ele tomou o lugar do sacerdócio, das leis de ritos do santuário e das ordenanças levíticas.
Esta é a esperança que é colocada diante de nós como segura e firme ancora, que penetra até dentro do véu (6:18).
É desde modo que nos aproximamos de Deus. Este tinha sido o propósito do sacerdócio levítico, mas devido a instruções e administrações defeituosas, os homens criam que Deus estava muito longe deles. Agora Jesus Cristo, o Sumo Sacerdote, entrou "dentro do véu" (6: 19). Está sentado à destra da Majestade nas alturas (1: 3). Por isso os seres humanos podem aproximar-se "confiadamente ao trono da graça" (4: 16) e podem chegar a Deus com plena confiança.
Portanto amigo, estes dois versos refletem muito bem o propósito do livro de Hebreus. Paulo, nesta epístola, parte do conhecimento que o hebreus tinham, da lei do sacerdócio levítico, para mostra sua substituição pelo sacerdócio atual de Cristo, no santuário celestial. A compreensão que os hebreus não tinham de forma correta é a de que aqueles ritos eram apenas símbolos. Que em si não tinham poder de salvá-los. Que eles precisavam apenas olhar, através deles (ritos), pela fé, para seu salvador que ainda viria, Jesus.
Corremos hoje o mesmo risco, de fazendo a obra do Senhor, perder de vista o Senhor da obra. A salvação nos vem somente através da fé em Jesus. O sistema de santuário era válido e devia ser praticado, em todo o contexto do Antigo Testamento, mas não salvava. A igreja hoje também é um instrumento de Deus, mas não salva, pois somente através da fé em Jesus.
Corramos a carreira que nos está proposta, olhando firmemente para Jesus (12:1 e 2).

Twitter: @Valdeci_Junior


Pergunta Que Será Respondida Amanhã:

A medida usada para a muralha da Nova Jerusalém, citada em Apocalipse 21:17, é côvado de anjo ou de homem?

3 comentários:

  1. Olá! Então se vc dá ou não dá o Dizimo vc vai ser salvo? ou seja, o que diz em Malaquias 3;10 se não Dizimarmos estamos roubando a Deus, então se eu não Dizimar vou ser Salvo?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A referida profecia foi dirigida ao povo hebreu, estamos sob novo pacto que não tem relação com a lei de moisés, é necessário conhecer toda a bíblia para não sermos presas daqueles que distorcem a verdade e atam jugos pesados sob os outros mas eles mesmos não carregam.

      Excluir
  2. Quem disse q a carta aos Hebreus foi escrita por Paulo?!?

    ResponderExcluir

Quer dizer o que pensa sobre o assunto?
Então, escreva aí. Fique à vontade.
Mas lembre-se: não aceitamos comentários anônimos.
Agora, se quiser fazer uma pergunta, escreva para nasaladopastor@hotmail.com