terça-feira, 29 de novembro de 2011

Compreensão Entre Marido e Mulher

Como um homem pode compreender uma mulher, e como uma mulher pode compreender um homem?

Existe uma grande necessidade de compreensão entre os casais. Por isso, eles devem se esforçar para descobrir o que motiva, agrada, desagrada e preocupa o(a) companheiro(a), fazendo de tudo para identificar quais são os sonhos e as expectativas do outro. Estas atitudes permitem que o casal se beneficie de uma vida conjugal muito mais significativa.
Homens e mulheres geralmente pensam e sentem de forma diferente e é importante que ambos entendam alguns aspectos do sexo oposto para que haja compreensão em vez de desentendimento.

O que eles precisam saber

·        A maioria das mulheres passa por períodos de TPM (tensão pré-menstrual) bastante intensos. Neste perído, irritação, sensibilidade aguçada e oscilações do humor são frequentemente observados. Isto não é, como muitos dizem, “frescura”, mas consequência de uma série de alterações hormonais decorrentes deste período. Não a critique; neste momento, ela precisa de afeto ou, algumas vezes, um simples silêncio. Depois tudo volta ao normal.
·         Geralmente as mulheres têm mais necessidade de falar do que os homens. Elas tendem a ser mais detalhistas quando contam um acontecimento ou podem sentir a necessidade de simplesmente serem ouvidas sem, necessariamente, ouvir soluções. Portanto, não se preocupe tanto em dar conselhos, mas ofereça a ela sua atenção e compreensão.

O que elas precisam saber

·        Às vezes, as mulheres esperam que os homens “adivinhem” os seus sentimentos, pensamentos ou vontades sem que eles sejam falados claramente. Por isso, tente comunicar, de forma verbal, com seu cônjuge, aquilo que você quer que ele saiba, mesmo que isso pareça óbvio para você. O amor não adivinha magicamente. Cada um precisa abrir o coração e falar do que precisa.
·         Muitos homens preferem passar momentos de silêncio quando estão estressados ou cansados. Se ele não quiser conversar sobre alguma questão dele, respeite-o e aprenda a não tirar conclusões preciptadas de que tal atitude é algo contra você. 
Conclusão

Ontem e hoje, estudamos sobre comunicação íntima, comprometimento, cooperação mútua e compreensão. Você percebe que depois que estudamos a importância destes elementos para o crescimento da relação conjugal, podemos entender melhor por que muitos casamentos fracassam?
Mas não queremos que isso aconteça na sua família. Portanto, procure colocar todas essas dicas em prática. Nosso desejo é que, através destes ingredientes, o seu relacionamento se torne cada vez mais completo.
Leia mais sobre o que estudamos em:
              
Comunicação, a Chave Para seu Casamento. Norman H. Wright, Editora Mundo Cristão
Felizes no Amor. Nancy Van Pelt, Editora Casa Publicadora Brasileira
Homens são de Marte, Mulheres são de Vênus. John Gray, Editora Rocco
Vida em Família. Ellen G. White, Editora Casa Publicadora Brasileira
Vida Familiar Transformada Pela Graça. Jeff Van Vonderen, Editora Betânia

Momento de Refletir


1. Diante de um conflito conjugal, como você reage? Se isola, conversa, pede divórcio, espera pela atitude do outro? Escreva abaixo como você costuma agir e reflita sobre os lados positivos e negativos desta conduta
2. Em que nível está sua comunicaçao com seu cônjuge? Se você ainda não chegou no nível 1, o que pode fazer para desenvolver esta comunicação?

3. Faça uma lista junto com seu cônjuge, dividindo os papéis de cada um. Analise o que cada um pode fazer para cooperar com o outro.

            4. Tanto o homem como a mulher, possuem necessidades diferentes e que precisam ser compreendidas. Faça, juntamente com seu cônjuge, uma lista dessas necessidades individuais e compartilhe um com o outro. Coloque ambas as listas em um local onde os dois possam ver, para que, quando uma situação semelhante acontecer novamente, ambos lembrem da necessidade do outro de ser compreendido.

Fonte: Revista Família Feliz, Capítulo 03.

2 comentários:

  1. a mulher no seu periodo mestrual pode agir naturalmente na igreja em sua participação no pulpito? o que Deus fala sobre isso,ou o espirito de profecia?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nada, pois n há versículo biblicos falando a respeito disso. A menstruação n é uma doença e nem um bixo de sete cabeças q impessa totalmente as atividades da mulher. Certo q há momentos de indisposição, mas nada como um bom remédio, descanso, massagens e tratamentos resolva. Mas a mulher pode fazer suas atividades durante o período menstrual desde q ela n se sinta incomodada. Mas se ela estiver disposta em seu período então n há nada q a impeça de realizar seus serviços. N há profecia para esse tipo de coisa, pois é normal e natural do corpo humano no sistema reprodutor feminino e é necessário que aconteça sempre esse período. Deus faz tudo certo.

      Excluir

Quer dizer o que pensa sobre o assunto?
Então, escreva aí. Fique à vontade.
Mas lembre-se: não aceitamos comentários anônimos.
Agora, se quiser fazer uma pergunta, escreva para nasaladopastor@hotmail.com