Em uma leitura superficial, realmente parece haver uma contradição nas informações dadas destes dois versículos. Entretanto, até um leitor leigo em teologia pode perceber que as informações não se contradizem, apenas se for curioso em ler e reler ambos os versos em diferentes versões da Bíblia.
Por um exemplo, leia, abaixo, Lucas 24:50, em diferentes versões bíblicas em português, compare, e comece a tirar suas conclusões.
ARA - Então, os levou para Betânia e, erguendo as mãos, os abençoou.RA - Então os levou fora, até Betânia; e levantando as mãos, os abençoou.
RC - E levou-os fora, até Betânia; e, levantando as mãos, os abençoou.
NTLH - Então Jesus os levou para fora da cidade até o povoado de Betânia. Ali levantou as mãos e os abençoou.
NVI – Tendo-os levado até as proximidades de Betânia, Jesus ergueu as mãos e os abençoou.
Grego - Exeyayen de autous ews pros Bethanian kai eparas tas cxeiras autou euloyesen autous.
A primeira palavra, Exeyayen, oriunda da raiz exago, se traduzida literalmente, pode significar “levar para fora”. Mas é interessante que esta palavra está numa conjugação verbal do grego chamada aoristo segundo. Ou seja, ele estava no processo; ainda estava fazendo; quase como dizemos com o nosso gerúndio: levando para fora.
E, chegando mais perto do literal, a junção das próximas palavras dá a permissão para traduzir, em lugar de usando um “para”, usando um “em direção a”.
Uma boa tradução deste verso portanto ficaria assim: “Então Jesus, enquanto estava levando-os para fora, em direção a Betânia, levantou as mãos e os abençoou”.
O que era Betânia, e onde ficava? O que era Jerusalém, e onde ficava?
Enquanto Mateus 21:17 chama Jerusalém de “cidade”, não chama Betânia de “cidade”. Era um costume dos judeus, quando diziam “a cidade”, “na cidade”, “para a cidade, etc., estarem referindo-se a Jerusalém. Por um outro lado, João 1:11 chama Betânia de “aldeia (RA)”, “povoado (NTLH)”.
Atos 1:12 e várias outras partes da Bíblia deixam claro que Jerusalém ficava perto do monte das Oliveiras, um pouco mais de um quilômetro. Marcos 11:1 e Lucas 19:29 Informam que Betânia ficava perto do monte das Oliveiras. E João 11:1 ensina que “Betânia ficava a menos de três quilômetros de Jerusalém”.
É interessante notar, que no mesmo verso que parece ser contraditório à informação de Betânia, dando a entender que Jesus teria ascendido de Jerusalém, deixa claro que eles não estavam exatamente dentro da cidade de Jerusalém, pois depois da ascensão “então eles voltaram para Jerusalém, vindo do monte chamado das Oliveiras, que fica perto da cidade, cerca de um quilômetro” (Atos 1:12).
Explicando por um outro prisma. Se você saísse de da cidade de Jerusalém, em direção ao monte das Oliveiras, passando pelo mesmo, em menos de três quilômetros, chegaria ao vilarejo de Betânia, pertencente à grande região, que, como um todo, pertencia a Jerusalém. Seria como alguém que mora em Santo André. Ele mora no município de Santo André, mas, para uma informação generalista, pode dizer perfeitamente que mora em São Paulo (cidade) sem estar mentindo, pois Santo André faz parte da Grande São Paulo.
Além disso, Jesus estava na estrada, entre Jerusalém e Betânia. Naquela época não havia uma demarcação clara de limite de município (nem município existia) com uma plaquinha indicando onde terminaria um domínio e começaria outro.
Portanto, a discordância de Lucas 24:50 com Atos 1:12, que fala do Monte das Oliveiras como o lugar da ascensão, é só aparente, pois Betânia fica na vertente oriental do dito monte.
Jesus ascendeu de algum lugar do monte das Oliveiras, que, por qualquer judeu da época, poderia ser chamado tanto de Betânia quanto de Jerusalém.
E o mais importante não é o marco “x” exato de onde ficou sua última pegada. O mais importante é o que vem depois disto, explicado pelos anjos e por ele: “Homens da Galiléia, por que vocês estão aí olhando para o céu? Esse Jesus que estava com vocês e que foi levado para o céu voltará do mesmo modo que vocês o viram subir (Atos 1:11)”. “Não fiquem aflitos. Creiam em Deus e creiam também em mim. Na casa do meu Pai há muitos quartos, e eu vou preparar um lugar para vocês. Se não fosse assim, eu já lhes teria dito. E, depois que eu for e preparar um lugar para vocês, voltarei e os levarei comigo para que onde eu estiver vocês estejam também (João 14:1-3).
E isso, com certeza, é real. Ele vem: Prepare-se!
Um abraço,
Twitter: @Valdeci_Junior
Pergunta Que Será Respondida Amanhã:
Quem disse que o dízimo deve ser dez por cento? Não pode ser um percentual maior ou menor?
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Quer dizer o que pensa sobre o assunto?
Então, escreva aí. Fique à vontade.
Mas lembre-se: não aceitamos comentários anônimos.
Agora, se quiser fazer uma pergunta, escreva para nasaladopastor@hotmail.com