Na Bíblia tem quantos lugares chamados Meribá? Por quê? O que isso significa?
A palavra “Meribá” significa “luta”, “disputa”, “queixa”, “querela”, e, principalmente: “reclamação”. São dois, os lugares bíblicos que levam o nome de “Meribá”. Em cada um dos dois próximos parágrafos abaixo segue a descrição de cada “Meribá”.
Na região de Refidim, perto de Horebe, tinha um lugar para o qual Moisés deu o nome de Meribá, porque ali os filhos de Israel murmuraram contra ele, quando eles precisaram de água. Foi ali que Moisés bateu na rocha, e a água fluiu em grande quantidade, conforme relatado em Êxodo 17:1-7.
Mas existiu outra Meribá. Aproximadamente em Cades-Barnéia, no deserto de Zin, também aconteceu algo parecido. Foi uma outra ocasião em que também surgiu água da rocha, de forma milagrosa. A diferença foi que desta vez Moisés não seguiu direito as instruções dadas por Deus, e, como conseqüência, recebeu ali o veredicto de não poder entrar em Canaã (Números 20:2-13, 23, 24; 27:12-14; Deuteronômio 32:48-51)..
As passagens de Ezequiel 47:19; 48:28; e Salmo 106:32 referem a esta segunda Meribá. Enquanto que não se sabe a qual Meribá se referem as citações de Deuteronômio 33:8 e Salmo 95:8.
Estes dois lugares receberam o nome de “reclamação” por conseqüência do comportamento dos filhos de Deus. Eles deixaram de confiar no poder do Senhor para murmurar, fazer confusão e dar mal testemunho. Com isso, até hoje os lugares levam a marca da falta de fé: uma imagem negativa. Com isto, aprendemos que não devemos ser mal agradecidos, céticos e reclamões, só por estes serem comportamentos negativos, mas, muito mais, porque a nossa influência, através das nossas atitudes, podem ir muito além do que imaginamos.
Que o Senhor lhe abençoe a ser sempre agradecido e cheio de fé. Assim, além de ser muito mais feliz, você conseguirá fazer também muitas outras pessoas felizes.
Um abraço,
Twitter: @Valdeci_Junior
Pergunta Que Será Respondida Amanhã:
Por que o Espírito Santo foi comparado a uma pomba no momento em que pairou sobre Jesus, quando João O batizava?
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Quer dizer o que pensa sobre o assunto?
Então, escreva aí. Fique à vontade.
Mas lembre-se: não aceitamos comentários anônimos.
Agora, se quiser fazer uma pergunta, escreva para nasaladopastor@hotmail.com