sexta-feira, 24 de agosto de 2012

As Igrejas Protestantes e Pentecostais nas Profecias

Se você é evangélico, está provocado a ler este livro. Se você é católico, está desafiado a ler este livro. Para uns, este título é uma acusação, para outros uma apologia. Eu não sei se você vai amar ou odiar mais os protestantes, os pentecostais e as profecias, depois de ler este livro. Mas de uma coisa eu sei. O conteúdo desta obra é instigante do tipo ‘ou você me ama, ou você me odeia’. Temos muito que aprender com os protestantes e com os pentecostais. Foi por isso que me dediquei com esmero a ler as preciosas 352 páginas desta obra nestas últimas semanas.

Orlando Jerônimo de Oliveira apresenta neste seu livro que o protestantismo não surgiu por acaso. Depois de apresentar as identidades dos pentecostais e dos protestantes tradicionais nos capítulos 01 e 02, ao longo do livro, especialmente nos capítulos 16 e 17, o autor faz uma demonstração bíblica de que tal surgimento fazia parte inevitável da agenda profética de Deus. Dentre os tantos papéis que devem desenrolar-se na história e nos eventos finais previstos pela revelação, estão os movimentos destes dois grupos.

Nunca li um livro tão específico e pertinente em fazer um raio-X bíblico tão preciso sobre o assunto. Oliveira vai ao ponto, sem rodeios, e sem deixar a desejar. A proposta do livro é cumprida à risca (teológica). Desta forma, muitos mistérios bíblicos sobre os quais os protestantes e os pentecostais gostam de conversar, são assim trazidos ao diálogo esclarecedor. É prazeroso conseguir enxergar “As 70 Semanas de Daniel e a Teoria do Intervalo” (52-76) e o “Israel nas Profecias” (32-51).

O filme Deixados Para Trás, inspirado na série de livros de Tim LaHaye e B. Jenkins, entusiasmou a muitos evangélicos com o que apreciam ser uma verdade e somou-se à prateleira da ficção de muitos indiferentes. Agora, saindo da biblioteca moderna e do cinema, Oliveira amplia esta visão do leitor para as mesmas lentes dos autores bíblicos. No fim, o sentimento que nos resta é o desejo de sermos realmente arrebatados (77-105). Eu quero ser arrebatado, e você?

Do capítulo 07 ao capítulo 09, apresentando o desenrolar da história religiosa cristã, Oliveira consegue desvendar muitos mitos. Apesar de que existam tantas denominações cristãs, os diferentes credos cristãos têm muito mais em comum do que os seus adeptos imaginam. E isto está diretamente ligado à noção de quem é Deus. Tem tudo a ver com adoração.

Deus ama tanto o seu povo que deseja fazer o possível e o impossível para que haja a melhor aproximação possível entre Ele e cada indivíduo. É aí onde entram as alianças que o Criador se propõe a fazer com os seres humanos que criou. Você sabe como fazer parte desta aliança? Ou você está perdendo a oportunidade? Deus quer fazer uma aliança com você, e a Bíblia mostra como.

“O Batismo com o Espírito Santo” (165-177) é bíblico, e não se trata simplesmente de um batismo nas águas. Falar em línguas também é bíblico e cristão (178-187). Então, por que não estudarmos, biblicamente, estes assuntos, a fundo? Não há porque não crermos nisso! O melhor que podemos fazer é não perder a oportunidade do recebimento destes dons que Deus nos oferece. Orlando Jerônimo Oliveira nos ajuda nisso.

Agora, algo que apavora muita gente é o assunto do “Castigo dos Ímpios” (215-235). Mas, se formos evangélicos no mais bíblico sentido da palavra, não teremos o que temer. O estranho ato de Deus em eliminar o pecado e a maldade existentes no mundo deve nos dar esperança. A esperança de que, um dia, no Céu, seremos uma só família glorificada e eterna.

E o bonito é ver como esta restauração que o Senhor intenta fazer em nós vem a ser tão completa, em todas as áreas da nossa vida. Curas? Libertação? O Deus dos milagres se preocupa sim com a nossa saúde! E qual é a preocupação que nós cristãos devemos ter? Nada melhor do que um teólogo bem abalizado para nos dar esta explicação, nos capítulos que estão na segunda metade de As Igrejas Protestantes e Pentecostais nas Profecias.

Por fim, Oliveira conclui seu livro com quatro capítulos mais teológicos do que os dezessete capítulos anteriores, apresentando a correta explicação para textos difíceis da Bíblia em quatro diferentes assuntos. Se a igreja errou tanto no passado com inquisições, penitências, indulgências, e esquecimento das doutrinas bíblicas, etc., graças a Deus, agora estamos na era em que os cristãos que protestam contra isto, no poder do Pentecostes, corrijam a comunicação evangélica. É por isso que “este livro foi escrito baseado na Bíblia para revelar o plano do anticristo e as doutrinas e ensinamentos errados que têm penetrado nas igrejas ao longo dos séculos. Leia com oração, comparando em sua Bíblia, e Deus mostrará a você toda a verdade” (292). Ô glória e aleluia!

Louvado seja Deus,

Pr. Valdeci Jr.
Siga-me no Twitter: @Valdeci_Junior


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Quer dizer o que pensa sobre o assunto?
Então, escreva aí. Fique à vontade.
Mas lembre-se: não aceitamos comentários anônimos.
Agora, se quiser fazer uma pergunta, escreva para nasaladopastor@hotmail.com