quarta-feira, 8 de agosto de 2012

IGUALDADE DIFERENCIAL - Isaías 59-62

Conheço alguém que é muito interessante. Deixe-me dizer como Ele é. Esse alguém gosta de comemorar a vitória. Ele põe a boca no trombone, pois é um verdadeiro proclamador. Gosta muito do prazer, de roupa bonita, enfeites, adornos, diadema, jóias. Esse alguém que eu conheço é assim.


Além dessas características, ele também é um plantador; uma das atividades dele, em sua profissão, é plantar. O trabalho dele se relaciona com muitos ministros, sempre vestindo um colete, usando capacete e uma capa. Já consegue imaginar de quem estou falando? Ele sente ódio e tem vingança, mas não se assuste, porque ele também ama. Aliás, quando tem vingança, é porque, na realidade, ele ama a justiça. Ele se parece com você: tem braços, ouvidos, mãos, olhos, cabeça, boca, etc.

Pode parecer estranho, mas estou falando de Deus! Observe como Deus é muito mais próximo e parecido conosco do que imaginamos. Isaías 59:1-3 fala que Ele tem braço, ouvido e mãos. Depois, no verso 15, mostra que Ele tem olhos, e no 17, diz que Ele usa a couraça da justiça, o capacete da salvação, a veste da vingança e a capa do zelo. Tudo isso é linguagem figurada.

Em Isaías 61, diz que Ele ama a justiça, odeia o roubo e toda a maldade. No verso 10, está escrito que Ele nos veste com as vestes da salvação e coloca sobre nós o manto da justiça, qual noivo que adorna a cabeça como um sacerdote, qual noiva que se enfeita com jóias.

No capítulo 62:2, apresenta a glória dEle. No verso três está relatado que haverá uma esplêndida coroa na mão do Senhor, um diadema real na Sua mão e, segundo o verso quatro, o Senhor terá prazer no relacionamento com Seus filhos. E o capítulo conclui dizendo que o Senhor já proclamou Sua vitória.

Esse é o nosso Deus: mais parecido conosco do que imaginamos. Sabe por que, às vezes, imaginamos um Deus tão distante? A resposta está no começo da leitura de hoje: “Mas as suas maldades separaram vocês do seu Deus” (Isaías 59:2). É por causa dos nossos pecados que sentimos Deus tão distante de nós.

No entanto, se decidimos nos entregar nos braços de Deus, Isaías 60:17 revela que em vez de nos dar pedra, Ele quer nos dar ferro; aliás, em vez de ferro, prata. Ou, melhor dizendo, ao invés de prata ou bronze, Ele quer nos dar ouro. Ele é Deus no pleno sentido da palavra, mas quer se identificar tanto conosco só para nos dar tudo de bom que Ele tem.

Deus é tudo! Que bom podermos contar com esse Deus.

Um abraço,
Pr. @Valdeci_Junior
e
Fátima Silva

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Quer dizer o que pensa sobre o assunto?
Então, escreva aí. Fique à vontade.
Mas lembre-se: não aceitamos comentários anônimos.
Agora, se quiser fazer uma pergunta, escreva para nasaladopastor@hotmail.com