domingo, 12 de agosto de 2012

TIPOS DE RELIGIÃO (RELIGAÇÃO) - Jeremias 07-09

Você acredita que exista religião inútil? Claro que existe! É aquela religião falsa, a pseudo-religião que, na realidade, não é religião. A leitura de hoje nos leva a refletir na inutilidade da falsa religião e onde esse tipo de comportamento nos leva. Às vezes, pensamos que o Deus do Antigo Testamento era um deus malvado que vivia com uma varinha na mão, esperando uma ação errada para poder punir quem errasse. Mas não é bem assim....


O que vemos no Antigo testamento é que o povo ia se obstinando, errando, rejeitando, pecando, dando cabeçadas, e Deus ia atrás tentando dar um jeito. Quando não tinha mais jeito, Deus deixava as conseqüências acontecerem para que o povo talvez pudesse ser recuperado.

Nesse contexto, vejamos algumas características de Deus. Em Jeremias 7:3, encontramos um Deus que gosta de correção e que também se preocupa com o nosso bem-estar imobiliário. Logo abaixo, no verso sete, outra característica fantástica do Pai: Ele preocupa-se com nossa árvore genealógica.

Em Jeremias 7:11, vemos que Deus, além de ser consciente de tudo que está acontecendo, é alguém que adverte e avisa do perigo. Jeremias 7:12 mostra que Deus tem zelo pelo nome dEle. Em Jeremias 7:13, percebemos a insistência de Deus. O Senhor é perseverante em chamar, chamar e chamar de novo; chamar de um jeito, chamar de outro, até ver se o povo entende, já que a redundância é o esclarecimento da idéia.

Mas como tudo tem um limite, Deus não abusa de nós. Ele nos deixa livres para exercer nossa liberdade de expressão. Nesse relacionamento, Ele também tem os direitos dEle. Então, em Jeremias 7:16 em diante, vemos que Deus também exige exclusividade; que se os fiéis dEle tornam-se infiéis, Ele sente-se traído. Se essa “brincadeira” se estica demais, Ele pode até ficar irado com o pecado. Deus é tão puro que o pecado o irrita. É por isso que, como vemos no verso 23, Deus exige obediência. O pior é que mesmo assim, no verso 29, ainda observamos que as pessoas rejeitam, abandonam e provocam a Deus.

Então, diante desse paradoxo, Deus questiona. Ele não sossega em Suas tentativas em nos fazer felizes. Se você não aceita a idéia dEle, então questiona a sua (Jeremias 8). Quando a tentativa de Deus em buscar uma pessoa chega a esse limite (Jeremias 9:3), infelizmente, o nosso Senhor pode chegar a ser o Deus não reconhecido.

Deus luta tanto para resgatar Seus filhos até chegar ao ponto de perguntar: “Que mais posso fazer pelo meu povo” (Jeremias 9:7)?

Essa é a maior estampa da vontade de Deus em religar-se conosco. Fique ligado!

Um abraço,
@Valdeci_Júnior
e
Fátima Silva

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Quer dizer o que pensa sobre o assunto?
Então, escreva aí. Fique à vontade.
Mas lembre-se: não aceitamos comentários anônimos.
Agora, se quiser fazer uma pergunta, escreva para nasaladopastor@hotmail.com