Isso aconteceu no tempo do profeta Jeremias. Há alguns dias, estamos estudando sobre esse profeta. Concluímos a leitura do livro de Jeremias ontem, mas continuaremos a leitura do seu segundo livro chamado Lamentações de Jeremais ou somente Lamentações. Como esse livro é de apenas cinco capítulos, no nosso programa anual de leitura diária da Bíblia, devemos lê-lo inteiro hoje.
Fiquei pensando em como eu poderia fazer um resumo sobre o livro de Lamentações só neste comentário, então encontrei uma citação do livro Profetas e Reis que resume quase todo o entendimento do livro, explicando que por causa da completa perversidade das pessoas que deveriam ter sido a luz espiritual do mundo, o profeta estava com uma tristeza muito grande. Ele estava triste ao ver o “azar” de Sião e do povo querido dele sendo levados cativos para Babilônia. Toda essa tristeza, Jeremias revela nas Lamentações dele, que ele deixou registradas como um memorial da estultícia de deixar os conselhos de Jeová pela sabedoria humana.
Os dois temas principais desse livro são a sabedoria de Deus e a justiça dos seus juízos, mantendo a esperança da restauração depois do juízo. O interessante disso é que, mesmo em meio a tantas ruínas, Jeremias ainda pôde declarar palavras mais lindas como as que encontramos em Lamentações 3:22 e 40: “Graças ao grande amor do SENHOR é que não somos consumidos.” Bonito, não é mesmo? Esse era o tipo de louvor que aquele homem de Deus sempre tinha nos lábios. Então, o convite que o livro de Lamentações deixa para nós é: “Examinemos e coloquemos à prova os nossos caminhos, e depois voltemos ao SENHOR.”
Você quer fazer isso? Se desejar, posso ajudar um pouco, pelo menos no assunto do estudo das Escrituras, que é um ponto básico dessa busca por Deus. Se quiser receber um curso bíblico avançado, lhe enviarei a revista “Princípios”. Você aceita? É uma linda revista com cem páginas ilustradas. Se desejar, também poderá presentear outras pessoas com ela. Para isso, só preciso saber o nome completo de cada pessoa que irá receber, o endereço com cep, data de nascimento, telefone, a igreja que freqüenta, o nome da mãe e o e-mail. Escreva para escolabiblica@novotempo.org.br e mande seus dados. A distribuição dessa revista é gratuita.
Estude a Palavra de Deus e você nunca terá do que lamentar.
Um abraço,
Valdeci Júnior
e
Fátima Silva
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Quer dizer o que pensa sobre o assunto?
Então, escreva aí. Fique à vontade.
Mas lembre-se: não aceitamos comentários anônimos.
Agora, se quiser fazer uma pergunta, escreva para nasaladopastor@hotmail.com