segunda-feira, 20 de agosto de 2012

ENCONTROS SEMPRE BONS? - Jeremias 33-35

O que você sente quando ouve dizer que Jesus voltará a esta Terra com poder e grande glória? Um dia desses, eu estava dando um estudo bíblico e começamos a comentar sobre o que cada um sente quando pensa que Jesus está quase voltando a este mundo.


Naquela rodinha de amigos, notei o quanto a reação de cada um é diferente. Uma moça dizia: “Nossa, me dá arrepio.” Um rapaz disse que sentia muito medo. Um outro dizia que tem pressa de ver Jesus voltar. E tinha outros que diziam que o sentimento gerado é ansiedade, curiosidade e tantos outros.

E você? O que sente quando ouve uma pregação bíblica, dizendo que Jesus está voltando para executar o juízo final? Fica feliz ou com medo?

Sabe por que as reações são diversas? Porque a revelação de Deus diante das pessoas causa as mais diversas ações e reações. Já percebeu? Por quê?

Na nossa leitura bíblica de hoje, encontramos Deus se manifestando para o povo dEle. Como as pessoas reagiam? O que acontecia com elas? Quando as pessoas se encontravam com Deus, era bom ou ruim? Bem, se o encontro de Deus com as pessoas seria bom ou ruim, iria depender.

Em Jeremias 33, por exemplo, vemos que a aproximação de Deus trazia promessas de restauração para o povo. Leia esses versos. Penso que eles resumem o capítulo todo: “Assim diz o SENHOR: Se a minha aliança com o dia e com a noite não mais vigorasse, se eu não tivesse estabelecido as leis fixas do céu e da terra, então eu rejeitaria os descendentes de Jacó e do meu servo Davi, e não escolheria um dos seus descendentes para que governasse os descendentes de Abraão, de Isaque e de Jacó. Mas eu restaurarei a sorte deles e lhes manifestarei a minha compaixão.”

Que revelação impressionante de um Deus de amor, trazendo esperança.

Agora, veja Jeremias 34: “Você não escapará, mas será capturado e entregue nas mãos dele. Com os seus próprios olhos você verá o rei da Babilônia, e ele falará com você face a face. E você irá para a Babilônia.”

Essa chegada de Deus trouxe desespero, mas veja o capítulo 35: “Vocês têm obedecido àquilo que o seu antepassado Jonadabe ordenou; têm cumprido todas as suas instruções e têm feito tudo o que ele ordenou. Por isso, assim diz o SENHOR dos Exércitos, Deus de Israel: Jamais faltará a Jonadabe, filho de Recabe, um descendente que me sirva.”

De novo, Deus se revela de maneira esperançosa. O tipo de encontro que temos com Deus depende do jeito que fazemos nosso preparo para o encontro.

Um abraço,  
@Valdeci_Junior
e
Fátima Silva

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Quer dizer o que pensa sobre o assunto?
Então, escreva aí. Fique à vontade.
Mas lembre-se: não aceitamos comentários anônimos.
Agora, se quiser fazer uma pergunta, escreva para nasaladopastor@hotmail.com