sexta-feira, 10 de agosto de 2012

QUEM FOI JEREMIAS - Jeremias 01-03

Estou muito feliz porque iniciaremos hoje a leitura de mais um livro da Bíblia. Desta vez, será Jeremias. O livro recebeu o nome do seu autor, cujo significado é “Elevado” ou “nomeado por Jeová”. Ele foi um dos “profetas maiores” do Antigo Testamento. Seu pai era um sacerdote e se chamava Hilquias. Jeremias foi chamado para o ministério profético quando ainda era rapaz, deixando sua cidade natal, Anatote, e indo morar em Jerusalém. Ele foi o único profeta e autor que recebeu a ordem de Deus para não se casar nem gerar descendência por causa do juízo iminente sobre a nação.


Seu ministério não foi fácil. Jeremias serviu a Deus com devoção, mas passou por conflitos emocionais profundos quando o Senhor colocou diante dele muitas tarefas difíceis. Ele enfrentou a resistência contra seu ministério, foi perseguido pelo próprio povo de Deus e presenciou a queda de Jerusalém e do templo. Ele permaneceu em Jerusalém, proferindo, por vezes, palavras de aviso, mas não surtiram efeito.

No entanto, chegou um tempo em que o profeta, como resposta à sua oração, recebeu uma mensagem de Deus, anunciando que os caldeus voltariam novamente, tomariam a cidade e colocariam fogo em tudo. Jeremias foi preso por ter dito isso. O resultado foi que os caldeus tomaram a cidade. Eles até foram bons com Jeremias, pois o deixaram viver e escolher um lugar para morar. Ele decidiu morar em Mizpá.

O profeta ficou pela Judéia para má sorte dele, já que viu toda a Terra desolada pela guerra, abandonada, detonada. O quadro era feio e caótico. E é esse Jeremias, que passou por isso tudo, que falará para nós nessas próximas leituras bíblicas dos próximos dias.

A narrativa a respeito de Jeremias apresenta o retrato de um grande homem de Deus. Contudo, não foi nenhum super-herói. Ele foi uma pessoa real, de personalidade complexa, que experimentou medo e desespero, alegria e louvor. Porém, o mais interessante é que ele permaneceu fiel ao chamado de Deus. Ao mesmo tempo que lutava com suas emoções conflitantes, se voltava para Deus a fim de receber encorajamento. Suas palavras refletem um homem de diálogo sincero e produtivo com Deus. Com ele, aprendemos que podemos compartilhar nossas ansiedades mais profundas com o Pai e, embora tenhamos dias de trevas, Ele nos aceita e nos usa do jeito que somos. Que os seus conflitos não o afastem do Deus maravilhoso que sonha com uma vida de felicidade para você.

Quero apelar para que você não deixe de ler o livro de Jeremias, porque é uma leitura única da literatura bíblica. Amanhã, continuo com as características maravilhosas desse livro.

Um abraço,
@Valdeci_Junior
e
Fátima Silva

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Quer dizer o que pensa sobre o assunto?
Então, escreva aí. Fique à vontade.
Mas lembre-se: não aceitamos comentários anônimos.
Agora, se quiser fazer uma pergunta, escreva para nasaladopastor@hotmail.com