terça-feira, 28 de agosto de 2012

O LIVRO DE EZQEUIEL - Ezequiel 01-03

No livro Fundamentos da Educação Cristã, da Casa Publicadora Brasileira, página 495, encontrei uma frase que diz: “O livro de Ezequiel é profundamente instrutivo.” Fiquei pensando nessa frase. Esse pensamento é profundamente instrutivo. Ele diz para nós que devemos, indispensavelmente, estudar o livro de Ezequiel. Ou você não quer ser instruído? Quem não quer, né?


Então, com esse ânimo todo, iniciaremos hoje o estudo sobre o livro de Ezequiel. E para iniciar o estudo desse livro, daremos uma olhada geral para termos uma visão mais clara do que esse livro diz.

Ezequiel foi escrito por um dos sacerdotes que foram levados ao cativeiro caldeu junto com Joaquim, um homem fantástico que tem o mesmo nome do livro. Nele, todas as profecias de Ezequiel foram entregues para ele no país em que estava no cativeiro, em alguma parte do norte da Babilônia.

O principal objetivo de Ezequiel era consolar seus irmãos, que também tinham sido levados cativos. Então, o profeta recebeu a ordem de advertir os irmãos dele sobre as espantosas calamidades que estavam para sobrevir ao povo da Judéia. As advertências que Ezequiel deveria falar estavam relacionadas, particularmente, com os falsos profetas e as nações vizinhas.

Mas o profeta não falaria só de desgraça, deveria comunicar esperança também. Ezequiel também anunciaria sobre a futura restauração tanto de Israel quanto de Judá. Ele falaria sobre o estado de felicidade que viria para aquele povo. Essa felicidade, no entanto, viria em dias posteriores aos dias de Ezequiel. Ou seja, isso era uma profecia para o futuro, que iria acontecer sob o reinado do Messias, que também já estava prometido. É por isso que há muito de Cristo nesse livro, especialmente em sua conclusão. Isso é bom, não é mesmo? No livro de Ezequiel, vamos encontrar muito sobre Jesus, que é a nossa maior esperança.

O livro de Ezequiel é um livro bem profético, onde há muitas coisas curiosas. Ele é composto de prosa e poesia. O profeta usou recursos literários como parábolas, alegorias e perguntas retóricas. Ele usou ditados religiosos populares para apresentar seus ensinamentos. Um tema importante desse livro é a revelação da santidade e majestade do Senhor pelo cumprimento da Sua palavra na história do povo de Deus.

Ezequiel enfatizou a esperança futura e o perdão para o povo de Deus. Os capítulos 33-39 consistem de mensagens de restauração, enquanto os capítulos 40-48 oferecem um quadro da comunidade restaurada. Esse livro contém uma nova passagem de aliança.

Que maravilhoso saber que aquele povo podia contar com a misericórdia de Deus! Assim como eles, podemos contar com esse presente também, todos os dias da nossa vida!

Um abraço,
Valdeci Júnior
e
Fátima Silva

Um comentário:

Quer dizer o que pensa sobre o assunto?
Então, escreva aí. Fique à vontade.
Mas lembre-se: não aceitamos comentários anônimos.
Agora, se quiser fazer uma pergunta, escreva para nasaladopastor@hotmail.com