Encontrei um verso muito lindo na leitura de hoje: “Porque sou eu que conheço os planos que tenho para vocês, diz o Senhor, planos de fazê-los prosperar e não de lhes causar dano, planos de dar-lhes esperança e um futuro” (Jeremias 29:11). Você percebe como o sonho de Deus sobre o futuro é bonito para Seus filhos?
Você tem medo do futuro? Existem algumas expectativas a respeito do futuro que até são boas, mas há algumas que são muito pessimistas.
Há alguns anos, o economista, Stuart Chase, escreveu um livro em inglês intitulado The Most Probable Future – “O Futuro Mais Provável”. Nesse livro cativante, Chase fez suas previsões e discutia a explosão populacional. Ele falava sobre a energia, o armazenamento nuclear, o internacionalismo e sobre vários outros problemas da humanidade. É interessante que ele fazia previsões calculadas para o futuro próximo e o que estava mais longe. Os anos foram passando, e muitas previsões sofisticadas já puderam ser confirmadas. Há outras, porém, que podem ser provadas que estão fora da realidade.
Mais recentemente, o autor Mike Wallace, um jornalista americano, também escreveu sobre o assunto. Seu livro é Fifty Years From Today, cujo capítulo traduzido literalmente é “Cinqüenta Anos a Partir de Hoje”. As pessoas correm desesperadas para ler o livro, porque querem saber como o mundo estará daqui a 50 anos, porque parece que não têm esperança.
Muita gente tem medo. No entanto, nós, cristãos, não precisamos ter medo porque quem segue a Cristo tem um ingrediente a mais quando ele toca em assuntos futuristas. Pensar no futuro e até fazer algumas previsões lógicas não significa negar o poder do cuidado que Deus tem sobre o mundo. Existe muita diferença entre expectação e esperança.
A esperança é uma convicção espiritual que vem de Deus e confia que, por ser bondoso, Ele fará o melhor para nossa vida eterna. A esperança sempre se centraliza no Doador e não na dádiva. E daí que, de muitas formas, a esperança entra em contradição direta com o que muita gente boa por aí entende ser a realidade presente. Porque, o oposto da esperança é o desespero, que muitas vezes é mostrado desmascarado, disfarçado por um sorriso amarelo, forçado. Ele pode até ser resignado, mas não tem poder nenhum para dar vida.
E como fazemos para conhecer essa esperança? Cristo é a Pessoa em quem você, que é cristão, deve esperar. Valorize essa esperança! E não esqueça do que Deus disse a respeito do futuro: “...tenho para vocês, diz o Senhor, de fazê-los prosperar e não lhes causar dano, dar-lhes esperança e um futuro.”
Pensando nisso, não tenha medo do futuro!
Um Abraço,
Valdeci Jr. e Fátima Silva
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Quer dizer o que pensa sobre o assunto?
Então, escreva aí. Fique à vontade.
Mas lembre-se: não aceitamos comentários anônimos.
Agora, se quiser fazer uma pergunta, escreva para nasaladopastor@hotmail.com