sexta-feira, 24 de agosto de 2012

A MENSAGEM É BOA OU RUIM? - Jeremias 45-48

Você gosta de receber mensagens? Mas, de que tipo? Mensagem de telegrama, pela secretária eletrônica do telefone, pela Internet, mensagem em um bilhetinho deixado debaixo da porta, em cima da cama, mensagem pelo correio... Há tantos tipos de mensagem!


Existe um programa na Internet para conversar mandando mensagens para lá e para cá: o messenger. Um dia desses, entrei no messenger para conversar com um amigo, um pastor que trabalha no sul de Santa Catarina. Eu tinha algumas notícias para dar a ele, então, antes de mais nada, digitei: “Pastorzão, tenho duas notícias para você: uma boa e uma ruim. Qual você quer primeiro?” Ele demorou um pouco para digitar, até que respondeu: “Olha Valdeci, digite aí as duas notícias de uma vez só: a boa a ruim.”

É interessante que somos curiosos para saber o que a mensagem está dizendo, mas não gostamos de notícia ruim, não é mesmo? É gostoso receber mensagens boas. Com relação à pergunta inicial, sua resposta depende do tipo de mensagem que você recebe.

Na leitura de hoje, temos uma porção de mensagens: mensagem a Baruque, mensagem acerca do Egito, mensagem acerca dos filisteus e mensagem acerca de Moabe. E o que essas mensagens têm a ver conosco?

O primeiro ponto é analisarmos se essas mensagens são boas ou ruins. Se fizer uma leitura superficial, de primeira mão, você terá a impressão de que são mensagens ruins, pois elas são verdadeiras sentenças de castigos que iriam vir para àquelas pessoas. No entanto, observando com mais cuidado, perceberá que em cada cenário de conseqüências maléficas descrito aí, tem um janelinha de esperança. Na mensagem a Baruque, as últimas palavras são: “...mas eu o deixarei escapar com vida, aonde quer que você vá.” Viu só? O assunto é esperança! Na mensagem acerca do Egito, as últimas palavras que encontramos são: “...não serei severo demais.” Outra vez, esperança. Até na mensagem sobre os filisteus: “Ah, espada do Senhor, volte à bainha, acalme-se e repouse.” Transmite esperança! Na mensagem de Moabe, nossa leitura termina com o ícone da esperança: “Contudo, restaurarei a sorte de Moabe em dias vindouros, declara o Senhor.” Mais uma vez, esperança.

E então, as mensagens são boas ou ruins? Depende da visão com que olhamos para elas. Naquelas que vimos hoje, observamos que há castigo e esperança. Portanto, uma mensagem pode ser boa ou ruim para você, dependendo de você mesmo. Deus monta o cenário onde você pode escolher o desfecho do drama. Faça a leitura de hoje, aplicando para sua vida e veja onde você se encaixa: no castigo ou na esperança. Que Jesus seja sua esperança!

Um abraço,
Valdeci Junior
e
Fátima Silva

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Quer dizer o que pensa sobre o assunto?
Então, escreva aí. Fique à vontade.
Mas lembre-se: não aceitamos comentários anônimos.
Agora, se quiser fazer uma pergunta, escreva para nasaladopastor@hotmail.com