terça-feira, 14 de agosto de 2012

APARÊNCIA DISTANTE - Jeremias 14-16

Você sabia que de todos os profetas do Antigo Testamento, Jeremias é, provavelmente, o mais vívido ao fazer suas descrições? O comentário que segue a seguir, aprendi com Donaldo Mansell, em seu livro intitulado New Every Morning.


Existe um verso que representa muito bem o papel de Jeremias. Está na leitura de hoje (verso 14:8), onde Jeremias clama a Deus dizendo: “Ó Esperança de Israel, tu que o salvas na hora da adversidade, porque te comportas como um estrangeiro na terra, ou como um viajante que fica somente uma noite?”

Esse é um quadro lastimoso. Nele, vemos que Israel não consegue compreender porque Deus não se prontifica a livrá-los da aflição que estavam passando. Para eles, nessa hora, Deus se parecia mais com um viajante que tinha só passado uma noite com eles e já estava dando tchau.

Se verificarmos o próximo verso, vemos que Jeremias desenrola um pouco mais esse pensamento, questionando: “Por que ages como um homem que foi pego de surpresa, como um guerreiro que não pode salvar?” É... Israel estava desesperado por ajuda.

Você já passou por alguma experiência desse tipo? Já encontrou-se em uma situação desesperadora, na qual você orou a Deus e parecia que Ele não estava muito disposto a agir, ou então parecia que não tinha como fazer nada?

Nesse caso de Israel, sabemos muito bem qual era a dificuldade deles: “Eles gostam muito de vaguear; não controlam os pés. Por isso, o Senhor não os aceita” (Jeremias 14:10). Agora está explicado, não é mesmo? Por um lado, aquele povo desejava que Deus os abençoasse; mas, por outro, queria fazer o que bem entendesse. Eles queriam um relacionamento que só alimentasse o egoísmo deles. Imagina, ser o mínimo possível obediente e receber o máximo possível de bênçãos!

Esse não é o tipo de relacionamento que Deus quer ter conosco, mas, infelizmente, queremos nos relacionar com Ele dessa forma. Como Deus é tão misericordioso, Ele usa nosso jeito egoísta de se relacionar para tentar nos conduzir para a pessoa dEle. É aí que Ele permite que as dificuldades cheguem para sentirmos a necessidade de nos entregarmos a Ele de forma completa.

Portanto, quando parecer que Deus tenha lhe abandonado e que não atende mais suas orações, faça um auto-exame para ver se o que você está procurando fazer é a vontade de Deus ou sua própria vontade. Depois de verificar, se tiver a certeza de que você está realmente procurando fazer a vontade dEle, pode ser, então, que Deus esteja provando você. Nesse momento, é hora de procurar ouvir a voz de Deus. Deixe o Espírito Santo falar ao seu coração.

Um abraço,
Pr. Valdeci Jr.
e
Fátima Silva

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Quer dizer o que pensa sobre o assunto?
Então, escreva aí. Fique à vontade.
Mas lembre-se: não aceitamos comentários anônimos.
Agora, se quiser fazer uma pergunta, escreva para nasaladopastor@hotmail.com