quarta-feira, 15 de agosto de 2012

OLEIRO E BARROS - Jeremias 17-19

Hoje, nossa leitura explora muito a figura do oleiro. Portanto, quero começar o comentário compartilhando três versos que eu acho que representam o todo desses capítulos de Jeremias: “Mas o vaso de barro que ele estava formando estragou-se em suas mãos; e ele o refez, moldando outro vaso de acordo com a sua vontade. Então o SENHOR dirigiu-me a palavra: Ó comunidade de Israel, será que eu não posso agir com vocês como fez o oleiro?, pergunta o SENHOR. Como barro nas mãos do oleiro, assim são vocês nas minhas mãos, ó comunidade de Israel” (Jeremias 18:4-6).


Precisamos orar muito para que o Senhor atue sobre Seu povo, porque a impressão que dá é que o povo de Deus está muito relapso. Deus pode manifestar-se na vida do Seu povo e fazê-lo reviver. Você acredita nisso?

Precisamos orar porque o fim dos tempos está muito próximo, e não percebemos. O fim se aproxima de uma forma tão furtiva, imperceptível e silenciosa, como pisada de ladrão que chega à noite, que torna-se uma surpresa para a maioria dos crentes que são “dorminhocos espirituais”, despercebidos e desprevenidos. Nossa oração deve ser pelo batismo do Espírito Santo. Que Ele sobrevenha aos corações que estão muito à vontade para que não continuem dormindo como os outros, mas que vigiem e sejam sóbrios.

Quem você acha que está disposto, mesmo depois de já ter vivido muito, a entregar a vontade própria, como se fosse barro entregue nas mãos de um oleiro? Quem você acha que está disposto a cooperar com Deus para ser moldado em Suas mãos para se transformar em um vaso de honra?

O barro necessita muito estar nas mãos do Oleiro para receber as impressões digitais de Deus! Não devemos deixar que as nossas prioridades egoístas predominem, porque, caso contrário, não seremos talhados à semelhança divina. Agora, quando o indivíduo compreende a grandeza dessa obra, ele submete até os pensamentos a Cristo. Eu sei que isso está bem além da nossa compreensão, mas é assim que acontece.

Você acha que é sábio de nossa parte confiar nas próprias obras? Precisamos deixar que Deus trabalhe por nós, afinal, se existe alguma virtude que apareça no seu caráter, saiba de uma coisa: essa virtude, quem a colocou em você foi Deus. Ele é o grande centro ou a expressão do poder do oleiro sobre o barro.

Portanto, aproveitando o fato de que Deus tem brindado você com os tesouros da verdade, acorde e diga no seu coração: “Senhor, o que você quer que eu faça?”

O “Oleiro” está ansioso para modelar o barro. Que tal nos humilharmos e sermos barros?

@Valdeci_Júnior
e
Fátima Silva

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Quer dizer o que pensa sobre o assunto?
Então, escreva aí. Fique à vontade.
Mas lembre-se: não aceitamos comentários anônimos.
Agora, se quiser fazer uma pergunta, escreva para nasaladopastor@hotmail.com