domingo, 18 de março de 2012

JEFTÉ - Juízes 11-12


Juízes 11 conta a história de Jefté, um homem valente que lutava pelo povo de Israel. Um dia, ele teria uma batalha muito importante contra os valentes filhos de Amom. No verso 29, mostra que Jefté recebeu o batismo do Espírito Santo. Ele se encheu de coragem para lutar pelo Senhor e fez um voto a Deus. Veja a tradução, do hebraico para o português, dele: “Se entregares os amonitas nas minhas mãos, aquele que estiver saindo da porta da minha casa ao meu encontro, quando eu retornar da vitória sobre os amonitas, será do SENHOR, e eu o oferecerei em holocausto.”
Como achei isso estranho para estar na Bíblia, pesquisei sobre o assunto. Li muitos comentários bíblicos que dizem: “Jefté realmente sacrificou a filha dele, porque a Bíblia está dizendo e, naquela época, esse era um costume pagão que ele deve ter adotado.”
Percebi que esses comentaristas, fazem o comentário de forma muito superficial, baseados nos textos traduzidos da Bíblia e não no original. Finalmente, encontrei a resposta. No hebraico, essas palavras de Jefté em Juízes 11:31 estão em uma construção de texto que permite que seja traduzido do jeito que está na Bíblia traduzida por João Ferreira de Almeida; porém, também permite que seja traduzido da seguinte forma: “será do Senhor, e eu lhe oferecerei um holocausto”, o que é bem diferente de “eu lhe oferecerei em holocausto”.
O que autor hebraico queria dizer? A tradução pode ser feita dos dois jeitos, mas a correta é: “Será do Senhor, e eu lhe oferecerei um holocausto”, que é bem diferente das Bíblias traduzidas. Veja as seguintes razões:
1) Nunca foi praticado, em todo o Antigo Testamento, sacrifício de seres humanos a Jeová. Isso era feito aos deuses pagãos;
2) Os sacrifícios aos deuses pagãos eram feitos antes da guerra e não depois;
3) Jefté conhecia os mandamentos de Deus que proíbem essa prática;
4) Jefté estava cheio do Espírito Santo, então não falaria ou faria uma besteira;
5) Deus aceitou o voto e lhe deu a vitória. Se o voto fosse contrário a Deus, Ele não apoiaria;
6) Jefté está na galeria dos heróis da fé, de Hebreus 11;
7) A Bíblia não censura o ato de Jefté.
O que aconteceu foi que Jefté fez um voto ao Senhor, dizendo: “quem primeiro da porta da minha casa me sair ao encontro, voltando eu vitorioso dos filhos de Amom, esse será do Senhor, e eu lhe oferecerei um holocausto.” Como Jefté ganhou a guerra, a filha dele foi devotada à perpetua virgindade, o que lhe trouxe uma tristeza profunda.
Mais uma vez, vemos que podemos confiar na Bíblia.

Twitter: @Valdeci_Junior
e
Fátima Silva

2 comentários:

  1. Não havia batismo com Espiríto Santo no VT. E a vitória de Jefté não dependia do voto, mesmo que não fizesse o voto ele foi a escolha para julgar o povo de Deus, aconteceria a vitória, pós Deus era com Jefté com voto ou sem voto. Apesar de seu voto ser totalmente contrário a Lei. E Deus não receberia algo que condena. No mais ótimo comentário esse que fizeste.

    Em Cristo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se você voltar um pouquinho atrás neste mesmo livro (Juízes), verá que no capítulo 6 verso 34 Gideão foi tomado pelo pelo Espírito do Senhor em plenitude, e além deste há muito outros relatos de pessoas que foram tomadas pelo Espírito Santo no antigo testamento, não levando em consideração o assunto aqui retratado, mas apenas esclarecendo esse seu pequeno equívoco em relação ao Espírito Santo no Antes da primeira vinda de Jesus.
      Fique com Deus.
      P.S. para os próximos leitores

      Excluir

Quer dizer o que pensa sobre o assunto?
Então, escreva aí. Fique à vontade.
Mas lembre-se: não aceitamos comentários anônimos.
Agora, se quiser fazer uma pergunta, escreva para nasaladopastor@hotmail.com