sexta-feira, 2 de março de 2012

Promessa - Deuteronômio 18-20

A leitura de hoje tem um conteúdo variado de assuntos. Mas penso que o ponto alto desses três capítulos está em 18:15-22, onde temos a promessa do grande profeta. Que profeta seria esse? Alguns comentaristas afirmam que esta passagem está falando de Jesus. Outros discordam, ao alegarem que, se esse profeta prometido por essa passagem fosse o Cristo, seria uma incoerência, a própria passagem colocar o profeta sob um crivo de avaliação de sua veracidade, isto é, a passagem que predissesse o Cristo, não duvidaria dEle, tentando prova-Lo.
Mas o que precisamos entender é que as predições de um profeta que encontramos no AT podem ser divididas em quatro categorias.
Primeiramente, temos as predições que tinham surgido daquele próprio contexto histórico, e que só tinham que ver com aqueles acontecimentos ali, que já estavam para acontecer naquele contexto.
Um segundo tipo de predições do surgimento de profeta, que aparece no AT, é o tipo de predições que eram exclusivas em apresentar fatos que estavam relacionados com a vinda do Messias.
Há também as profecias apocalípticas, como as do livro de Daniel, que se referiam apenas aos acontecimentos históricos do futuro bem distante, ou seja, que tinham a que ver com a era cristã, ou com o tempo do fim.
E o quarto tipo de promessas de profeta que existe no AT, são aquelas profecias que têm aplicação dupla. Primeiro, a profecia se aplicava a uma situação local e histórica, lá daquele tempo. E em segundo lugar, se aplica também ao Messias, que os hebreus esperavam.
Esse tipo de profecias, de dupla aplicação, é o tipo de profecia que mais corre o risco de ser mal aplicado, por falta de compreensão, da parte dos leitores. Temos que tomar cuidado, e aprender como identificar e aplicar estas profecias. Elas aparecem mais de mil vezes no AT.
Há muitas declarações proféticas, muitos incidentes históricos, muito símbolos, que, à primeira vista, apontam claramente para Jesus, mas é possível perceber também que elas tinham um sentido mais imediato, para aquele povo, daquela época. Isto acontecia porque Deus é muito prático. Se Ele tinha que falar sobre o Cristo que viria, então já aproveitava e dava mensagens proféticas, paro povo de Israel, que já preenchiam suas necessidades, desde o momento que eram pronunciadas.
Mas, sumariando, podemos dizer que, nas entrelinhas destes pronunciamentos proféticos deuterocanônicos, podemos quase ler um recado para os israelitas daquela época: “Creiam em Deus, pela fé, e em um Cristo que virá salvar este mundo do pecado, para a glória eterna”. O fato é que, todo  o mundo sempre foi convidado a olhar para Jesus, pois Ele é a verdadeira promessa.


Twitter: @Valdeci_Junior
e
Fátima Silva

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Quer dizer o que pensa sobre o assunto?
Então, escreva aí. Fique à vontade.
Mas lembre-se: não aceitamos comentários anônimos.
Agora, se quiser fazer uma pergunta, escreva para nasaladopastor@hotmail.com