quinta-feira, 8 de março de 2012

JOSUÉ - Josué 01-04

Estamos começando a leitura de mais um livro bíblico. Você está animado para isso? Eu estou bem animado hoje por três razões especiais:
Primeiro, por sua companhia. Só faço esse comentário porque você participa conosco. O segundo motivo da minha empolgação está relacionada com o conteúdo da leitura de hoje. É que vamos ler o livro de Josué e essa é uma leitura boa, empolgante demais. Então, pelos próximos dias, estaremos numa parte bem gostosa do nosso plano. E a terceira parte é que o livro de Josué, para mim, é o maior símbolo bíblico de motivação.
Já ouvi muitas palestras motivacionais, li muitos livros de auto-ajuda, ouvi muitos sermões animadores que usam as inspirações de Josué para levantar o ânimo da gente, mas não esqueço de uma canção infantil aprendida quando eu era criança e que dizia assim:
“Poderíamos vos falar de Gideão,
Dos valentes homens de Davi,
Mas ninguém como Josué,
A quem Deus estendeu a mão.
Esse Josué venceu Jericó, e o muro veio ao chão.”
Ela pode até parecer simples, mas essa semente colocada no coração daquela criança que eu era, há décadas, ainda é uma das centelhas que motivam o homem que eu sou.
Josué: uma grande inspiração. Ele foi o sucessor de Moisés. Era um homem muito valente que tinha muitas qualidades. Um comentário bíblico destaca as principais qualidades dele, as quais transcrevo para você.
Josué era um homem crente. Vemos isso em Números 14:6-8. Era totalmente consagrado, Números 32:12. Estava sempre espiritualmente preocupado, como podemos ler em Josué 3:5 e 8:30. No capítulo 5:14, podemos ver, também, que ele era um homem piedoso e reverente. A coragem de Josué é vista no capítulo 10:25. E o verso 15 do capítulo 11 mostra que era obediente. Finalmente, no capítulo 24:5, temos as palavras que melhor expressam o quanto Josué era um homem decidido.
Vou terminar com as palavras de Deus que foram o segredo para o sucesso de Josué:
“Somente seja forte e muito corajoso! Tenha o cuidado de obedecer a toda a lei que o meu servo Moisés lhe ordenou; não se desvie dela, nem para a direita nem para a esquerda, para que você seja bem-sucedido por onde quer que andar. Não deixe de falar as palavras deste Livro da Lei e de meditar nelas de dia e de noite, para que você cumpra fielmente tudo o que nele está escrito. Só então os seus caminhos prosperarão e você será bem-sucedido. Não fui eu que lhe ordenei? Seja forte e corajoso! Não se apavore, nem desanime, pois o SENHOR, o seu Deus, estará com você por onde você andar.”

Twitter: @Valdeci_Junior
e
Fátima Silva

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Quer dizer o que pensa sobre o assunto?
Então, escreva aí. Fique à vontade.
Mas lembre-se: não aceitamos comentários anônimos.
Agora, se quiser fazer uma pergunta, escreva para nasaladopastor@hotmail.com