domingo, 25 de março de 2012

SAUL - 1Samuel 07-10


Na leitura de hoje, vamos encontrar o estabelecimento da monarquia em Israel. Em I Samuel 8, vemos os israelitas pedindo um rei para Samuel, que já estava bem velhinho. Na realidade, Deus não queria que eles tivessem um rei, pois o Senhor era o Rei do povo, guiando, protegendo e cuidando dele. No entanto, como o povo quis seguir seu próprio caminho e tornar-se semelhante às outras nações, Deus acabou atendendo ao pedido deles.
Saul foi o primeiro rei do reino unido de Israel. Seu nome tinha tudo a ver com o contexto porque a palavra Saul significa “pedido a Deus”. Esse primeiro rei mencionado na Bíblia era filho de Quis e reinou do ano 1050 até 1010 a.C.
A princípio, o “povão” de Israel ficou feliz com a escolha. Saul era um homem de boa aparência pessoal. Ele começou bem, derrotando os inimigos de Israel. Seus primeiros anos de reinado foram marcados por humildade (I Samuel 10:22) e domínio próprio (I Samuel 10:27).
Embora Saul tenha começado bem, infelizmente, mais tarde, desobedeceu a Deus e, por isso, foi rejeitado por Ele. Tentou, por inveja, matar Davi e, no final, cometeu suicídio.
Infelizmente, as últimas características desse homem que perdeu a coroa foram características de obstinação, desobediência, ciúmes, ódio, superstição e muitos traços de caráter indesejáveis, exemplos a não serem seguidos.
Está tudo registrado na Bíblia para aprendermos por contraste para não cairmos nos mesmos erros dele nem nos mesmos erros que o povo de Israel cometeu naqueles dias.
Agora, o que acho mais interessante nisso, é ver como uma pessoa totalmente convertida e salva por Jesus, ainda pode se perder. Em 1Samuel 10:9, vemos que Saul foi convertido e, no verso seguinte, ele foi batizado pelo Espírito Santo. Isso, no começo da vida de Saul.
Mas, no fim da vida dele, na véspera de sua morte, em 1Samuel 28:19, percebemos Satanás explicando como ficou o destino eterno de Saul pelas palavras ditas pelo próprio diabo, um dia antes dele morrer: “amanhã, você e seus filhos estarão comigo”. E realmente, no dia seguinte, Saul cometeu o seu último ato pecaminoso, o suicídio.
Com o exemplo contrário da vida de Saul, aprendemos que a entrega do nosso coração a Deus deve ser diária e constante. Todos precisam “desesperadamente” de Jesus, tendo um encontro pessoal com Ele, submetendo a vida ao Senhor. Enquanto estivermos neste mundo de pecado, estar salvo hoje não significa estar salvo para sempre.
Você está salvo em Jesus, pois Ele já pagou o preço dos seus pecados. Qual será sua resposta em relação a isso? Vai aceitar a salvação? Busque a Jesus todos os dias.

Twitter: @Valdeci_Junior
e
Fátima Silva
  

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Quer dizer o que pensa sobre o assunto?
Então, escreva aí. Fique à vontade.
Mas lembre-se: não aceitamos comentários anônimos.
Agora, se quiser fazer uma pergunta, escreva para nasaladopastor@hotmail.com