sexta-feira, 9 de março de 2012

LIÇÕES ECLESIÁSTICAS - Josué 05-08

Você já começou a ler o livro de Josué? Está gostando da leitura? Ah, ainda não? Então, corra e nos acompanhe nessa leitura da Bíblia. Para conseguir lê-la em um ano, devemos estudar um pedacinho a cada dia.
Para hoje, por exemplo, precisamos ler Josué 5-8. São apenas duas folhas da Bíblia, mas confesso que, quando terminei de ler esses capítulos, como eu estava me sentindo bem! Podemos tirar muitas lições proveitosas desses textos.
Esse trecho vem contando sobre a circuncisão dos filhos de Israel, a celebração da Páscoa e o encontro pessoal que Josué teve com a pessoa de Jesus, literalmente falando. No capítulo seis, fala da destruição de Jericó e como Raabe foi salva. No capítulo sete, mostra como os israelitas foram derrotados por causa do pecado de Acã, e o oito apresenta a vitória dos israelitas sobre uma cidade chamada Ai, mostrando, também, a renovação da aliança que eles tinham com Deus.
Josué é um livro onde há um verdadeiro enredo, com ótimas aplicações para nossa vida. Vou passar-lhe algumas delas. As outras, você mesmo vai sacar com sua leitura.
Aprendemos, no capítulo cinco, que para que um povo ou uma pessoa receba a bênção e o poder de Deus na missão de Deus, é preciso, primeiro, rever os princípios e consertar a vida.
Depois que nos dedicamos em um programa intenso e real de reconsagração, é infalível: vamos ver Jesus. É como nosso Salvador mesmo disse: quem vai a Ele, de modo nenhum lança fora. Após a entrega total e a comunhão, não há decepção.
No capítulo seis, vemos que as ações de Deus para cumprir os propósitos dEle aqui na Terra são planejadas e feitas em parceria com os esforços humanos. Porque Deus sempre quer seguir se relacionando conosco. Nesse capítulo, ainda, tem uma das maiores exemplificações bíblicas da salvação pela graça.
No próximo capítulo, percebemos que o pecado de uma pessoa pode impedir que vários recebam as bênçãos de Deus. O Senhor opera em seu povo de forma coletiva. Muitos podem sofrer desgraças por causa de um indivíduo. O plano de Deus para o povo é: um por todos, todos por um.
No capítulo oito, notamos que Josué era o líder com quem Deus contava. O povo do Senhor precisa de líderes, planejamento e inteligência. Podemos perceber, também, que o segredo para que a igreja sempre continue no caminho certo é fugir da ignorância através do estudo constante e de colocar o conhecimento em prática.
Muita coisa boa, não acha? Compensa fazer a leitura de hoje! Que seu dia seja muito abençoado e cheio de muitas vitórias ao lado de Jesus.

Twitter: @Valdeci_Junior
e
Fátima Silva

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Quer dizer o que pensa sobre o assunto?
Então, escreva aí. Fique à vontade.
Mas lembre-se: não aceitamos comentários anônimos.
Agora, se quiser fazer uma pergunta, escreva para nasaladopastor@hotmail.com