domingo, 4 de março de 2012

JUSTIÇA - Deuteronômio 24-25


Temos muitas coisas interessantes na leitura de hoje. Se você a fizer, vai aprender o que a Bíblia diz acerca do divórcio e sobre as leis de caráter humanitário. São instruções que Deus dava ao povo para que a justiça fosse praticada.
Você gosta de ser tratado com justiça? Então, o texto de hoje tem tudo a ver com você. Está relacionado, também, com quem tivesse uma contenda com o levirato e até com os vizinhos estrangeiros. Enfim, a preocupação de Deus era que a justiça fosse feita. Afinal, existem muitas pessoas neste nosso mundo que são desonestas, têm preconceitos, fazem julgamentos injustos, subornam, usam dois pesos e duas medidas, e por aí vai...  Mas ainda existe gente honesta, sabia?
Diz que uma vez, teve um homem muito rico que perdeu uma bolsa com quatrocentas moedas de ouro. Quatrocentas graúdas moedas de ouro, já pensou? Aquele homem ficou desesperado. Como ele era averento, fez o seguinte: anunciou em todos os jornais que ele havia perdido uma bolsa cheia de moedas de ouro (não disse quantas). E nesses jornais, ele disse que daria uma boa gratificação para quem encontrasse a bolsa e a devolvesse com todas as moedas.
Alguns dias depois, um homem muito pobre encontrou a bolsa. Mesmo não tendo direito o que comer, foi atrás do homem rico e devolveu a bolsa. O rico contou as moedas... Hum... As quatrocentas moedas estavam todas ali. Mas, como ele era muito avarento, procurou um jeito de não dar a gratificação prometida ao pobre. Então, ele olhou para aquele homem humilde e disse:
- Faltam cem moedas. Você me roubou. Não merece gratificação nenhuma.
Sabe o que o pobre homem fez? Foi até juiz da cidade. Mas como o juiz iria julgar um caso como esse? Veja o que o juiz fez: chamou o rico e perguntou:
- Quantas moedas havia na bolsa que você perdeu?
- Quinhentas – respondeu-lhe o rico.
- E quantas há na bolsa que este homem trouxe?
- Quatrocentas.
Aí o juiz levantou o martelo e disse:
- Então essa bolsa não é sua. Devolva a bolsa a este homem e desapareça da minha frente.
E bateu o martelo!
Pesos e medidas justos! É a tônica da nossa leitura bíblica de hoje! Deus quer que sejamos honestos e justos em todas as áreas da nossa vida. E como Ele se importa com você e comigo, se envolve com o nosso cotidiano para aplicar justiça na nossa vida também. Afinal, “Balanças e pesos honestos vêm do SENHOR; todos os pesos da bolsa são feitos por ele” (Provérbios 16:11). Se você aceitá-Lo, será tratado com a justiça dEle.

Twitter: @Valdeci_Junior
e
Fátima Silva

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Quer dizer o que pensa sobre o assunto?
Então, escreva aí. Fique à vontade.
Mas lembre-se: não aceitamos comentários anônimos.
Agora, se quiser fazer uma pergunta, escreva para nasaladopastor@hotmail.com