terça-feira, 4 de outubro de 2011

Tudo Jóia? - Gen. 2:12

Me sinto um nada, pois ninguém se lembra de mim. O que eu faço?

O ouro daquela terra é excelente; lá também existem o bdélio e a pedra de ônix.
Ônix é uma variedade de calcedônia. Sabe o que é calcedônia? É uma pedra preciosa de cor verde; um tipo de quartzo. Apocalipse capítulo 21 verso 19 diz que os fundamentos dos muros da Nova Jerusalém, no reino celestial, serão ornamentados com toda sorte de pedras preciosas. E uma das pedras da lista é a calcedônia. João descreve o que viu, dos muros da cidade, assim: “O primeiro fundamento era ornamentado com jaspe; o segundo com safira; o terceiro com calcedônia. Deve ser uma qualidade de jóia muito bonita. De suas variações, temos a que estava na terra de Havilá, no Jardim do Éden, que é a pedra preciosa chama ônix.
O ônix apresenta camadas paralelas de diferentes tons, com as cores das suas faixas variando do branco ao preto. Tanto a calcedônia, quanto o ônix, que é uma de suas variações, são pedras muito produzidas para manchar a ágata. E agora, o que é ágata? Ágata é uma outra pedra, considerada como uma jóia semi-precisosa. A pedra ágata possui veios de várias cores. A peça mais significativa da santa veste sacerdotal, no tempo do Israel Antigo, tinha em sua confecção, a pedra ágata. O peitoral do sacerdote era o memorial das decisões tomadas entre Deus e o povo. Era uma peça que continha doze pedras preciosas, como por exemplo, o rubi e o diamante. E uma destas jóias era a pedra ágata.
Calcedônia, ônix e ágata. Eu posso até tentar explicar pra você, o que estas pedras preciosas têm a ver uma com a outra. Mas, usando uma figuração de linguagem rudemente leiga, como aquela antiga cantiga de roda que dizia: “de abóbora faz melão, de melão faz melancia”. Lembra? Pois é, então eu diria que de calcedônia se faz ônix e de ônix se manipula ágata. Pedras preciosas que, para terem um destaque especial, trazem em si uma interdependência. Elas não são concorrentes entre si; elas se complementam. Nos relatos bíblicos a gente percebe que Deus não gosta de orientar ornamentação usando somente uma delas, mas uma grande lista: o rubi, o ônix, o berilo, o diamante, o ouro, a ágata...
Eu tenho uma amiga que se chama Ágata. Interessante, não é? Colocar em uma pessoa o nome de pedra preciosa. Mas se você conhecesse a Ágata, iria admitir que ela é realmente uma jóia. A garota Ágata realmente tem uma personalidade que merece o nome que leva. É uma moça muito querida, simpática, talentosa, dinâmica, cristã, enfim: um brinco, como muitos diriam! Uma menina de ouro. Você já ouviu esta expressão? Fulano é um menino de ouro! Olha, aquela garota é de ouro! O que quer dizer isto? Quer dizer que a pessoa é do reino mineral?
Não! Quer dizer que a pessoa é de um outro reino: o reino dos príncipes e das princesas, filhos do Rei Jesus. Deus olha para você como sendo uma jóia única e muito preciosa. Quando o meu coração está cheio de amor por minha esposa eu digo que ela é a jóia que tenho nessa vida. Então ela entende tudo! Ela é o meu tesouro! Você é assim: o tesouro de Deus.
Talvez você não se sinta especial, por imaginar que as outras pessoas também sejam preciosas pra Deus. Mas você não se lembra? Deus sempre usa uma lista de jóias preciosas, cada uma com seu nome, brilho e cores particulares.
Pra Deus, além de você ser uma jóia, você é especial e único. Dê a esta jóia, que é você, o seu merecido valor, que é o sangue de Jesus.

Twitter: @Valdeci_Junior


Pergunta Que Será Respondida Amanhã:
Sinto um vazio existencial muito grande. O que eu faço?

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Quer dizer o que pensa sobre o assunto?
Então, escreva aí. Fique à vontade.
Mas lembre-se: não aceitamos comentários anônimos.
Agora, se quiser fazer uma pergunta, escreva para nasaladopastor@hotmail.com