quinta-feira, 20 de outubro de 2011

Condicionamento e Acomodação Culturais do Evangelho

É possível que, dentro de uma determinada cultura, os crentes, ao receberem a mensagem de Deus dada pelo processo de revelação-inspiração, moldem tal mensagem em condicionamento e acomodação?

Boa e profunda pergunta. Traduzindo-a: “O evangelho que recebemos de Deus é o evangelho que Deus nos outorga? Ou nós o reinterpretamos? Se sim, a reinterpretação está correta ou errada?”

Mas mantendo a sua pergunta em seu modo original, de primeira mão, minha resposta é “sim, embora isso nem sempre seja correto”. Um exemplo desta prática, com deslizes, é o pentecostalismo. Para começarmos a separar o correto do errado, precisamos, em primeiro lugar, comparar e contrastar os conceitos de “acomodação” e “condicionamento” culturais no processo de revelação-inspiração.

De acordo com o teólogo Alberto R. Timm,

“acomodação” é o ato de Deus revelar suas verdades eternas dentro do contexto cultural humano valendo-se dos meios de comunicação nela disponíveis ( a linguagem, as ilustrações e as imagens de determinado contexto). Por exemplo, no Salmo 23, com a imagem do pastor de ovelhas, vemos Deus ajustando sua mensagem dentro de um contexto. Acontece no sentido vertical.

Ainda para este professor,

“condicionamento” cultural é quanto a mensagem acaba sendo limitada pela cultura. São as limitações que aquele contexto cultural impõe sobre a mensagem revelada. Acontece no sentido horizontal. “Eu tenho muito a lhes dizer, mas vocês não podem suportar agora”. Geralmente o liberalismo se vale do conceito de “condicionamento”.


Cá entre nós (não teólogos, rsrsrs), o contraste entre a acomodação e o condicionamento culturais é que a acomodação é provocada pelo agente ativo divino condescendendo consigo mesmo para que o ser humano compreenda, dentro de seu contexto cultural, a revelação-inspiração, sem perda dos princípios eternos. Já o condicionamento é a adaptação da revelação-inspiração que a o ser humano faz dentro de sua cultura, comprometendo por vezes a inspiração para sua maior assimilação. A comparação entre os dois é o processo de aculturação da revelação-inspiração, ou seja, a assimilação da revelação na cultura.

Para entender mais sobre este assunto, você pode ler Journal of the Adventist Theological Society, 9/1-2 (1998): 221-229. Article copyright © 2000 by Peter M. van Bemmelen - A Acomodação Divina na Revelação e a Escritura - Seventh-day Adventist Theological Seminary Andrews University. - http://www.adventista.edu.br/salt/arquivos_antigos/Microsoft%20Word%20-%202Divine%20Accommodation%20in%20Revelation%20and%20Scripture.pdf

Twitter: @Valdeci_Junior


Pergunta Que Será Respondida Amanhã:
Por ter vindo de uma igreja evangélica tenho dificuldade em adorar, diante do novo sistema litúrgico de louvor que encontrei na IASD. O que faço?

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Quer dizer o que pensa sobre o assunto?
Então, escreva aí. Fique à vontade.
Mas lembre-se: não aceitamos comentários anônimos.
Agora, se quiser fazer uma pergunta, escreva para nasaladopastor@hotmail.com