segunda-feira, 10 de outubro de 2011

Uma Questão de Esclarecimento - Gen. 2:17

Se Deus não quis que Adão e Eva comessem o fruto da árvore do bem e do mal, porque então Ele a colocou no jardim?

“...mas não coma da árvore do conhecimento do bem e do mal, porque no dia em que dela comer, certamente você morrerá”.

Olá amigo! Leia Gênesis 2:16 e 17. Deus advertiu a Adão com as seguintes palavras: “Não coma da árvore do conhecimento do bem e do mal, porque no dia em que dela comer, certamente você morrerá”. Pode ser que surjam duas perguntas, quando se medita em Gênesis 2:17. Este verso deixa alguns com a pulga atrás da orelha. Portanto eu quero aqui trazer pra você, dois esclarecimentos, que penso que lhe serão úteis.
A primeira pergunta: “Se Deus disse que no dia em que Adão comesse do fruto, ele morreria, por que é que ele não morreu?” Quem vai responder a esta pergunta pra você é o comentário bíblico SDABC:

A proibição estava acompanhada de um severo castigo pela transgressão: [que era] a morte. Alguns têm pensado que as palavras que expressaram o castigo requeriam sua execução no mesmo dia em que se violara a ordem. Vêem uma discrepância séria entre o anúncio e o cumprimento. Sem dúvida, o anúncio divino “no dia em que dela comeres, certamente morrerás” – literalmente, “morrendo, tu morrerás” – significa que se pronunciaria a sentença no dia da transgressão. O homem passaria do estado de imortalidade condicional ao de mortalidade condicional. Assim como antes de sua queda Adão podia estar seguro da imortalidade – que lhe era outorgada pela árvore da vida -, assim também, depois dessa catástrofe, era segura sua mortalidade. Isto é o que implica a declaração comentada, mais que uma imediata morte física. Deus requeria que o homem fizesse uma escolha de princípios. Devia aceitar a vontade de Deus e submeter-se a ela...

Naquele dia, o homem morreu espiritualmente, começou a se degenerar fisicamente e tomou sobre si a sentença de morte física final. Mas tudo estava acabado? Aí é que está. Espere aí um pouquinho, pense na segunda pergunta que surge da leitura de Gênesis 2:17.
“Se Deus não quis que Adão e Eva comessem o fruto da árvore do bem e do mal, porque então Ele a colocou no jardim?” Para responder a esta pergunta, eu gosto muito da resposta formulada por Leandro Quadros, instrutor bíblico da Novo Tempo. Ele nos lembra que

não era propósito de Deus que o homem pecasse. O Eterno fez o mundo e o universo para que vivessem em plena harmonia com suas leis, e para que todas as criaturas fossem felizes ao adorarem a Deus. Se Deus não tivesse dado ao ser humano, a possibilidade de escolher entre o bem e o mal, estaria fazendo do homem um escravo do bem. [Deus] não colocou [a árvore no jardim] sem antes avisar [ao casal] de [eles] que iriam morrer, caso desobedecessem. Se [eles] não pudessem resistir [a tentação] de comer o fruto de uma árvore proibida, como poderiam realizar maiores coisas para Deus? Todos os seres criados por Deus e que habitam em outros mundos tiveram também a liberdade de escolher em pecar ou não (pois Deus criou a todos com a liberdade de escolha); se eles aceitaram o bem, Adão e Eva também poderiam [ter aceitado], caso não tivessem se afastado de Deus.

Mesmo após terem sido expulsos do jardim do Éden, certamente Adão e Eva ficaram muito gratos a Deus por Ele ter dito pra eles, que Ele tinha um meio de salvá-los: a morte Jesus, na cruz, por toda a raça humana. Isto foi profetizado por Deus logo em seguida à transgressão do casal, em Gênesis 3:15. Assim como eles ficaram felizes e agradecidos a Deus por isto, nós devemos fazer o mesmo, não acha?

Um abraço,


Twitter: @Valdeci_Junior

Pergunta Que Será Respondida Amanhã:
Depois de casados há vários anos, minha esposa e eu recebemos um convite para participar de um tal de “encontro de casais”. Queremos fazer esta pergunta a vocês dois (pr. Valdeci e esposa): “vocês já participariam de um encontro de casais promovido por uma igreja evangélica cristã?”. Que importância isso tem? Como manter acessa a chama do amor?

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Quer dizer o que pensa sobre o assunto?
Então, escreva aí. Fique à vontade.
Mas lembre-se: não aceitamos comentários anônimos.
Agora, se quiser fazer uma pergunta, escreva para nasaladopastor@hotmail.com