terça-feira, 25 de outubro de 2011

Magia, Prosperidade e Messianismo



Continuando o assunto de ontem... (cf. "Pentecostais ou Carismáticos?" clique aqui)

 Nas postagens dos últimos dias, tenho falado um pouco sobre o que tem estruturado, historicamente, o pensamento dos pentecostais. Entretanto, ninguém melhor para falar sobre isso do que alguém que seja, ao mesmo tempo, historiador e teólogo. É por isso que hoje, eu quero, aqui, recomendar o livro Magia, Prosperidade e Messianismo, de Wander de Lara Proença.

Conheci este livro por recomendação do meu orientador de mestrado. E posso dizer que este foi um dos melhores livros que li neste ano. Aliás, está deixando de ser um livro, pra virar um manual, de cabeceira. Tenho consultado-o muitas vezes.
A obra Magia, Prosperidade e Messianismo é, na realidade, a tese de mestrado de Proença. Mas ele conseguiu editá-la em forma de um livro que pode ser entendido por alguém que não é acadêmico, sem, ao mesmo tempo, perder a erudição. Muito bom!
A sinopse que as livrarias têm usado questiona:
Como compreender ou explicar que em pouco mais de duas décadas as denominações com a proposta religiosa do neopentecostalismo conquistaram, só no Brasil, milhões de seguidores? Em busca de explicações para este e outros questionamentos, o presente livro se propõe a investigar os elementos que dão solidez e sustentação às práticas que ali ocorrem.

O que achei de mais fantástico neste livro e que nele o autor consegue, como ninguém, ser imparcial. Para quem não tem informações pessoais do autor, vai como leitor, até o fim do livro, sem saber se o autor é pentecostal, neopentecostal, ou não. Você vai até o fim do livro sem saber de que lado o autor vai ficar, no julgamento das práticas, representações e leituras no neopentecostalismo brasileiro. Ou seja, o autor respeita a sua inteligência e deixa que você pense por si mesmo, para responder à grande pergunta: “Fiéis ou Clientes?”.
Esta você vai responder quando terminar de ler o livro!
Boa leitura!

Twitter: @Valdeci_Junior
Pergunta Que Será Respondida Amanhã:
Gostaria de saber um pouco mais sobre as origens arqueológicas e sociais para as cidades no mundo bíblico.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Quer dizer o que pensa sobre o assunto?
Então, escreva aí. Fique à vontade.
Mas lembre-se: não aceitamos comentários anônimos.
Agora, se quiser fazer uma pergunta, escreva para nasaladopastor@hotmail.com