segunda-feira, 3 de outubro de 2011

O Ouro é Mal ou é Bom? - Gen. 2:11

Se o dinheiro é maligno, porque, como cristãos, ainda dependemos dele?

O nome do primeiro é Pisom. Ele percorre toda a terra de Havilá, onde existe ouro.

- “Você sabe pra onde fica Havilá?”
- “Não. Por quê? O que tem lá?”
- “Ouro. Lá é a terra do ouro.”
- “O quê? Eu também quero ir pra lá!”
Este não é um comportamento humano aparentemente normal? Se você sabe onde está a mina, você vai querer ir pra lá, não vai? O coração da gente tenta nos dirigir pra onde se souber que está o tesouro. E quase todos os seres humanos correm atrás do “ouro”, do tesouro, dos bens materiais.
Num dia desses, tive a infelicidade de assistir o péssimo desenho infantil intitulado “El Dorado”. Mas péssimo mesmo! O enredo é uma corrida tola atrás de uma terra de ouro, onde ocorrem mentiras, ódio, traição, vingança, adultério, violência... enfim, uma escola do mal. Mas o que me horrorizou mesmo no tal “El Dorado”, foi perceber que seu enredo nada mais é do que uma descarada sátira zombadora do ministério e da pessoa de Cristo. Resumindo, uma obra satânica, para crianças. E o tema desse disfarce maligno é: a investida da vida atrás do ouro. E então, o ouro é mal? A resposta é: “sim” e “não”.
A Bíblia não tem uma regra geral de significação para os metais. Nos tempos antigos o ouro era mais abundante entre as pessoas. Ofir, Parvaim, Seba e Ramá eram lugares que produziam ouro. O uso do ouro era comum entre os hebreus, para usos ornamentais. Várias partes do templo e dos seus utensílios eram cobertas de ouro. A Bíblia fala mais do uso do que do significado do ouro. O nosso verso de hoje, Gênesis 2:9, nos mostra que Deus preparou, no mundo antes do pecado, um lugar cheio de ouro. Desde o Jardim do Éden, o ouro sempre foi o metal mais valioso. Por isso, ele, tem alguns significados bíblicos valiosos, como a pureza de Deus, ou a nossa fé.
O ouro, embora bom, pode se tornar mal. A Bíblia diz que o amor ao dinheiro é a raiz de todos os males. Este pode ser o nosso problema, e é por isso que Mateus 6:21 diz que onde está o tesouro, aí está o coração. As coisas a que damos mais valor na vida, geralmente são aquelas para as quais dedicamos mais tempo e dinheiro. Por isso, o nosso coração está nelas. Mas não é só o ouro não; cada pessoa possui seus próprios tesouros, que podem mudar com o tempo. Por exemplo, o sal já foi muito valioso. Os soldados romanos recebiam seus honorários em sal, daí a origem da palavra salário. Hoje está muito na moda valorizarmos as pessoas que têm o patrimônio elevado. E muitas vezes a nossa busca por conquistar bens materiais, fica exagerada. A aparência também é outra coisa que às vezes ocupa grande parte do nosso tempo e da nossa atenção. Queremos estar sempre atraentes. “O que vão pensar de mim?”.
Não é errado ser bonito, ou trabalhar para ter um bom carro ou uma casa própria. Mas quando estas coisas passam a ser mais importantes do que amar a Deus e ao próximo, elas prejudicam a conquista do nosso maior tesouro, que é a vida eterna com Jesus, no Céu, lugar onde vamos ter que andar em ruas de ouro, sem se preocupar.
Deus quer ocupar o primeiro lugar nos nossos pensamentos, esforços e prioridades, como o nosso amigo, a nossa felicidade e o motivo pelo qual vivemos. Busque para a sua vida o tesouro preparado por Deus para todo aquele que deseja estar ao lado de Jesus.

Twitter: @Valdeci_Junior


Pergunta Que Será Respondida Amanhã:
Me sinto um nada, pois ninguém se lembra de mim. O que eu faço?

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Quer dizer o que pensa sobre o assunto?
Então, escreva aí. Fique à vontade.
Mas lembre-se: não aceitamos comentários anônimos.
Agora, se quiser fazer uma pergunta, escreva para nasaladopastor@hotmail.com