terça-feira, 18 de outubro de 2011

O Primitivismo Fundamentalista na Hermenêutica Adventista

Que impacto o primitivismo fundamentalista exerceu sobre a hermenêutica adventista?

De acordo com o teólogo Alberto R. Timm,


"em função do uso de algumas hermenêuticas alternativas (a saber, do modernismo e do pós-modernismo) surgiu uma reação primitivista dentro do adventismo propondo o retorno aos ensinamentos iniciais da fé adventista como imutáveis. O positivo foi o re-compromisso com doutrinas bíblico distintivas biblicamente embasadas, e o negativo foi restaurar equívocos doutrinários sem fundamento bíblico, por exemplo, o antitrinitarianismo. Destaque: a postura antitrinitariana pós-moderna não é a mesma dos pioneiros."

O primitivismo ou restauracionismo foi uma orientação teológica que permeou o pensamento cristão do século XIX. O grupo mais conhecido a influenciar esse pensamento foram os anabatistas. O pensamento era que os reformadores do século XVI, apesar do conceito de sola scriptura, não eram coerentes com essa crença, deixando aspectos das Escrituras de lado, como o batismo infantil e o patrocínio estatal das igrejas. Pensavam eles ser o seu papel restaurar todos os ensinos do NT.

Os restauracionistas tinham uma visão radical a respeito da sola scriptura, exigindo evidencias bíblicas para cada proposição apresentada. Para eles, o único credo era a Bíblia. Quando o pensamento adventista começou a ser formado, as ideias primitivistas estavam em alta. O maior impacto do restauracionismo para a hermenêutica adventista foi no sentido de incentivar o retorno à Bíblia.

Tiago White, José Bates e Josué Himes (três influentes líderes do inicio da formação do pensamento adventista) eram da Igreja Conexão Cristã. Nela, o restauracionismo era muito forte. A influência desse pensamento foi determinante, em especial, para a restauração da doutrina do sábado. [i]

[i] George R. Knight. Em Busca de Identidade. (Tatuí, SP: Casa Publicadora Brasileira, 2006), 29-31.

Twitter: @Valdeci_Junior


Pergunta Que Será Respondida Amanhã:
Qual é o melhor modelo de inspiração, o mecânico ou o de inspiração do pensamento?

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Quer dizer o que pensa sobre o assunto?
Então, escreva aí. Fique à vontade.
Mas lembre-se: não aceitamos comentários anônimos.
Agora, se quiser fazer uma pergunta, escreva para nasaladopastor@hotmail.com