sexta-feira, 28 de outubro de 2011

Amor, Da Teoria à Prática

Como posso partir da teoria do amor para a aplicação prática do mesmo em minha vida?

Continuando o assunto de ontem...






A supremacia do amor

É muito normal que as emoções românticas sejam abafadas pela correria do dia-a-dia. Precisamos saber lidar com os problemas sem desvalorizarmos a nós mesmos, ou ao nosso companheiro. Para isso, devemos pedir a Deus que nos ensine a amar. Compare o texto abaixo, com sua forma de amar:

“Se eu tivesse o dom de falar em outras línguas sem tê-las aprendido, e se eu pudesse falar em qualquer idioma que há em toda a terra e no céu e no entanto não amasse os outros, eu estaria só fazendo barulho.  Se eu tivesse o dom de profetizar, e conhecesse tudo sobre o que vai acontecer no futuro, soubesse tudo sobre todas as coisas, e contudo não amasse os outros, que bem faria isso?  Mesmo que eu tivesse o dom da fé, a ponto de poder falar a uma montanha e fazê-la sair do lugar, ainda assim eu não valeria absolutamente nada sem amor. Se eu desse aos pobres tudo quanto tenho e fosse queimado vivo por pregar o Evangelho, e contudo não amasse os outros, isso não teria valor algum.
O amor é muito paciente e bondoso, nunca é invejoso ou ciumento, nunca é presunçoso nem orgulhoso, nunca é arrogante, nem egoísta, nem tampouco rude. O amor não exige que se faça o que ele quer. Não é irritadiço, nem melindroso.  Não guarda rancor e dificilmente notará o mal que outros lhe fazem. Nunca está satisfeito com a injustiça, mas se alegra quando a verdade triunfa.  Se você amar alguém, será leal para com ele, custe o que custar.  Sempre acreditará nele, sempre esperará o melhor dele, e sempre se manterá em sua defesa ” (1Coríntios 13:1-8 - BV).

 Analise sua capacidade de amar.


Para
Coloque
Sempre
4
Às Vezes
3
Raramente
1
Nunca
0

1.         Demonstro paciência e bondade quando surgem situações desfavoráveis a mim.(  )
2.         Respeito a maneira de pensar dele(a) mesmo, quando penso de forma contrária.(  )
3.         Elogio o seu modo de ser. (  )
4.         Ao demonstrar atitudes gentis, faço isto para agradá-lo(a).(  )
5.         Valorizo as realizações dele(a) sem sentir-me diminuído(a). (  )
6.         Desejo saber as vontades do meu cônjuge e equilibrá-las com as minhas, fazendo com que ambos sintam-se realizados. (  ) 
7.         Procuro preencher as necessidades dele(a), ao invés de exigir que as minhas sejam satisfeitas primeiro. (  )
8.         Desejo que as demonstrações de afeto do meu cônjuge sejam espontâneas. (  )
9.         Esqueço e perdôo com facilidade quando não sou bem tratado(a). (  )
1O.      Perdoo facilmente. (  )
11.       Responsabilizo-me pelos meus próprios erros sem culpar o meu cônjuge. (  )
12.       Faço promessas que eu possa cumprir. (  )
13.       Procuro ser fiel e honesto(a) com o meu cônjuge dizendo a verdade. (  )

Some todas as respostas e veja o resultado.
·                      Menos de 15 pontos = Sinal vermelho! Pare imediatamente e reflita sobre suas atitudes.  Elas podem estar levando sua relação a definhar-se cada vez mais.
·                      Entre 15 e 39 pontos = Sinal amarelo!  Atenção! Há muito a melhorar. Você ainda tem deixado, por algumas atitudes, de expressar o amor verdadeiro.
·                      De 39 pontos para cima.  Sinal verde! Continue crescendo rumo à expressão do verdadeiro amor.  Você já pode sentir o quanto suas atitudes positivas em relação ele(a) têm a ver com um bom relacionamento.

Conclusão

Desenvolver o amor verdadeiro pode fortalecer a união a dois, tornando-a aprazível e satisfatória. Isso é trabalho de uma vida. Mas o amor desenvolvido é essencial para a própria plenitude da vida e da felicidade familiar. Esse desenvolvimento depende da nossa atitude e não dos nossos sentimentos. Para agir assim, precisamos nos aproximar cada vez mais de Deus, porque Ele é a única fonte do amor.
Que Ele abençoe você nessa busca constante.

Leia mais sobre o que estudamos em:

Aprendendo a Amar. Josh McDowell, Editora Candeia
Auto-Estima.  Nathaniel Branden, Editora Saraiva
Cartas a Jovens Namorados. Ellen G. White, Editora Casa Publicadora Brasileira

Momento de Refletir
1. Como você tem demonstrado amor em seus relacionamentos?
2. O que você pode fazer para aumentar, no dia-a-dia, o amor entre você e a pessoa que você ama, como um princípio adotado pela razão? Que efeitos você acha que isso trará para o relacionamento?
3. O que podemos aprender com o exemplo de Jesus ao  demonstrar amor pelas pessoas?

Twitter: @Valdeci_Junior

Fonte: Revista Família Feliz, Capítulo 1.

Pergunta Que Será Respondida Amanhã:
Pastor, na Bíblia tem algum versículo bíblico que poderia ajudar-me em meu casamento?

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Quer dizer o que pensa sobre o assunto?
Então, escreva aí. Fique à vontade.
Mas lembre-se: não aceitamos comentários anônimos.
Agora, se quiser fazer uma pergunta, escreva para nasaladopastor@hotmail.com